Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Objetivos educativos
-Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
-Compreender os fundamentos pedagógicos, didácticos e metodológicos de investigação educacional; -Adequar as práticas pedagógicas e didácticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
-Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos à produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objectivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
-Reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.
Caracterização geral
Código DGES
M839
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.
Coordenador
Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e Matos
Data de abertura
2023-09-25
Número máximo de admissões
20
Propinas
1200 Euros/ano ou 3000 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Português e Inglês.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva). Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o/a aluno/a realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada , 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS a Metodologias de investigação prática em educação).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Competências:
a)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução genérica;
b) Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, estudantes e meios escolares;
c)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos no desenvolvimento de atividades de ensino -aprendizagem colaborativas adequadas aos documentos curriculares mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares;
d)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e aplicá -los na prática letiva;
e)Construir instrumentos didático pedagógicos que permitam um desenvolvimento de competências e a aplicação adequada dos saberes;
f)Habilitar à fundamentação de juízos e opções didático -pedagógicas que tenham em consideração aspetos sociais, científicos e éticos relevantes para a docência da disciplina de inglês no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de, pelo menos, 120 créditos em Inglês. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatórias | ||
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Código | Nome | ECTS |
02108494 | Culture and Society in the English-Speaking World | 10.0 |
02108461 | Didactização de Materiais em LE | 5.0 |
722160022 | Didática do Inglês I | 10.0 |
722160023 | Didática do Inglês II | 5.0 |
02108483 | English C2 | 10.0 |
02108270 | Inclusion and Diversity in the Classroom | 5.0 |
02108472 | Língua, interculturalidade e educação para a cidadania | 10.0 |
02113739 | Metodologias de investigação prática em educação | 3.0 |
02108513 | Prática de Ensino Supervisionada (I3CEBES) | 40.0 |
02108264 | Psicologia Educacional | 5.0 |
02108502 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (I3CEBES)) | 2.0 |
Opções condicionadas 1 | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
02108346 | Argumentação e Educação | 5.0 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 5.0 |
02108335 | Motivação e Disciplina na Escola | 5.0 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares | 5.0 |
02103021 | Tecnologias Educativas | 5.0 | Número de ECTS obrigatório: 15 |