Desenvolvimento da Linguagem nas Crianças

Objetivos

No final da UC, o aluno será capaz de:
(i) dominar conceitos e teorias centrais em aquisição de língua materna (L1) e de língua não materna (L2);
(ii) identificar diferenças e paralelismos entre aquisição de L1 por crianças e aquisição de L2 por crianças e adultos;
(iii) compreender os processos subjacentes à aquisição de L2, em geral, e à aquisição de L2 por crianças, em particular;
(iv) descrever aspetos essenciais do desenvolvimento do conhecimento lexical e gramatical em inglês L2;
(v) analisar produções de aprendentes de inglês e identificar possíveis explicações para os seus padrões de comportamento linguístico;
(vi) compreender o papel do ambiente linguístico (i.e., input, output, interação e ensino explícito) na aquisição de L2;
(vii) discutir e identificar as potenciais implicações da investigação em aquisição de L2 para o ensino do inglês.

 

 

Caracterização geral

Código

722131103

Créditos

10.0

Professor responsável

Joana Alexandra Vaz Teixeira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Ellis, R. (2015). Understanding second language acquisition (2nd ed). Oxford / New York: Oxford University Press.


Ellis, R., & Shintani, N. (2014). Exploring language pedagogy through second language acquisition research. Oxon: Routledge.


Haznedar, B., e Gavruseva, E. (Eds.) (2008). Current trends in child second language acquisition: A generative perspective. Amsterdam: John Benjamins.


Loewen, S., & Sato, M. (Eds.) (2017). The Routledge handbook of instructed second language acquisition. London / New York: Routledge.


Miller, D., Bayram, F., Rothman, J., & Serratrice, L. (Eds.) (2018). Bilingual cognition and language: The state of the science across its subfields. Amsterdam: John Benjamins.


Philp, J., Oliver, R., & Mackey, A. (Eds.) (2008). Second language acquisition and the younger learner: Child’s play? Amsterdam: John Benjamins.


Slabakova, R. (2016). Second language acquisition. Oxford / New York: Oxford University Press.

Método de ensino

As aulas envolvem uma componente expositiva e uma componente prática. O trabalho prático inclui análise de dados linguísticos e discussão sobre os temas e textos em estudo e a sua relevância para o ensino do inglês (a crianças).

 

 

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados com base nos seguintes elementos:


(i) pequenos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre (40%);


(ii) um trabalho escrito final (60%).

Conteúdo

1. Conceitos introdutórios: linguagem, língua, gramática e competência linguística
2. Aquisição (monolingue e bilingue) de L1: uma introdução
3. Aquisição de L1 por crianças e aquisição de L2 por crianças e adultos: Principais diferenças e semelhanças
4. Teorias de aquisição de L2
5. A influência do conhecimento linguístico prévio e outros mecanismos internos ao aprendente
6. Aspetos do desenvolvimento do conhecimento lexical em inglês L2
7. Aspetos do desenvolvimento do conhecimento gramatical em inglês L2: fonologia, morfologia, sintaxe e interface sintaxe-discurso
8. Fatores individuais na aquisição de L2
9. Os papéis do input, do output e da interação na aquisição de L2
10. Ensino explícito da língua e aquisição de L2


 


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: