Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira

Objetivos

a) Discutir questões teóricas sobre ensino de línguas na actualidade
b) Discutir questões metodológicas sobre ensino de línguas na actualidade
c) Organizar informação relevante neste domínio de estudos
d) Analisar instrumentos de trabalho em PLE/PL2
e) Produzir trabalho teórico sobre PLE/PL2

Caracterização geral

Código

722091070

Créditos

10.0

Professor responsável

Susete da Conceição Costa Albino

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

1. Michel Achard, Susanne Niemeier. (2004), Cognitive linguistics, second language acquisition, and foreign language teaching. Walter de Gruyter.Berlim.
2. Vivian Cook. (2008),Second Language Learning & Language Teaching: the Website, 4th edition, Hodder Education.
3. Bialystok, E. (1990),Communication Strategies, Blackwell, Oxford.
4. De Bot, K., Lowie, W. & Verspoor, M. (2005),Second Language Acquisition: an Advanced Resource Book,Routledge.
5. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR); Quadro de Referência do Ensino do Português como Língua Estrangeira (QuaREPE).

Método de ensino

A disciplina está organizada em regime de Seminário, com sessões moderadas pela docente, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Assiduidade(10%), Intervenções em aula(45%), Trabalho Escrito(45%)

Conteúdo

1. Definições de PLS, PLE e ALS. Enquadramento teórico deste domínio de estudo.
2. Tendências contemporâneas no ensino de línguas.
3. Cognição. Aquisição. Ensino.
4. Políticas de língua e ensino do Português: análise comparada.
5. Documentos e ferramentas pedagógicas: exemplos de boas práticas e de limites de aplicação de materiais.
6. Apresentação de exercícios em manuais e gramáticas pedagógicas.
7. Os Novos Media no ensino de línguas: exercícios e metodologia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: