Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira
Objetivos
a) Discutir questões teóricas sobre ensino de línguas na actualidade
b) Discutir questões metodológicas sobre ensino de línguas na actualidade
c) Organizar informação relevante neste domínio de estudos
d) Analisar instrumentos de trabalho em PLE/PL2
e) Produzir trabalho teórico sobre PLE/PL2
Caracterização geral
Código
722091070
Créditos
10.0
Professor responsável
Susete da Conceição Costa Albino
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
1. Michel Achard, Susanne Niemeier. (2004), Cognitive linguistics, second language acquisition, and foreign language teaching. Walter de Gruyter.Berlim.
2. Vivian Cook. (2008),Second Language Learning & Language Teaching: the Website, 4th edition, Hodder Education.
3. Bialystok, E. (1990),Communication Strategies, Blackwell, Oxford.
4. De Bot, K., Lowie, W. & Verspoor, M. (2005),Second Language Acquisition: an Advanced Resource Book,Routledge.
5. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR); Quadro de Referência do Ensino do Português como Língua Estrangeira (QuaREPE).
Método de ensino
A disciplina está organizada em regime de Seminário, com sessões moderadas pela docente, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Assiduidade(10%), Intervenções em aula(45%), Trabalho Escrito(45%)
Conteúdo
1. Definições de PLS, PLE e ALS. Enquadramento teórico deste domínio de estudo.
2. Tendências contemporâneas no ensino de línguas.
3. Cognição. Aquisição. Ensino.
4. Políticas de língua e ensino do Português: análise comparada.
5. Documentos e ferramentas pedagógicas: exemplos de boas práticas e de limites de aplicação de materiais.
6. Apresentação de exercícios em manuais e gramáticas pedagógicas.
7. Os Novos Media no ensino de línguas: exercícios e metodologia.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: