Literaturas e Culturas dos Países de Língua Portuguesa
Objetivos
a) Desenvolver conhecimento integrado sobre países de língua portuguesa nas suas dimensões política, social, cultural e literária;
b) Problematizar tópicos sobre países de língua portuguesa através do conhecimento da História e da diversidade linguística, literária e sociocultural que apresentam;
c) Associar problemáticas estudadas a questões pertinentes no contexto do pensamento contemporâneo;
d) Desenvolver competências de investigação autónoma;
e) Reflectir sobre formas de adequação dos temas do seminário à prática pedagógica.
Caracterização geral
Código
722091087
Créditos
10.0
Professor responsável
Susete da Conceição Costa Albino
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
1. Carvalho, Ruy Duarte,Vou lá visitar pastores, Lisboa: Cotovia, 1999.
2. Chabal, Patrick. A History of Postcolonial Lusophone Africa. London. C. Hurst & Co., 2002.
3. Medeiros, Paulo de, (Org.). Postcolonial Theory and Lusophone Literatures, Portuguese Studies Center – Univ. Utrecht. Utrecht, 2007.
4. Said, Edward W., Orientalismo, Lisboa: Cotovia, Ensaio, 2004.
5. Sanches, M,R. (org.), Deslocalizar a Europa, Lisboa: Cotovia, Ensaio, 2005.
6. BUALA (www.buala.org)
Método de ensino
A disciplina está organizada em regime de seminário, com sessões moderadas pela docente, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes e contando com a presença de conferencistas convidados.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Assiduidade(10%), Intervenções em aula(45%), Trabalho Escrito(45%)
Conteúdo
I - Questões Metodológicas
II- Conceitos
2.1. Cultura(s)
2.2. Cultura e Literatura
III - Caracterização geral dos países de Língua Portuguesa
3.1 Enquadramento histórico e social
3.2 A língua portuguesa como instrumento de pensamento e comunicação
3.3 Interações culturais, fenómenos de resistência e pressupostos políticos
IV - Didática da Cultura e da Literatura: perspetivas contemporâneas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: