Textualidade e Educação
Objetivos
a)Discutir os problemas típicos de uma teoria da textualidade;
b)Caracterizar o fenómeno educativo como agir comunicacional;
c)Relacionar textualidade e educação;
d)Reflectir sobre comunidades de leitura, níveis de textualidade e contextos educacionais;
e)Problematizar a teoria do cânone;
f)Desenvolver investigação autónoma no âmbito da disciplina.
Caracterização geral
Código
722091105
Créditos
10.0
Professor responsável
Luís Manuel Aires Ventura Bernardo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
ADAM, J.-M., Les textes: types et prototypes, Paris, Armand Colin, 2011.
AMILBURU, M., La Educación, Actividad Interpretativa, Madrid, Dykinson, 2002.
BAUDELLE, Y., VELCIC-CANIVEZ, M. (dir.), Noms d'auteurs, Études françaises, vol. 56, n. 3, 2020.
BENNETT, A./ROYLE, N., An Introduction to Litterature, Criticism and Theory, Oxon, Routledge, 2016.
BLOOM, H., O Cânone Ocidental, Lisboa, Temas e Debates, 2011.
BRONCKART, J.-P., Activité langagière, textes et discours, Lausanne/Paris, Delachaux et Niestlé, 1996.
DIONÍSIO, M., A Construção Escolar de Comunidades de Leitores, Coimbra, Almedina, 2000.
FAIRFIELD, P. (ed.), Education, Dialogue and Hermeneutics, Londres, Continuum, 2012.
JACQUES, F., L'arbre du texte et ses possibles, Paris, Vrin, 2008.
MALPAS, S., WAKE, P., The Routledge Companion to Critical and Cultural Theory, Oxon, Routledge, 2013.
TORNERO, J., Comunicação e Educação na Sociedade da Informação, Porto, Porto Editora, 2007.
Método de ensino
A disciplina está organizada em regime de seminário, com sessões moderadas pelo docente, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um trabalho escrito, correspondendo a uma recensão crítica de uma obra incluída na bibliografia específica (5 a 10 páginas), mas também a respectiva apresentação oral (cerca de 20 minutos, em grupo, com recurso a um powerpoint), bem como a ponderação qualitativa das intervenções em aula (60%; 30%; 10%).
Conteúdo
Da linguagem ao texto;
Texto e textualidade: autoria, referencialidade e leitura;
A textualidade como modelo para a compreensão da ação, em geral, e da educação, em particular;
Tipos e níveis de textualidade: a questão das textualidades com função educativa;
Comunidades de leitura e contextos educacionais;
Cânones móveis e cânones educativos;
Modelos de análise crítica no âmbito das Ciências Sociais e Humanas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: