Educação e Multiculturalismo

Objetivos

a – Reflectir sobre as problemáticas relativas a Educação.
b – Articular questões educativas com contextos escolares multi-étnicos.
c – Compreender a importância da Educação na construção das identidades pessoal e social dos indivíduos.
d – Contribuir para uma cidadania intercultural.

Caracterização geral

Código

722141037

Créditos

10.0

Professor responsável

Raquel Cardeira Varela

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Alfredo Bosi, Dialética da Colonização, São Paulo, Companhia das Letras, 1992.


Asad Haider, Armadilha da identidade: raça e classe nos dias de hoje. Tradução: Vinicius Liberato. São Paulo: Editora Veneta, 2018


Dermerval Saviani, A Pedagogia Histórico Crítica: primeiras aproximações, 11. ed. rev. Campinas, Autores Associados, 2011.


Dermeval Saviani, Escola e democracia, 32. ed. Campinas, Autores Associados, 1999.


Frederic Jameson, Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio, São Paulo, Ática, 1997. 


Immanuel Kant, “Resposta à Questão: O que é Esclarecimento?” (Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung ?), Tradução de Márcio Pugliesi Cognitio: Revista de FilosofiaCognitio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012.


Lev Vygotski, Psicologia pedagógica, São Paulo, Martins Fontes, 2001. 


Maria Cândida Proença (coord), O Sistema de Ensino em Portugal séculos XIX-XX, Lisboa, Colibri, 1998.


Vivek Chibber, Capitalism, class and universalism – escaping the cul-de-sac of postcolonial theory, 2014, Socialist Register, 63-79.


 


 

Método de ensino

- Exposição pela docente.
- Trabalho em aula a partir de textos, documentos e videogramas.
- Pesquisa individual.
- Debate.

Método de avaliação

Métodos de avaliação


 


Participação nas aulas e realização dos trabalhos propostos nas aulas (50%). Trabalho escrito individual: que pode ser de investigação sobre fontes; síntese de bibliografia; recensão crítica sobre algum dos tópicos da aula. O tema do trabalho é discutido com o docente e presume a apresentação do plano de desenvolvimento. Deve ter entre 2000 a 2500 palavras (50%). Deve ser feita uma exposição oral do trabalho em sala de aula.

Conteúdo

Educação: objectivos e desafios.


História da Educação: uma perspetiva global


O multiculturalismo e o universalismo no mundo contemporâneo.


Cultura / culturas no mundo global.
Educação Multi/intercultural: fundamentos; princípios; objectivos.
Educação e sociedade