Educação e Multiculturalismo
Objetivos
a Reflectir sobre as problemáticas relativas a Educação.
b Articular questões educativas com contextos escolares multi-étnicos.
c Compreender a importância da Educação na construção das identidades pessoal e social dos indivíduos.
d Contribuir para uma cidadania intercultural.
Caracterização geral
Código
722141037
Créditos
10.0
Professor responsável
Raquel Cardeira Varela
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Alfredo Bosi, Dialética da Colonização, São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
Asad Haider, Armadilha da identidade: raça e classe nos dias de hoje. Tradução: Vinicius Liberato. São Paulo: Editora Veneta, 2018
Dermerval Saviani, A Pedagogia Histórico Crítica: primeiras aproximações, 11. ed. rev. Campinas, Autores Associados, 2011.
Dermeval Saviani, Escola e democracia, 32. ed. Campinas, Autores Associados, 1999.
Frederic Jameson, Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio, São Paulo, Ática, 1997.
Immanuel Kant, “Resposta à Questão: O que é Esclarecimento?” (Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung ?), Tradução de Márcio Pugliesi Cognitio: Revista de Filosofia, Cognitio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012.
Lev Vygotski, Psicologia pedagógica, São Paulo, Martins Fontes, 2001.
Maria Cândida Proença (coord), O Sistema de Ensino em Portugal séculos XIX-XX, Lisboa, Colibri, 1998.
Vivek Chibber, Capitalism, class and universalism – escaping the cul-de-sac of postcolonial theory, 2014, Socialist Register, 63-79.
Método de ensino
- Exposição pela docente.
- Trabalho em aula a partir de textos, documentos e videogramas.
- Pesquisa individual.
- Debate.
Método de avaliação
Métodos de avaliação
Participação nas aulas e realização dos trabalhos propostos nas aulas (50%). Trabalho escrito individual: que pode ser de investigação sobre fontes; síntese de bibliografia; recensão crítica sobre algum dos tópicos da aula. O tema do trabalho é discutido com o docente e presume a apresentação do plano de desenvolvimento. Deve ter entre 2000 a 2500 palavras (50%). Deve ser feita uma exposição oral do trabalho em sala de aula.
Conteúdo
Educação: objectivos e desafios.
História da Educação: uma perspetiva global
O multiculturalismo e o universalismo no mundo contemporâneo.
Cultura / culturas no mundo global.
Educação Multi/intercultural: fundamentos; princípios; objectivos.
Educação e sociedade
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: