Curriculum, Ensino e Avaliação
Objetivos
O presente programa apresente os seguintes objetivos de aprendizagem:
1) Identificar e definir as teorias do currículo;
2) Identificar práticas de diferenciação curricular desde uma perspetiva histórica e a sua relação com as desigualdades educativas ou a equidade;
3) Aplicar modelos de desenvolvimento curricular nos níveis macro, meso e micro;
4) Analisar, avaliar e conceber políticas curriculares em perspetiva comparada, nas escalas macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares) de intervenção;
5) Aplicar modelos de avaliação do desenvolvimento curricular nos níveis macro, meso e micro.
Caracterização geral
Código
02103010
Créditos
5.0
Professor responsável
Sílvia Maria Cândido de Almeida
Horas
Semanais - 3
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bernstein, B. (2000). Pedagogy, symbolic control and identity: Theory, research, critique. Rowman & Littlefield.
Bernstein, B. (1990). Class, codes and control: The structuring of pedagogic discourse, vol. iv. Routledge.
Pelletier, G. (Org.) (2001). Autonomie et décentralisation en éducation: entre projet et évaluation. AFIDES.
Stufflebeam, D. L. & Coryn, C. L. (2014). Evaluation theory, models, and applications (2nd Edition). Jossey-Bass.
Young, M. (1998). The Curriculum of the Future. From the ‘New Sociology of Education’ to a Critical Theory of Learning. Falmer.
Método de ensino
As aulas encontram-se organizadas em sessões teóricas e práticas. As sessões teóricas são orientadas para a exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular, associada a recursos audiovisuais e articulada com o questionamento de forma a facilitar a participação crítica dos alunos. As aulas práticas funcionam em formato de sala de aula invertida, sendo apoiadas por textos previamente distribuídos. Estas aulas baseiam-se em técnicas ativas, para facilitar a mobilização de conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. As aulas são orientadas para o debate e resolução de problemas, individualmente ou em grupo, possibilitando o questionamento teórico e metodológico, bem como a aprendizagem cooperativa.
Método de avaliação
1. Apresentação/discussão oral, em grupo (20%), de um texto proposto no planeamento das aulas e respetiva ficha de leitura, em grupo (20%);
2. Um trabalho de investigação final, individual, sobre a aplicação de modelo de avaliação curricular (60%).
Conteúdo
1. Currículo ou Teorias do currículo:
1.2 O que é o currículo?
1.2.1 Teorias do currículo: as teorias técnica, prática e crítica
1.2.2 Sociologia do currículo. Young: curriculum as fact” e “curriculum as practice”
1.3 Bernstein: teoria do discurso pedagógico – Modelo de avaliação curricular
1.4 Perspetiva socio-histórica do currículo e desigualdades educativas
1.5 Integração curricular: o caso português
2.Desenvolvimento curricular: conceito e níveis
2.1 Conceito de desenvolvimento curricular e níveis
2.2 Níveis de desenvolvimento curricular
2.2.1 Nível macro: Políticas da autonomia curricular: história, atualidade
2.2.2 Influência das políticas internacionais
2.2.3 Nível meso: projetos da instituição escolar
2.2.4 Nível micro: ação curricular
3. Desenvolvimento curricular: Avaliação
3.1 Regulação e verificação da aprendizagem dos alunos
3.2 Regulação do processo de desenvolvimento curricular
3.3 Modelo de avaliação: the CIPP Evalution
3.3.1 Exemplos de avaliações