Trabalho de Projeto em Estudos de Educação
Objetivos
Pretende-se que o a aluno desenvolva e aplique:
1. Conhecimentos e competências metodológicas para aplicar as aprendizagens adquiridas na componente curricular (i) à concepção um projecto de investigação de nível doutoral, ou (ii) um protótipo de intervenção inovadora no domínio das práticas e/ou políticas educativas.
2. Competências para conduzir um levantamento relevante do "estado da arte” da temática do projeto de investigação ou de aplicação, na área científica de Educação.
3. Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de um projecto de investigação ou de aplicação.
4. Competências teóricas, metodológicas e culturais necessárias para prosseguir estudos, qualificar o exercíco profissional, ou desenvolver actividades de inovação e empreendedorismo na área da Educação.
Caracterização geral
Código
02103085
Créditos
30.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 840
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
O projecto resulta fundamentalmente do trabalho autónomo de pesquisa, aprendizagem e concepção pelo aluno, beneficiando da orientação tutorial, presencial, em b-learning ou e-learning, do(s) docente(s) ou investigador(es) nomeado para o efeito pelo Conselho Científico.
Método de avaliação
Avaliação contínua - A memória de projecto é avaliada em prova pública por um júri nomeado para o efeito, normalmente composto pelo orientador, um arguente (que se recomenda que seja externo à FCSH-NOVA) e um presidente docente no mestrado.(100%)
Conteúdo
O Trabalho de Projecto pode ser realizado segundo uma de duas modalidades, sempre sob orientação de um docente do mestrado e, quando necessário, de um co-orientador externo especialista na temática do projecto, noemados pelo Conselho Científico:
1. Concepção pelo aluno de um projecto de investigação original, versando uma temática e problemática relevantes para a área científica de Educação, com amplitude e profundidade adequadas à realização de uma investigação conducente ao grau de doutor.
2. Concepção e desenvolvimento pelo aluno de um protótipo original de aplicação original da aprendizagens adquiridas durante a componente lectiva do ciclo de estudos, à realização de fins educativos identificados.
O mestrando deve ainda preparar a apresentação e a discussão públicas do seu projecto, destacando a sua relevância esperada para o progresso do conhecimento científico, ou para a aplicação socialmente relevante do conhecimento científico na área de Educação.