Estágio com Relatório em Estudos de Educação

Objetivos

Pretende-se que o aluno adquira a capacidade de:
1. Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos e competências transversais, aquiridos na componente curricular do mestrado, ao trabalho a desenvolver em contexto profissional na área da Educação.
2. Adquirir ou desenvolver competências exigidas pelo desempenho de funções qualificadas na área da Educação, tais como a capacidade de comunicação, a reflexividade, a aprendizagem crítica e a auto-responsabilidade.
3 Usar de autonomia e capacidade de inovação, em resposta às exigências de um ambiente de trabalho profissional na área da Educação.

Caracterização geral

Código

02103096

Créditos

30.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 840

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Variável, consoante o âmbito das funções a desempenhar e a informação requerida para a elaboração do relatório.

Método de ensino

O estágio tem a duração de 400 horas de trabalho supervisionado por um tutor na instituição de acolhimento, e apoiado nas componentes técnica e científica por um orientador docente do mestrado. O trabalho desenvolvido pelo estudante é objecto de um relatório, redigido sob orientação do orientador científico validado pelo tutor.

Método de avaliação

Avaliação contínua - O relatório é avaliado em prova pública por um júri nomeado para o efeito, normalmente composto pelo orientador, um arguente (que se recomenda que seja externo à FCSH-NOVA) e um presidente docente no mestrado. Quando possível, recomenda-se também a participação do tutor como vogal no júri.(100%)

Conteúdo

O estágio decorre em instituição pública ou privada com a qual a FCSH tenha estabelecido protocolo e garanta ao mestrando a aprendizagem e o desempenho de funções profissionais relevantes que envolvam a aplicação de conhecimentos
teóricos e práticos adquiridos na componente lectiva. É enquadrado por um plano de estágio definido colaborativamente pelo responsável da instituição de acolhimento, por um orientador da FCSH e pelo aluno. O relatório de estágio contempla a caracterização da instituição de acolhimento, a natureza do trabalho acompanhado, as tarefas concretas realizadas para o desenvolvimento desse trabalho e a parte que lhe coube nessas tarefas, a auto-avaliação das aprendizagens realizadas, os problemas teóricos ou metodológicos sugeridos pela experiência de trabalho e eventuais comentários sobre as opções adoptadas, e, em anexo, exemplos de materiais realizados pelo aluno durante o estágio. O mestrando deve ainda preparar a discussão pública do relatório.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: