Estágio com Relatório em Estudos de Educação
Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira a capacidade de:
1. Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos e competências transversais, aquiridos na componente curricular do mestrado, ao trabalho a desenvolver em contexto profissional na área da Educação.
2. Adquirir ou desenvolver competências exigidas pelo desempenho de funções qualificadas na área da Educação, tais como a capacidade de comunicação, a reflexividade, a aprendizagem crítica e a auto-responsabilidade.
3 Usar de autonomia e capacidade de inovação, em resposta às exigências de um ambiente de trabalho profissional na área da Educação.
Caracterização geral
Código
02103096
Créditos
30.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 840
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Variável, consoante o âmbito das funções a desempenhar e a informação requerida para a elaboração do relatório.
Método de ensino
O estágio tem a duração de 400 horas de trabalho supervisionado por um tutor na instituição de acolhimento, e apoiado nas componentes técnica e científica por um orientador docente do mestrado. O trabalho desenvolvido pelo estudante é objecto de um relatório, redigido sob orientação do orientador científico validado pelo tutor.
Método de avaliação
Avaliação contínua - O relatório é avaliado em prova pública por um júri nomeado para o efeito, normalmente composto pelo orientador, um arguente (que se recomenda que seja externo à FCSH-NOVA) e um presidente docente no mestrado. Quando possível, recomenda-se também a participação do tutor como vogal no júri.(100%)
Conteúdo
O estágio decorre em instituição pública ou privada com a qual a FCSH tenha estabelecido protocolo e garanta ao mestrando a aprendizagem e o desempenho de funções profissionais relevantes que envolvam a aplicação de conhecimentos
teóricos e práticos adquiridos na componente lectiva. É enquadrado por um plano de estágio definido colaborativamente pelo responsável da instituição de acolhimento, por um orientador da FCSH e pelo aluno. O relatório de estágio contempla a caracterização da instituição de acolhimento, a natureza do trabalho acompanhado, as tarefas concretas realizadas para o desenvolvimento desse trabalho e a parte que lhe coube nessas tarefas, a auto-avaliação das aprendizagens realizadas, os problemas teóricos ou metodológicos sugeridos pela experiência de trabalho e eventuais comentários sobre as opções adoptadas, e, em anexo, exemplos de materiais realizados pelo aluno durante o estágio. O mestrando deve ainda preparar a discussão pública do relatório.