Seminário de Acompanhamento (Estudos de Educação)
Objetivos
A disponibilizar brevemente
Caracterização geral
Código
02103103
Créditos
5.0
Professor responsável
Susana Paiva Moreira Batista
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Becker, H. (2007). How to start and finish your thesis, book, or article. Chicago and London: The University of Chicago Press.
Uwe, F. (2020) Introducing research methodology: thinking your way through your research project (3rd ed.). London: Sage.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Método de ensino
Parte-se do trabalho desenvolvido pelas/os alunas/os no Seminário de Síntese de Investigação em Educação para o potenciar: 1) com seis sessões de tutoria; 2) Outros momentos de tutoria individuais durante o semestre a pedido das/os alunas/os.
Os métodos de ensino são participativos, uma vez que se trata de um acompanhamento tutorial da preparação dos projetos de investigação dos alunos. O feedback é constante e em estreita articulação com a avaliação contínua.
Método de avaliação
Consideram-se os seguintes elementos de avaliação da unidade curricular:
Portefólio individual do plano de dissertação a entregar no final do semestre no Inforestudante, desenvolvido em várias etapas ao longo do semestre, devendo incluir:
Parte I: introdução: tema, justificação do tema, objeto de estudo, objetivos / perguntas de partida (15%);
Parte II: Pesquisa bibliográfica e critérios (15%);
Parte III: Metodologia: apresentação do modelo de análise, metodologia e sua justificação (15%);
Entrega Final: com as três partes melhoradas e com a inclusão de problemática e um cronograma (55%).
O portefólio será realizado ao longo do semestre, estando previstas entregas parciais das suas diferentes partes com respetivo feedback por parte das docentes. Antes da entrega final, o trabalho será apresentado em sala de aula. As diferentes partes também serão usadas para preenchimento do projeto de dissertação, que terá que ser entregue no final do semestre (ao nível do curso de Mestrado em Estudos de Educação).
Conteúdo
A unidade curricular Seminário de Acompanhamento é obrigatória para as/os alunas/os do Curso de Mestrado em Estudos de Educação. O objetivo geral é de tutoria, acompanhando as/os alunas/os nas diferentes etapas de elaboração do plano de dissertação, que são conceptualizadas no Seminário de Síntese de Investigação em Estudos de Educação.
No final desta unidade, as/os alunas/os deverão ser capazes de:
1. Definir uma pergunta de partida
2. Elaborar um cronograma para um projeto de investigação
3. Realizar uma pesquisa bibliográfica
4. Desenhar um modelo de análise, tendo como suporte a revisão da literatura efetuada
5. Justificar a escolha da abordagem metodológica
6. Elaborar o seu projeto de dissertação