Síntese da Investigação em Estudos de Educação
Objetivos
a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Educação;
b) Compreender a evolução dos conceitos gerais de ciência, objectividade, teoria e rigor
c) Compreender as teorias e questões de ética na investigação em ciências da educação
d) Compreender a utilização dos diversos tipos de metodologias (descritivas, experimentais de investigação aplicada, exploratórias e qualitativas) no âmbito da Educação
e) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à investigação na área da Educação
f) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que respeitem as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional
g) Aquisição de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral
h) Aquisição de competências de pesquisa bibliográfica
Caracterização geral
Código
02103114
Créditos
10.0
Professor responsável
Sílvia Maria Cândido de Almeida
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Becker, H. (2007). How to start and finish your thesis, book, or article. Chicago and London: The University of Chicago Press.
Uwe, F. (2020) Introducing research methodology: thinking your way through your research project (3rd ed.). London: Sage.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Método de ensino
Parte-se do trabalho desenvolvido pelos alunos para reforçar as competências necessárias para cada etapa do processo de elaboração da dissertação. Convocam-se ex-alunos e investigadores para partilharem as suas experiências.
Método de avaliação
Considera-se o seguinte elemento de avaliação da disciplina:
- Uma reflexão sobre o percurso individual na elaboração das várias etapas do projeto e o impacto das partilhas efetuadas ao longo do semestre (pelas aulas, ou apresentações de ex-alunos e investigadores) no seu próprio percurso ou escolhas relacionadas com a dissertação (objetivos, perguntas de partida, problemática, metodologia).
Este documento deve demonstrar utilização da bibliografia e conteúdos explorados em aula, em articulação com um processo auto-reflexivo sobre os desafios encontrados e como foram sendo ultrapassados, e não deve exceder as 4.000 palavras (cerca de oito páginas, com bibliografia).
Serão ponderados como critérios de avaliação nesta reflexão final: a) a reflexividade demonstrada, com aprofundamento das questões levantadas pela bibliografia e pelas contribuições dos convidados, face ao seu próprio percurso (de ponto de vista epistemológico, metodológico e ético); b) apresentação e justificação da relevância do trabalho efetuado para a formação e o desenvolvimento do seu projeto de mestrado; c) criatividade e originalidade da discussão; c) a organização e coerência do texto; d) a clareza da expressão escrita; e) referência bibliográfica correta, de acordo com APA, 7ª edição.
Conteúdo
1. As etapas do procedimento científico
2. Tema, questão de partida e problemática
3. Pesquisa bibliográfica: procurar, organizar e sintetizar informação
4. Revisão da literatura e construção do modelo de análise
5. Escolha da abordagem metodológica