Métodos de Investigação

Objetivos

O objetivo da unidade curricular de Métodos de Investigação é o de capacitar os alunos com o domínio das maneiras de pensar cientificamente conduzidas e das formas de comunicar as suas reflexões académicas.

 

No final da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

1) Explicar os princípios epistemológicos da atividade científica em ciências sociais, e da educação em particular

2) Identificar as etapas do procedimento científico necessárias para o desenvolvimento de um projeto de investigação

3) Realizar uma pesquisa bibliográfica, organizando e resumindo a informação recolhida

4) Especificar a lógica de exposição científica

5) Distinguir os diferentes tipos de trabalhos académicos escritos

6) Apresentar uma reflexão cientificamente conduzida segundo os cânones académicos adequados aos diferentes tipos de trabalhos escritos

7) Comunicar e discutir uma reflexão cientificamente conduzida segundo os cânones académicos adequados a uma comunicação oral

Caracterização geral

Código

02103422

Créditos

10.0

Professor responsável

Susana Paiva Moreira Batista

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bryman, Alan (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.


Cohen, Louis, Lawrence Manion & Keith Morrison (2011). Research Methods in Education. London: Routledge.


Creswell, J. (2012). Educational Research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson.


Popper, Karl R (1980). Conjecturas e Refutações (O Progresso do Conhecimento Científico). Brasília: Editora da UnB.


Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (1998), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 2 ed. revista e aumentada, 1ª ed. orig. 1988.


Sedas Nunes, Adérito (1979). Sobre o problema do conhecimento nas sociais. Materiais de uma experiência pedagógica.Lisboa, GIS/ICS.


Silva, Augusto Santos (1986). “Uma visão global sobre as ciências sociais” e “A ruptura com o senso comum nas ciências sociais”. Em Augusto Santos Silva e José Madureira Pinto, Metodologia das Ciências Sociais (Introdução, pp.9-27 e Capítulo I, pp. 29-53), Porto, Edições Afrontamento.


Sousa, Jesus M (1997). “Investigação em educação: novos desafios”, in Estrela, A.& Ferreira, J. (orgs.). Métodos e técnicas de investigação científica em educação. Lisboa, FPCE, Universidade de Lisboa, pp. 661.672.


 

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática. As primeiras aulas correspondentes ao primeiro módulo funcionam como parte introdutória, nas quais são discutidos, através de uma abordagem expositiva e interrogativa, conteúdos básicos sobre o processo de construção do conhecimento científico. Durante este período, os estudantes terão acesso a recursos para consolidação e aprofundamento dos conhecimentos e serão propostas atividades para que possam treinar/ aplicar essas competências e conhecimentos. No segundo módulo aposta-se numa abordagem ativa em articulação com a avaliação contínua, em que os estudantes estão envolvidos na realização de um portefólio de grupo com acompanhamento em aula. Esse portefólio tem continuidade no módulo 3, em estreita articulação com as aulas teórico-práticas.

Método de avaliação

Consideram-se os seguintes instrumentos de avaliação:


1)     Trabalho escrito individual de resposta a questões abertas pré-definidas, versando sobre as maneiras de pensar cientificamente conduzidas e as etapas do procedimento científico(30%);


2)     Portefólio (70%), que pode ser realizado em grupo, composto por quatro atividades: i) pergunta de partida; ii) pesquisa bibliográfica; iii) mini revisão da literatura; iv) apresentação oral do percurso efetuado. Estas atividades terão feedback da docente e os estudantes poderão integrar as sugestões antes de procederem à apresentação e entrega definitiva do portefólio no final do semestre.

Conteúdo

1. CIÊNCIA E MANEIRAS DE PENSAR CIENTIFICAMENTE CONDUZIDAS

1. Observação e questionamento: senso comum e conhecimento adquirido

2. Descrição, compreensão, explicação e teorização

3. Os problemas e as problemáticas

4. Conceitos e conceções

5. Observação, definição e medida

6. A formulação das hipóteses: conjeturas e refutações.

7. Os métodos de investigação em educação: dedução, indução e comparação

2. PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: ETAPAS DE CONSTRUÇÃO

1. Alguns itinerários da investigação científica

2. As etapas do procedimento científico

3. Questão de partida

4. Problematização

5. Pesquisa bibliográfica: procurar, organizar e sintetizar informação

6. Construção do modelo de análise

7. A recolha de informação: uma introdução

3. FORMAS DE COMUNICAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

1. A lógica de exposição científica

2. Das fichas de leitura às recensões críticas

3. Ensaios

4. Resumos e artigos científicos

5. Relatórios científicos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: