Filosofia da Educação

Objetivos

a) Mobilizar as competências, os conhecimentos e as experiências adquiridos no primeiro ciclo para compreender os problemas típicos da Filosofia da Educação;
b) Desenvolver processos de aprofundamento reflexivo, assentes no conhecimento detalhado dos sistemas filosóficos, relativamente ao campo da educação;
c) Reflectir sobre o contributo específico da Filosofia da Educação para os dilemas actuais relativos ao sentido da educação;
d) Interpretar o sentido filosófico dos textos educativos;
e) Desenvolver as capacidades de análise, interpretação crítica, investigação e comunicação.

Caracterização geral

Código

722031072

Créditos

10.0

Professor responsável

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

- AA VV, A Companion to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2006.
- AAVV, The Blackwell Guide to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2002.
- AAVV., The Sage Handbook of Philosophy of Education, London, 2010.
- AAVV., Conditions de l'éducation, Paris, Fayard, 2010.
- ALMIBURU, M. (ed.), Claves de la Filosofia de la Educación, Madrid, Dikynson, 2003.
- BAILEY, R. (ed.), The Philosophy of Education, na introduction, London/New York, Continuum, 2011.
- CARR, D. (ed.), Making Sense of Education: an introduction to the philosophy and the Theory of Education, London, Routledge, 2003.
- CARVALHO, A. (coord.), Dicionário de Filosofia da Educação, Porto, Porto Editora, 2006.
- HOUSSAYE, J. (dir.), Education et Philosophie, Paris, ESF, 1999.


-KERLAN, A.; KOLLY, B., Dictionnaire de philosophie de l'éducation, Paris, ESF, 2021.


- NODDINGS, N., Philosophy of Education, Boulder, West View Press, 2016.
- PRING, R., Philosophy of Education: Aims, Theory, Common Sense and Research, Londres/Nova Iorque, Continuum, 2005.

Método de ensino

Exposição participada; análise textual; apresentação conjunta da investigação individual.

Método de avaliação

Métodos de avaliação

Apresentação oral de um dos textos a analisar - 30.0%

Trabalho final escrito sobre um dos temas ou uma das obras do programa com 5 a 10 páginas - 50.0%

Assiduidade e Participação - 20.0%

Conteúdo

1. O estatuto epistemológico da Filosofia da Educação;
2. A educação como problema filosófico: análise das principais referências teóricas;
3. Aspetos da racionalidade educativa: as matrizes conceptuais; os pressupostos; as antinomias; os valores; as finalidades;
4. Aspectos da textualidade educativa: as metáforas, os implícitos textuais, a ordem do discurso;
5. Problemas da atualidade.