Intermedialidades Literárias e Humanidades Digitais
Objetivos
Aprofundar o domínio de ferramentas conceptuais metodológicas necessárias à apreensão de conhecimentos sustentados e de competências globais no âmbito das literaturas e culturas anglófonas e das Humanidades Digitais; Sistematizar conhecimentos teóricos na área dos estudos literários e culturais ingleses, interartes e da intermedialidade; Relacionar criticamente representações culturais com as transformações de ordem artística, política e socioeconómica registadas no contexto britânico; Identificar as fases da investigação e os respetivos métodos, objetivos e resultados, e exercitar práticas metodológicas e críticas, num percurso tendente à autonomia, face aos saberes adquiridos e a novas situações; Desenvolver a análise de fontes escritas, visuais e intermediais e produzir sínteses e raciocínios críticos inovadores; Refletir sobre as formas como as metodologias digitais melhoraram a investigação e as suas aplicações nas Humanidades.
Caracterização geral
Código
02107473
Créditos
10.0
Professor responsável
Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de Puga
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Bartscherer, Thomas e Roderick Coover. (2011). Switching Codes: Thinking Through Digital Technology in the Humanities and the Arts. Chicago: University of Chicago Press. - De Groot, Jerome. (2010). The Historical Novel. Nova Iorque: Routledge. - Leitch, Thomas M. (2017). The Oxford Handbook of Adaptatin Studies, Oxford: Oxford University Press. - Levenberg, Lewis, T. Neilson e D. Rheams. (2018). Research Methods for the Digital Humanities. Londres, Palgrave Macmillan. - Rosenstone, R. A e C. Parvulescu. (2016). A Companion to the Historical Film. Chichester: John Wiley & Sons. - Tabachnick, Stephen. (2017). Cambridge Companion to the Graphic Novel. Cambridge: Cambridge University Press. - Zepetnek, Steven Tötösy de (ed.). (2013). Intermediality and Cultural Assessment: Digital Flows in the Global Age, A Review of Digital Humanities and the Study of Intermediality in Comparative Cultural Studies. West Lafayette: Purdue Scholarly Publishing Services.
Método de ensino
As aulas são de natureza teórico-prática e incluem alguma exposição, bem como demonstração, atividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação ativa dos estudantes individualmente, em pares e em grupo. Pretende-se criar um espaço de reflexão teórica sobre a ficção intermedial histórica britânica e as suas temáticas e estratégias, facilitando a aprendizagem através da exposição teórica dos conteúdos com o comentário e a análise, da "flipped classroom", da tutoria, da discussão crítica dos textos (abordagem comparatista), recorrrendo a metodologias das Humanidades Digitais.
Método de avaliação
Método de avaliação - ensaio final com apresentação na aula (60%), entrada no blogue da turma, Wiki, "geomapping", "word clouds"(20%), tarefas em sala de aula(20%)
Conteúdo
Diálogos intermediais/textuais entre representações ficcionais históricas: - A influência das Humanidades Digitais na escrita, receção e no estudo de narrativas históricas; - A natureza, as funções e variedades de ficções históricas escritas, visuais e intermediais; - Frankenstein(s): o romance, o filme e o romance gráfico. - O romance histórico (pós-)moderno e a sua tradução intersemiótica para o ecrã: "Orlando" (1928), de Virginia Woolf, e "Orlando" (1992), dir. por Sally Potter; - Fontes históricas escritas e visuais, "comics" e romances gráficos enquanto testemunhos históricos intermediais: "Peterloo: Witnesses to a Massacre" (2019); - Estereótipos e o filme histórico: o "historical period drama" ("Dowton Abbey", 2010-2015) e o "historical drama web television" ("The Crown", 2016-); - O videojogo como ficção histórica: "Assassin’s Creed" (2007) e "Valiant Hearts: The Great War" (2014); - (Bio)ficção para crianças: Brontëmania na literatura infantojuveni
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: