Retrofuturismo e Neovitorianismo: Steampunk, Revivalismos e Retrofilia

Objetivos

- Adquirir/desenvolver conhecimentos sobre retrofuturismo e neovitorianismo em articulação com steampunk, revivalismos e retrofilia; - Debater (des)construções de posse e de apropriação do passado sob uma perspectiva retrofuturista e neovitoriana; - Redescobrir paradigmas dos Estudos Vitorianos nas áreas da sociedade, política, economia, arte e estética; - Dominar um corpus variado de registos textuais e visuais de modo a possibilitar a problematização metacultural e a articulação de intertextualidades com práticas culturais; - Realizar leituras/recensões críticas e pesquisas temáticas e bibliográficas relevantes na área dos Estudos Culturais,dos Estudos Neovitorianos e dos Estudos sobre a Utopia; - Elaborar um trabalho de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programáticos

Caracterização geral

Código

02107558

Créditos

10.0

Professor responsável

Iolanda Cristina de Freitas Ramos

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Arias, R. & Pulham P. (Eds.) (2010). Haunting and Spectrality in Neo Victorian Fiction: Possessing the Past. Basingstoke: Palgrave Macmillan. Bauman, Z. (2017). Retrotopia. Polity Press: Oxford. Guffey, E. (2006). Retro: The Culture of Revival. London: Reaktion Books. Heilmann, A. & Llewellyn, M. (2010). Neo Victorianism: The Victorians in the Twenty First Century, 1999 2009. Basingstoke: Palgrave Macmillan. Kucich, J. & Sadoff, D. F. (Eds.) (2000). Victorian Afterlife: Postmodern Culture Rewrites the Nineteenth Century. Minneapolis and London: University of Minnesota Press. Roland, P. (2015). Steampunk: Back to the Future with the New Victorians. Harpenden: Oldcastle Books. Sanders, J. (2006). Adaptation and Appropriation. London: Routledge. Sargent, L. T. (2010). Utopianism: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Vandermeer, J. (2011). The Steampunk Bible. New York: Abrams Image. West-Pavlov, R. (2013). Temporalities. Routledge: London and New York.

Método de ensino

O método de ensino é teórico-prático, baseado em: exposição teórica dos tópicos indicados nos conteúdos programáticos; metodologia interativa, com recurso a meios audiovisuais e a textos de apoio, e com participação dos estudantes baseada na leitura prévia de fontes primárias e de textos analíticos contemporâneos para apresentação oral e/ou discussão em grupo; supervisão tutorial das leituras/recensões críticas e/ou das pesquisas temáticas e bibliográficas conducentes à elaboração de um trabalho final de investigação sobre um dos tópicos abordados nos conteúdos programáticos.

Método de avaliação

Método de Avaliação - elaboração e apresentação oral do sumário conducente à redação do trabalho final de investigação(50%), participação nos debates e nos trabalhos curtos de leitura e investigação, acrescida da elaboração e apresentação oral de um glossário/recensão crítica(50%)

Conteúdo

1. Temporalidades culturais: tendências "retro", "neo" e "pós". 2. Intertextualidades e apropriações culturais do futuro no passado e no presente. 2.1. Revisitar o vitorianismo: "facto-ficção" e "f(r)icção". 2.2. A subversão da História e o paradigma do Império britânico: progresso, cultura material e iconografia imperial. 2.3. Transgredir a respeitabilidade: freaks, performatividade, espectralidade e sensacionalismo. 3. Práticas culturais, representações estéticas e produção multimodal após a Era do Vapor. 3.1. O paradigma da ciência e tecnologia: transtemporalidade, história(s) alternativa(s) e mundos paralelos. 3.2. Desafiar as convenções do legado punk: (des)construções identitárias, subculturas e contraculturas. 3.3. Problematizar o cânone: dieselpunk, steamfunk e steampunk multicultural. 4. Encruzilhadas contemporâneas: pós-modernidade, utopismo e retrotopia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: