Literatura Infantil e Juvenil

Objetivos

- Obter conhecimentos sobre literatura infantil e juvenil britânica (questões teóricas e debates) - Ser capaz de interpretar textos e outro material recorrendo a um aparelho teórico - Ser capaz de relacionar o corpus em estudo com os respectivos contextos históricos e sociais - Desenvolver a capacidade de levar a cabo debate científico autónomo - Ser capaz de realizar investigação autónoma e original avançada com o objectivo de elaborar um trabalho de investigação a ser entregue no final do semestre e, posteriormente, uma dissertação

Caracterização geral

Código

02107569

Créditos

10.0

Professor responsável

Marco António Franco Neves

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Buckley, C. G. (2018). Twenty-First-Century Children’s Gothic. From Wanderer to Nomadic Subject. Edinburgh: Edinburgh University Press.


Coats, K. (2018). The Bloomsbury Introduction to Children’s and Young Adult Literature. Bloomsbury Academic: London / New York.


Collins, F. M. and J. Ridgman (Eds.) (2006). Turning the Page: Children’s Literature in Performance and the Media. Bern: Peter Lang.


Maybin, J. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children’s Literature. Approaches and Territories. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University.


Montgomery, H. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children’s Literature. Classic Texts and Contemporary Trends. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University.


Reynolds, K. (2011). Children’s Literature. A Very Short Introduction. Oxford: OUP.


Rudd, D. (Ed.) (2010). The Routledge Companion to Children’s Literature. London / New York: Routledge.

Método de ensino

- Aulas teóricas sobre as temáticas em estudo - c. 30/%


- Interpretação crítica de textos e outro material com debate na aula e apresentação e discussão de um trabalho oral - c. 70%


- Orientação tutorial do trabalho de investigação levado a cabo pelos alunos (sobretudo fora das horas de aula).

Método de avaliação

- Realização de um trabalho oral a ser apresentado e discutido com a turma na aula - 50.0%


- Realização de um trabalho final de investigação escrito a ser entregue no final do semestre - 50.0%

Conteúdo

I. Introdução à Literatura infantil e juvenil


1.1. O que se entende por literatura infantil e literatura juvenil?: o debate


1.2. Origens e desenvolvimento da literatura infantil


II. A Golden Age: era de incerteza?


3.1. Colonialismo e subversão: Treasure Island


3.1. A(s) voz(es) do Outro em The Secret Garden


3.2. The Tale of Peter Rabbit e o livro ilustrado


III. A Inglaterra do pós-guerra ao fim do século: tradição e inovação


4.1. Tom's Midnight Garden


4.2. His Dark Materials


4.3. Harry Potter and the Philosopher’s Stone


IV. O gótico e a literatura infantil no século XXI: Coraline


V. Novas tendências: do livro ao ecrã e aos novos media

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: