Literatura Infantil e Juvenil
Objetivos
- Obter conhecimentos sobre literatura infantil e juvenil britânica (questões teóricas e debates) - Ser capaz de interpretar textos e outro material recorrendo a um aparelho teórico - Ser capaz de relacionar o corpus em estudo com os respectivos contextos históricos e sociais - Desenvolver a capacidade de levar a cabo debate científico autónomo - Ser capaz de realizar investigação autónoma e original avançada com o objectivo de elaborar um trabalho de investigação a ser entregue no final do semestre e, posteriormente, uma dissertação
Caracterização geral
Código
02107569
Créditos
10.0
Professor responsável
Marco António Franco Neves
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Buckley, C. G. (2018). Twenty-First-Century Children’s Gothic. From Wanderer to Nomadic Subject. Edinburgh: Edinburgh University Press.
Coats, K. (2018). The Bloomsbury Introduction to Children’s and Young Adult Literature. Bloomsbury Academic: London / New York.
Collins, F. M. and J. Ridgman (Eds.) (2006). Turning the Page: Children’s Literature in Performance and the Media. Bern: Peter Lang.
Maybin, J. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children’s Literature. Approaches and Territories. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University.
Montgomery, H. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children’s Literature. Classic Texts and Contemporary Trends. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University.
Reynolds, K. (2011). Children’s Literature. A Very Short Introduction. Oxford: OUP.
Rudd, D. (Ed.) (2010). The Routledge Companion to Children’s Literature. London / New York: Routledge.
Método de ensino
- Aulas teóricas sobre as temáticas em estudo - c. 30/%
- Interpretação crítica de textos e outro material com debate na aula e apresentação e discussão de um trabalho oral - c. 70%
- Orientação tutorial do trabalho de investigação levado a cabo pelos alunos (sobretudo fora das horas de aula).
Método de avaliação
- Realização de um trabalho oral a ser apresentado e discutido com a turma na aula - 50.0%
- Realização de um trabalho final de investigação escrito a ser entregue no final do semestre - 50.0%
Conteúdo
I. Introdução à Literatura infantil e juvenil
1.1. O que se entende por literatura infantil e literatura juvenil?: o debate
1.2. Origens e desenvolvimento da literatura infantil
II. A Golden Age: era de incerteza?
3.1. Colonialismo e subversão: Treasure Island
3.1. A(s) voz(es) do Outro em The Secret Garden
3.2. The Tale of Peter Rabbit e o livro ilustrado
III. A Inglaterra do pós-guerra ao fim do século: tradição e inovação
4.1. Tom's Midnight Garden
4.2. His Dark Materials
4.3. Harry Potter and the Philosopher’s Stone
IV. O gótico e a literatura infantil no século XXI: Coraline
V. Novas tendências: do livro ao ecrã e aos novos media
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: