Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes
Objetivos
-Integrar um conhecimento aprofundado de temas sociais e culturais norte americanos contemporâneos com os textos literários e visuais dos séculos XX e XXI estudados no programa; - Diferenciar e caracterizar visões teóricas alternativas sobre construções identitárias coletivas tais como raça e etnicidade e aplicar estes instrumentos críticos à análise de articulações culturais textuais e visuais; -Analisar os processos estéticos aplicados em trabalhos criativos individuais que problematizam os temas e preocupações que organizam o programa; -Aplicar as hipóteses discutidas nos debates do seminário a nova investigação autónoma; - Realizar pesquisa bibliográfica relevante de forma a preparar a leitura crítica de textos literários ou visuais, sob supervisão tutorial; -Organizar e comunicar competentemente os resultados da sua pesquisa individual.
Caracterização geral
Código
02109364
Créditos
10.0
Professor responsável
Teresa Raquel Nunes Pereira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Crawford, M. N. (2017). Black Post- Blackness: The Black Arts Movement and Twenty-first Century Aesthetics. Urbana: University of Illinois Press. Le-Khac L. (2020). Giving Form to an Asian and Latinx America. Palo Alto: Stanford University Press. Naous, M. (2020). Poetics of Visibility in the Contemporary Arab American Novel. Columbus: The Ohio State University Press. Smith, R. G. (Ed.) (2018). American Literature in Transition, 2000–2010. Cambridge: Cambridge University Press. Tan, K.-A. (2015). No One is Illegal: Reconfiguring Citizenship and National Identity in the North American Literary Imagination. Detroit: Wayne State University Press.
Método de ensino
O modelo pedagógico adotado é o de blended-learning, em que para além da introdução de conteúdos da responsabilidade da docente, se privilegia a participação ativa dos estudantes, articulando o trabalho independente de cada estudante com trabalho colaborativo, traduzido no funcionamento de grupos de discussão e actividades de peerreview
Método de avaliação
Método de Avaliação - O ensaio final, resultado de investigação individual e original será antecedido da apresentação de um abstract com bibliografia de partida e será acompanhado em tutoria individual. A frequência assídua dos seminários é obrigatória.(50%), o trabalho de seminário implica não só a participação ativa dos grupos de discussão mas a escrita de um curto response paper e um mid-term essay sobre um texto, literário ou fílmico estudado no curso e escolhido pelo estudante(50%)
Conteúdo
1-Pensar a identidade; discursos alternativos sobre estética e representação 2-Representações dos novos americanos na entrada do seculo xx: jornalismo, fotografia e pintura 3-Tornar-se americano, tornar-se "branco": as ambiguidades das experiências irlandesas e judaicas na literatura e cinema 4-O olhar racializado: estereotipia racial na cultura popular americana 5-O “novo negro” na Harlem Renaissance:debates, literatura e cultura visual 6-Estética afro-americana em tempos de mudança: arte e teatro na era dos direitos cívicos 7- Reapropriar o espaço fílmico: O cinema afro-americano contemporâneo 8-Transcendência racial? A estética “pós-negra” e o impulso satírico no século XXI 9-A experiência Asiática-Americana antes da “minoria modelo”: exclusão e trauma 10-O reimaginar da pertença na literatura Asiática-Americana contemporânea 11- Estética "pós-india" na literatura e cinema nativo-americano 12-Vozes transnacionais: a literatura latina e árabe-americana no seculo XXI
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: