Ciberespaço, Media e Interação
Objetivos
(Tele)presença é um estado de percepção no qual “ignoramos” o papel da tecnologia e nos sentimos presentes em ambientes e/ou conectados a pessoas, coisas e acontecimentos que experienciamos via tecnologia/apenas existentes via tecnologia. Por exemplo, ficamos “perdidos”/envolvidos no “mundo” de um jogo electrónico ou museu virtual; somos “convencidos” pelo realismo de imagens digitais; interagimos com máquinas “inteligentes” como se tivessem personalidade própria e sentimo-nos como se estivéssemos fisicamente “com” uma pessoa com quem falamos via vídeo-conferência. É objectivo: 1) a aquisição de competências para uma reflexão rigorosa sobre (tele)presença em articulação com conceitos correlatos (interactividade, envolvimento, imersão, fluxo) tendo em vista 2) a análise crítica da experiência digital humana e comportamentos comunicacionais, nomeadamente no ciberespaço.
Caracterização geral
Código
02110258
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Araújo Barros Viseu
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Idhe, Don (1990). Technology and the Lifeworld: From Garden to Earth. Bloomington and Indianopolis: Indiana University Press. Kiousis, S. (2002). Interactivity: A Concept Explication. New Media & Society, Vol. 4, September, pp. 355-383. Kiran, A. (2012). Technological Presence: Actuality and Potentiality in Subject Constitution. A Journal for Philosophy and the Social Sciences. McMillan, Sally (2002). Exploring Models of Interactivity from Multiple Research Traditions: Users, Documents, and Systems. In Leah Lievrouw and Sonia Livingstone (eds.). Nilsson et al. (2016), Immersion revisited: A review of existing definitions of immersion and their relation to different theories of presence. Human Technology.Volume 12(2), November 2016, 108. Vu et al. (2012). Towards Evaluating Social Telepresence in Mobile Context. VRCAI 2012, Singapore, December 2-4, 2012. Zhao, S. (2004). Toward a Taxonomy of Copresence. Department of Sociology, Temple University, Philadelphia.
Método de ensino
O método de ensino articula exposição teórica do docente com a participação activa e crítica dos estudantes.
Método de avaliação
Método de avaliação - 1) Participação individual activa e contribuição em aula, que inclui dois trabalhos individuais e apresentação oral o segundo tendo por foco o conceito de interactividade em contexto (cerca de 2000 palavras)(40%), 2) Um trabalho final individual (3000-4000 palavras) com apresentação oral em aula(60%)
Conteúdo
1. Mediação tecnológica, relações humano-tecnologia, interação humano-tecnologia: quadro teórico. 2. O que é o ciberespaço? Ainda um conceito útil? 3. Design de interação e design de experiência 4. Interação e interatividade. Interação ativa e passiva. O «lugar» das interfaces. 5. Telepresença: da presença em tele-operações e tele-robótica à Realidade Virtual e outros contextos digitalmente mediados. Presença social e co-presença. Agentes artificiais: bots, robots e outros. 6. Dimensões da telepresença: interactividade, vividez, envolvimento activo, imersão, fluxo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: