Medievalismos e Neo-Medievalismos
Objetivos
1. Conhecer as principais idéias, construções e respostas que sobre a Idade Média têm sido produzidas ao longo do tempo, desde o momento em que uma ideia ou conceito de "medieval" começou a desenvolver-se até à sociedade contemporânea.
2. Analisar questões que dizem respeito a onde, como, quando, porquê e por quem o passado medieval tem sido utilizado.
3. Adquirir conhecimento sobre a teoria que tem sido produzida na área de estudos que se conhece como Medievalismo.
4. Desenvolver capacidade de análise e interpretação de textos de diversa índole, imagens, filmes, videojogos, e outras obras que se consideram exemplificativas do(s) uso(s) do passado medieval.
Caracterização geral
Código
03102201
Créditos
6.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Barral i Altet, Xavier, Contre l'art roman? Essai sur un passé réinventé, Paris, Fayard, 2006
- Bernau, Anke and Bettina Bildhauer (eds.), Medieval Film, Manchester, Manchester University Press, 2009.
- Bresson, Robert, O Processo de Joana d'Arc, São Paulo, É-Realizações, 2011.
- Cantor, Norman F., Inventing the Middle Ages. The lives, works, and ideas of the great medievalists of the twentieth century, New York, William Morrow and Company, 1991.
- D'Arcens, Louise (ed.), The Cambridge Companion to Medievalism, Cambridge, Cambridge University Press, 2016.
- García Sanjuán, Alejandro, La conquista islámica de la península ibérica y la tergiversación del pasado, Madrid, Marcial Pons, 2013
- Geary, Patrick and Gabor Klaniczay, Manufacturing Middle Ages: entangled history of medievalism in nineteenth-century Europe, Leiden : Brill; Boston, 2013.
- Matthews, David, Medievalism. A Critical History, Cambridge, D. S. Brewer, 2015
Método de ensino
As atividades de ensino-aprendizagem desta unidade curricular decorrem na plataforma de elearning Moodle da Universidade Aberta. Todas as informações e atividades relativas serão disponibilizadas em ambiente virtual. É privilegiada a comunicação assíncrona, com relevo para o fórum de discussão. Estima-se que, em média, cada doutorando deva disponibilizar 5 horas semanais para se ligar online, usando a plataforma para a participação nas nas atividades.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - A participação no fórum de discussão (trabalho colaborativo)(30%), Trabalho final, correspondente à Atividade 3(30%), Trabalho final, individual, de 15 páginas, que será exposto e entregue(40%)
Conteúdo
I – Introdução ao Seminário
Os quadros conceptuais dos Estudos Medievais vs. Medievalismo
Medievalismos e Neo-medievalismos
A "invenção" da Idade Média
Coordenadas de tempo e espaço
II – Os Usos do Passado Medieval I
Utilização política e ideológica da Idade Média
O Medievalismo académico
III – Os Usos do Passado Medieval II
Recriação, reinterpretação, inspiração e evocação do passado medieval na criação artística
A Idade Média na criação artística I: literatura, teatro, cinema
A Idade Média na criação artística II: artes visuais, música, televisão, banda desenhada e videojogos