Pesquisa Bibliográfica e Documentação em Conservação
Objetivos
Preparar o aluno para pesquisar a documentação científica, selecionar e organizar informação relevante e documentar a sua investigação.
Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos com vista à produção de documentação para a preservação.
Caracterização geral
Código
12108
Créditos
6.0
Professor responsável
Joana Lia Antunes Ferreira, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
Beerkens, Lydia, (et. al), The Artist Interview. For Conservation and Presentation of Contemporary Art Guidelines and Practice, Amesterdão, Japsam Books, 2012.
Avrami, Erica, et al, Values and Heritage Conservation: Research Report, Los Angeles, Getty Conservation Institute, 2000.
Ijsbrand Hummelen & Dionne Sillé (coord.), Modern Art: Who Cares?, Londres, Archetype publications, 2005
Macedo, Rita, Desafios da Arte Contemporânea à Conservação e Restauro. Documentar a Arte Portuguesa dos Anos 60/70, Tese de Doutoramento, FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2008.
Muñoz Viñas, Salvador, Contemporary Theory of Conservation, Oxford, Elsevier, 2005.
Método de ensino
O programa desta unidade curricular é apresentado de forma expositiva, seguida da sua aplicação prática na sala de aula, o que permite uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação de 2023-2024 corresponderá a 50% para cada umas das partes, A e B, que incluem prática e teórica. A prática será avaliada através de uma apresentação oral (Parte A - 35%), e a criação e apresentação de um guião de entrevista (Parte B1 - 25%) e a discussão de dois textos previamente fornecidos (Parte B2 - 10%). A teórica será avaliada através de um teste (30%), sendo também composto pelas duas partes (de 15% cada), relativas à parte A e B.
A classificação final resulta da média entre os elementos de avaliação das Partes A e B.
A apresentação oral (Parte A) corresponderá ao comentário crítico de um artigo seleccionado e explorado pelo aluno, em que será apresentada e metodologia e o racional para a selecção. Cada aluno terá de 5 min para a apresentação + 5 de discussão.
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A aprovação requer a obtenção de uma nota mínima de 9,5 a cada uma das componentes de avaliação (prática e teórica). Para ir a exame o aluno necessita de aprovação à componente prática da disciplina.
Faz-se notar que: na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC (…).
Conteúdo
Parte A – Joana Lia Ferreira
Métodos de pesquisa e documentação. Preparar o aluno para pesquisar a documentação científica, selecionar e organizar informação relevante; e documentar a sua investigação. A produção de documentação: contributos das ciências exatas e naturais e da conservação e restauro.
1ª aula C/ Maria do Rosário Duarte (Biblioteca) – 13 de Setembro
Apresentação geral da disciplina. Há ainda mais na Biblioteca do que imaginas: dicas para Mestrandos. Fontes e métodos para a pesquisa bibliográfica em ciências naturais e da conservação. A importância do rigor e análise crítica. Introdução às plataformas de pesquisa acessíveis na b-on e outras.
2ª aula – 20 de Setembro
Exercício de seleção de informação de bases de dados relevantes, nomeadamente de artigos de interesse para os tópicos desenvolvidos em CRBC, em Projeto, em HTPA ou MEA.
3ª aula – 27 de Setembro
Outras ferramentas gratuitas como o IUPAC Gold Book, bases de dados de âmbito geral como o IRUG e outras feitas à medida de um projeto de investigação.
O exemplo da Conservação e Restauro na organização da informação: protocolos e registos de entrada e saída; documentar o estado de conservação; o caderno/livro de registo de C&R; diferentes tipos de registos, orais, escritos e digitais; tipologias de relatório (relatórios de estado de conservação/preservação, relatórios de intervenção, relatório de transporte e exposição e a checklist); registos gráficos, fotográfico e outras tecnologias.
4ª aula c/ Vanessa Otero – 04 de Outubro
Como se organiza a informação adquirida. O exemplo das Ciências da Conservação: O caderno de laboratório (fichas de segurança); Relatórios resumidos; Resumir um artigo / texto; A escrita de um artigo (tipologias mais comuns em ciências naturais e da conservação). Na aula prática, os alunos simulam a escrita de uma sessão laboratorial que lhes será proposta nas áreas de HTPA e MEA.
5ª aula – 11 de Outubro
Seleção de informação em bases de dados e sites credenciados. Exemplo de casos práticos. Exercício de seleção com base em casos de estudo específicos nas áreas de CR e Projecto.
6ª aula – 18 de Outubro
Avaliação da parte A: Apresentação oral do artigo selecionado: comentário crítico, incluindo a apresentação da metodologia e o racional para a selecção.
Parte B - Rita Macedo
Filosofias da Conservação. Noções de intenção artística, autenticidade e valor. Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos com vista à produção e análise de registos: ''documentação para a preservação''. A importância da análise crítica ao compilar e produzir documentação oriunda da recolha de memória oral, registos escritos, gráficos ou fotográficos. O exemplo da arte contemporânea (instalação, media art, performance), em que o artista está vivo. Utilização de ferramentas práticas que permitam aos estudantes avaliar a documentação pré-existente e produzir nova documentação. Estas ferramentas incluem a produção de guiões de entrevista, as metodologias de entrevista, triangulação e a validação dos dados, os quais podem ser utilizados na conservação em geral.
1º aula – 25 de Outubro
Noções de Conservação, Intenção artística, Autenticidade e Valor. A conservação em sentido lato e restrito. Discussão do texto de E. Avrami, et al, Values and Heritage Conservation. Getty Report.
2ª Aula – 8 de Novembro
O exemplo da Arte Contemporânea. Tipologias de obras e desafios. Discussão do texto de Renée van de Vall: Painful Decisions: Philosophical Considerations on a Decision-making Model.
3ª aula – 15 de Novembro
Produção de Documentação. O guião para a Entrevista. Do guião teórico ao caso prático. Aprender a ver e a pre-ver. Exercícios a partir das obras escolhidas pelos alunos. Aula prática com crítica inter-pares sobre a estrutura e ordem do guião.
4ª aula – 22 de Novembro
Da Recolha à Produção de Documentação. A preparação da entrevista. Tipos de guiões teóricos. As boas práticas para a estruturação de diferentes tipos de guiões. A entrevista. Normas, procedimentos, condicionantes e limitações. Aspectos técnicos e éticos. Linguagens. História Oral, Triangulação e validação de dados.
5ª aula – 29 de Novembro
Avaliação da parte B: Apresentação e discussão dos guiões finais. Avaliação da documentação enquanto estratégia de preservação e conservação.
6ª aula – 6 de Dezembro
Avaliação Escrita (teste)
7ª aula- 13 de Dezembro
Feedback a avaliação; análise de erros e sucessos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: