Conservação e Restauro de Pintura

Objetivos

O principal objetivo desta UC é desenvolver o espírito crítico e as competências práticas dos alunos, permitindo-lhes ponderar opções de tratamento e formular uma proposta, bem como realizar procedimentos básicos de conservação e restauro de pinturas.
No final desta UC, o aluno deverá ter conhecimentos para avaliar: 1) o estado atual de uma pintura; 2) a causa dos danos na pintura; 3) os riscos/benefícios associados aos tratamentos propostos.
O aluno deve aprender a desenvolver uma abordagem experimental rigorosa para testar e avaliar a eficácia e segurança dos materiais e técnicas de tratamento considerados. O aluno deve também aprender a documentar e a relatar corretamente os tratamentos de conservação realizados.

Caracterização geral

Código

12253

Créditos

6.0

Professor responsável

Sara Sobral Babo

Horas

Semanais - 6

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

The Conservation of Easel Paintings, Joyce Hill Stoner and Rebecca Rushfield (ed.),Routledge, Oxon, UK and New York, NY, 2012

Kirsh, Andrea and Rustin Levenson.  Seeing Through Paintings. New Haven: Yale University Press, 2000.

Horie, Velson Materials for Conservation: organic consolidants, adhesives and coatings, Routledge, Oxon, UK and New York, NY, 2013 (first published by Butterworths 1987).

Down, Jane Adhesive Compendium for Conservation, Canadian Conservation Institute, 2015

Dawson, W. Carr and Mark Leonard.  Looking at Paintings:  A Guide to Technical Terms.  Santa Monica, CA: The Getty Museum, 1992.

Supplementary: Gettens, R.J. and George L. Stout.  Painting Materials. New York: Dover, 1966. 

Método de ensino

As aulas do CRPt são divididas entre TP e P, sendo a maior parte do tempo disponível dedicado às aulas práticas, dados os objectivos desta UC.
As aulas TP têm tipicamente uma hora de duração e são apresentadas sob a forma de powerpoints ilustrados. As aulas teóricas são associadas a artigos ou capítulos de livros a serem lidos pelos alunos antes da aula. Estes são discutidos antes da apresentação do powerpoint, envolvendo os alunos no tema. A apresentação serve para consolidar o que foi lido e discutido anteriormente. Os alunos são incentivados a colocar questões ao longo da aula e a procurar esclarecimentos para qualquer um dos conceitos ou questões que estejam a ser apresentados.
Relativamente às aulas práticas, na primeira parte do semestre, os alunos realizam exercícios em maquetas. Na segunda parte, dedicam-se aos seus casos de estudo. Tendo em conta o tempo disponível para esta UC, isto significa que o trabalho nas pinturas incide sobretudo numa proposta de tratamento detalhada e na execução de apenas uma parte do tratamento.
No final do semestre, será organizada uma visita de estudo aos laboratórios de conservação de pintura do LJF.

Método de avaliação

Esta UC tem frequência, isto é, um conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 1/3 das aulas práticas (condição para a obtenção da frequência).

A avaliação inclui:

TP)

Teste (ou exame de recurso): 25%

P)

- Trabalho de preparação ao desenvolvimento da prática da conservação e restauro (mini-relatório sobre um dos temas desenvolvidos nas práticas): 10%

- Diagnóstico & Proposta de Intervenção: 10%

- Relatório do diagnóstico e intervenção: 20%

-Apresentação Final e Discussão: 20%

-Participação e “Hands on”: 15%

 

Nota Final= (TP*0.25)+(P*0.75)

Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em ambas as componentes (Teórico-Prática e Prática)

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Relembramos que, de acordo com Regulamento de Avaliação da FCT NOVA:

Artigo 9.° "Plágio e Fraude": 3. Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, sem prejuízo de eventual procedimento disciplinar ou cível, sendo a ocorrência participada ao Diretor da FCT pelo Responsável da UC.


Conteúdo

A UC divide-se em duas partes principais. A primeira centra-se na transmissão de conhecimentos fundamentais sobre as etapas elementares do tratamento de pinturas. Inclui seis módulos principais: consolidação, tratamentos estruturais, limpeza, preenchimentos, integração pictórica e vernizes. Serão apresentadas abordagens clássicas e mais recentes. Será dada especial atenção aos desafios e particularidades das pinturas contemporâneas. A segunda parte da UC é mais direccionada para o tratamento de conservação como um todo. Nesta parte, o objetivo é incutir nos alunos a consciência de que um tratamento de conservação é um processo com várias etapas, em que cada etapa influencia a outra; destacar que cada tratamento é uma solução específica para uma pintura específica dentro de um contexto específico; e fazê-los entender que uma abordagem metodológica é necessária para realizar um tratamento de conservação. A UC inclui aulas teórico-práticas (TP) e aulas práticas (P).

As TP da primeira parte centrar-se-ão na transmissão de conhecimentos gerais sobre os seis módulos principais (consolidação, tratamentos estruturais, limpeza, enchimento, pintura e envernizamento). As P desta primeira parte do curso darão seguimento às aulas teóricas e centrar-se-ão em maquetas onde os alunos poderão experimentar para cada módulo diferentes materiais e técnicas; experimentar bons e maus resultados; compreender as limitações dos diferentes materiais; aprender a proceder a ensaios metodológicos (e respetiva documentação no caderno de laboratório). Na segunda parte da UC, haverá apenas duas TP, uma relacionado com a importância da sequência de tratamento e compatibilidade de materiais e outro sobre transporte, armazenamento e materiais de embalagem de pinturas.  A maior parte do tempo será dedicada ao trabalho prático em pinturas seleccionadas como casos de estudo.