Engenharia Civil (Estruturas e Geotecnia)

Objetivos educativos

O Mestrado em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia da NOVA FCT, criado em 2007/2008, tem como objetivo proporcionar uma formação científica e aplicada avançada no domínio das Estruturas e Geotecnia. dando cobertura a temas de desenvolvimento recente e a técnicas de engenharia civil económicas, seguras, sustentáveis e inovadoras. Tem carácter singular no panorama nacional, sendo o único mestrado de 2º ciclo de Bolonha a oferecer formação que agrega as áreas de Estruturas e de Geotecnia.

O curso promove o desenvolvimento das competências necessárias nas tarefas de análise, projeto, rehabilitação, avaliação e execução de estruturas e infra-estruturas resistentes a ações convencionais e ambientais severas. Atribui-se importância a aspetos profissionais enquadrados na nova regulamentação europeia, à capacidade de trabalhar em equipa e ao respeito por normas éticas e deontológicas. Além disso, o grau fornece a base teórica para uma possível prosseguimento de estudos de doutoramento

Destina-se a candidatos nacionais e estrangeiros, com ou sem experiência profissional, que procuram uma formação ao longo da vida, novas possibilidades de prosseguimento de estudos ou competências adicionais e inovadoras que permitam obter uma inserção profissional de sucesso.

A qualidade da formação obtida pelos seus diplomados é reconhecida, quer por novos empregadores, quer pelos empregadores anteriores dos candidatos. Destaca-se o excelente relacionamento professores-estudantes e ainda a capacidade de integrar diferentes culturas.

Saídas profissionais

As oportunidades profissionais incluem: inserção em empresas de construção e projeto de engenharia civil, empresas de consultoria, instituições de investigação e académicas ou criação de start-ups. Os graduados do Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia serão qualificados para participar em estudos de ordenamento e de impacto ambiental das grandes obras de engenharia civil, realização de estudos de risco sísmico, projeto de estruturas civis e industriais, pontes e barragens, obras de contenção de solos, túneis, aterros, infraestruturas portuárias, áreas para as quais a formação dos diplomados neste mestrado é uma mais valia.

Caracterização geral

Código DGES

1027

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

Ildi Cismasiu

Data de abertura

Setembro

Número máximo de admissões

25

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horários

Diurno

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos

Créditos totais: 120 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Engenharia Civil EC 96 9
Ciências de Engenharia CE 6 0
Competências Complementares CC  3  -
Qualquer Área Científica    QAC  -  6 a)
TOTAL 105 15

(a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da NOVA FCT, que inclui unidades de todas as áreas científicas da NOVA FCT.

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

 A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)

Estrutura

1.º Semestre
Código Nome ECTS
11604 Análise de Estruturas IA 6.0
8421 Betão Armado I 6.0
3828 Fundações 6.0
11301 Modelação em Geotecnia (MEG) 6.0
1.º Semestre - Unidade Curricular de Bloco Livre
Código Nome ECTS
Opções
11066 Opção(ões) Livre(s) 6.0
O aluno deverá obter 6.0 créditos nesta opção.
2.º Semestre
Código Nome ECTS
11605 Análise de Estruturas IIA 6.0
10759 Betão Armado II 6.0
10380 Empreendedorismo 3.0
10463 Fundações Especiais e Contenções 6.0
10455 Método dos Elementos Finitos 6.0
2.º Semestre - Opção I
Código Nome ECTS
Opções
10758 Engenharia Sísmica (MEG) 3.0
12173 Infraestruturas Rodoviárias e Ferroviárias 3.0
10441 Segurança Estrutural 3.0
O aluno deverá obter 3.0 créditos nesta opção.
3.º Semestre
Código Nome ECTS
7580 Dinâmica de Estruturas 6.0
12345 Estruturas Metálicas e Mistas 6.0
12344 Projeto Estrutural e Geotécnico 6.0
10795 Temas de Estruturas e Geotecnia 6.0
Opções
11066 Opção(ões) Livre(s) 6.0
3.º Semestre - Opção II
Código Nome ECTS
Opções
9398 Obras Subterrâneas 6.0
12343 Pontes e Estruturas Especiais 6.0
3286 Reforço e Reparação de Estruturas 6.0
10445 Tecnologias da Construção 6.0
O aluno deverá obter 6.0 créditos nesta opção.
4.º Semestre
Código Nome ECTS
11656 Dissertação em Engenharia Civil (Estruturas e Geotecnia) 30.0
Opções
11066 Opção(ões) Livre(s) 6.0
Unidade Curricular de Bloco Livre - O estudante deverá realizar 6 ECTS de entre as UC que integram o Bloco Livre FCT, aprovado anualmente pelo Conselho Científico da FCT NOVA, o qual inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT NOVA.