Modelação em Geotecnia (MEG)

Objetivos

Pretende-se que o aluno domine modelos básicos do comportamento de solos de forma a que, integrando-os em códigos de elementos finitos, possa modelar o comportamento de estruturas geotécnicas.

Caracterização geral

Código

11301

Créditos

6.0

Professor responsável

Armando Manuel Sequeira Nunes Antão

Horas

Semanais - 5

Totais - 63

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bhatti, M. Asghar (2005) Fundamental finite element analysis and its applications: with mathematica and Matlab. John Wiley and Sons. ISBN 0-471-64808-6.

Muir Wood, D. (2004) Geotechnical Modelling (Applied Geotechnics), Taylor & Francis | 2004-09 | ISBN: 040419237305

Método de ensino

Aulas teórico-práticas, de exposição e explicação das matérias do programa, seguidas de exercícios de aplicação dos conceitos adquiridos.

Método de avaliação

Avaliação tem duas componentes: teórico-prática e de projecto.

A componente teórico-prática da avaliação é feita através de dois testes, classificados de 0 a 20,0 valores, arredondados à décima ou de exame final, classificado de 0 a 20,0 valores, arredondado à décima. A nota da componente teórico-prática (NTP) é dada por NTP=0.5*(NT1+NT2), arredondada à décima, onde NT1 e NT2 são as notas dos primeiro e segundo testes, respectivamente, ou NTP=NE, onde NE é a nota obtida no exame.

A nota da componente sumativa, NP, será a nota de um trabalho, classificado de 0 a 20 valores.

A nota final provisória é dada por NFP=.65*NTP+.35*NS, arredondada à unidade.

Alunos com nota inferior a 17 valores terão a nota final igual à nota final provisória.

Alunos com classificação final superior ou igual a 17 valores deverão fazer uma prova oral, para defesa da nota. No caso de o aluno não realizar a prova oral, a sua nota final será de 16 valores. Se realizara a prova oral a nota final será a obtida nessa prova. 

 

Nota: se a algum aluno for conferido o direito de realizar alguma prova de forma não presencial, em caso de obtenção de classificação final superior ou igual 10 valores, a sua classificação será confirmada (ou não) através da realização de uma prova oral.

Conteúdo

Introdução aos conceitos base de modelação.

Noções sobre o método dos elementos finitos: discretização e aproximação, construção de matrizes elementares, sistema governativo, noções sobre condições de não-linearidade.

Modelos de comportamento: modelação da elasto-plasticidade, dedução das matrizes de comportamento elasto-plástico, aplicação a modelos usuais na Mecânica dos Solos - Mohr-Coulomb, HSM e Cam-Clay.

Modelação de estruturas geotécnicas: parâmetros básicos dos modelos, seu cálculo a partir de resultados de ensaios. Modelação do comportamento mecânico do solo e modelação do comportamento de estruturas geotécnicas. Aspectos particulares deste tipo de modelação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: