Teoria do Investimento

Objetivos

Descrever as características dos contratos forwards, futuros, opções e swaps e dos mercados forwards, futuros, opções e swaps e dos mercados desses investimentos.

Usar o Modelo de Equilíbrio de Ativos Financeiros (CAPM) e/ou um modelo multifactorial (APT) para calcular o retorno requerido sobre um ativo em particular, dadas as entradas apropriadas e, assim, calcular o preço do ativo.  Aplicar os conceitos: mercado eficiente, mercado completo, não arbitragem, cobertura de activos.

Aplicar as abordagens de deflator de risco neutral -- ou de estado ou de estado -- para apreçar derivados. Usar as propriedades dos modelos estocásticos da estrutura a termo das taxas de juros. Explicar as limitações dos modelos descritos acima e descrever as formas de as ultrapassar.

Usar a teoria de média--variância de carteiras para calcular um carteira óptima e descrever as limitações dessa abordagem; usar essa teoria para calcular o retorno esperado e o risco de uma carteira com vários ativos de risco, dadas as entradas apropriadas.

Caracterização geral

Código

12464

Créditos

6.0

Professor responsável

Marta Cristina Vieira Faias Mateus

Horas

Semanais - 3

Totais - 42

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos de  Teoria das Probabilidades [Conjuntos mensuráveis, conjuntos desprezáveis; Funções mensuráveis, variáveis aleatórias; lei de probabilidade de uma variável aleatória; integral de Lebesgue; teoremas de convergência: Lebesgue e Fatou; espaços de Banach de classes de funções integráveis].

Conhecimentos de  Processos Estocásticos [Distribuição de um processo estocástico; construção de processos estocásticos; exemplos de processos estocásticos: processo de Wiener e martingalas em tempo discreto e em tempo contínuo].
 

Bibliografia

  1. Berk, J., DeMarzo, P., Corporate Finance, 4th ed. Pearson, 2014.
  2. Bjoerk T., Arbitrage Theory in Continuous Time, 3rd ed. Oxford Finance, 2009.
  3. Bodie, Z., Kane, A. and Marcus, A., Essentials of Investments, McGraw-Hill, 2008.
  4. Elton E.J., Gruber M.J, Martin J.G., Brown S.J., Goetzmann W.N. (2014) Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 9th ed. Wiley, 2014.
  5. Hull J.C.  Options, Futures and other Derivatives, 9th ed. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ, 2014.
  6. Oksendal B. Stochastic Differential Equations: an Introduction with Applications, 6th ed. Springer, 2010.

  7. Pires, C.P., Mercados e Investimentos Financeiros, Escolar Editora, 3ª edição, 2011.

  8. Sharpe, W., Alexander, G. and Bailey, J., Investments, Prentice Hall, 1999.

Método de ensino

A metodologia é a clássica em Matemática no ensino superior. Exposição, exercícios e problemas, trabalhos práticos para aplicação a dados reais. Os conteúdos são apresentados e discutidos, procurando-se dar relevo às ideias, e técnicas, mais relevantes. Há materiais de estudo: livro de texto, notas de aula com exercícios alguns resolvidos e lista de questões teóricas que indicam claramente o que o aluno deve ter como objetivos de aprendizagem. 

 

Método de avaliação

1. FREQUÊNCIA

A obtenção de frequência está dependente da realização  de 2 projetos com uma classificação  ≥ 7,5, numa escala de 0 a 20 valores, em cada um do projetos.

2.  AVALIAÇÃO CONTÍNUA

 A avaliação contínua é composta por 2 projetos ( (obrigatórios para a obtenção de frequência)  e 2 testes, classificados numa escala de 0 a 20 valores. 

Sejam P1, P2, T1 e T2 as respectivas classificações do projecto 1, projeto 2, teste 1 e teste 2. O aluno obtém aprovação na UC se 

 0,2 × P1 + 0,3×T1 +  0,15 × P2 + 0,35×T2  ≥  9,5 .

 Nesse caso a classificação final é definida como a média arredondada às unidades.  

 

2. EXAME

 Todos os alunos inscritos na UC, que tenham obtido frequência, podem realizar exame. 

A classificação final é definida por: 

 CF= 0,2 × P1 + 0,3×EP1 +  0,15 × P2 + 0,35×EP2  , sendo P1 e P2 a classificação dos projectos e  EP1 e EP2 a classificação da 1ª parte e 2ª parte, respetivamente, do exame (escala de 0 a 20 valores).

Se a classificação CF  for superior ou igual a 9.5, o aluno obtém aprovação na UC e a nota é arredondada às unidades. 

 

 3. MELHORIA DE NOTA

Qualquer aluno que pretenda efectuar melhoria de nota terá de se inscrever no CLIP ( informações junto da Divisão Académica). 

A melhoria pode ser relativa a um ou mais dos módulos avaliados. 

 A classificação da melhoria de nota é calculada de acordo com o ponto 2. Caso essa nota seja superior à anteriormente obtida, a classificação final será a de melhoria. Caso contrário, não existe alteração de nota. 

Conteúdo

  1. Objetivos dos investidores individuais e cooperativos.

  2. Mercados financeiros e tipos de investimento financeiro: ativos de rendimento fixo e variável

  3. Apreçamento (valorização) de activos financeiros: obrigações, ações, opções

  4. Mercados financeiros livres de arbitragem e mercados completos; exemplos: modelo binomial e modelo de Black-Scholes.

  5. Outros modelos estocásticos (e.g. difusões) para apreçamento de produtos financeiros derivados

  6. Modelos para a determinação da carteira de investimento (portfolio) óptima e apreçamento:  Modelo de fatores,  CAPM: Modelo de equilíbrio de ativos financeiros, APT: Modelo de arbitragem .

  7. Gestão dos riscos de investimento. Medidas de risco: V@R,  TV@R, EV@R

  8.  Avaliação de desempenho da gestão de carteiras de ativos financeiros

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: