Programa de Introdução à Prática Profissional em Eng. Química

Objetivos

O Programa de Introdução à Prática Profissional (PIPP) visa promover a participação de estudantes, desde cedo na sua formação académica, em atividades em ambiente empresarial.

Através do programa, o estudante que dele participe terá contacto com trabalhos de engenharia, no dia a dia, numa empresa. Tomará conhecimento do modo de funcionamento de projetos de engenharia em ambiente empresarial. Desenvolverá competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia.

Deverá ainda adquirir conhecimentos e, eventualmente, aptidões técnicas específicas na área concreta do trabalho que o estudante desenvolve na empresa.

Caracterização geral

Código

10691

Créditos

3.0

Professor responsável

Pedro Miguel Calado Simões

Horas

Semanais - 4

Totais - 7

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Depende do projeto específico escolhido por cada estudante.

Método de ensino

A comissão científica do curso mantém uma lista de ofertas de participação em projetos em ambiente empresarial, no âmbito do PIPP. Cada entrada na lista apresenta o nome da empresa, o projeto em que é enquadrado, um plano de trabalhos sumário, o período em que as atividades são desenvolvidas, e os orientadores na empresa e científico.

O estudante escolhe um dos projetos da lista. Havendo vários interessados numa mesma participação, cabe ao orientador na empresa escolher o estudante a participar.

O estudante cumpre o plano de trabalho com orientação tutorial, no período designado, devendo esse período, em princípio, coincidir com o período entre o final dos exames e o início do semestre seguinte. As atividades de PIPP podem também ser consideradas como parte de estágios mais alargados (e.g. estágios de Verão).

A avaliação é feita mediante parecer realizado pelo orientador na empresa e uma apresentação oral do estudante no final do seu estágio.

Método de avaliação

I- Apresentação oral de 5 min com a seguinte estrutura:
- Sector de actividade da empresa
- Objectivos do estágio
- Concretização dos objectivos (trabalho realizado)
- Principais conhecimentos adquiridos e importância para a formação em Engenharia
química e Bioquímica

II- Parecer da empresa

Nota: 70% parecer da empresa e 30% apresentação oral e discussão

Conteúdo

Os conteúdos programáticos específicos dependem do projeto concreto escolhido pelo estudante no programa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: