Biofísica

Objetivos

Reconhecer grandezas físicas, respectivas unidades e escalas.

Discutir a aplicação das várias áreas da física à explicação de fenómenos biológicos.

Compreender os conceitos associados aos temas abordados.

Enunciar correctamente as principais leis da física.

Aplicar correctamente as equações relevantes relacionadas com os temas abordados.

Resolver problemas típicos relacionados com os temas abordados.

Caracterização geral

Código

10515

Créditos

6.0

Professor responsável

Célia Maria Reis Henriques

Horas

Semanais - 4

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Physics in Biology and Medicine(2001) Paul Davidovits, 2nd edition, Harcourt, Academic Press.

Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics(1996) Raymond A. Serway, 4th edition, Sauders College Publishing.

General Physics with Bioscience Essays(1985) Jerry B. Marione, William F. Hornyak, 2nd edição, John Wiley & Sons, Inc.

Physics(1988) Kane, Sternheim, 3rd edition, John Wiley & Sons, Inc.

Contemporary College Physics(1992) Edwin R. Jones, Richard L. Childers, 2nd edition, Addison-Wesley Publishing Company

Fundamentals of Physics(1993) David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker, 4th edition, John Wiley & Sons, Inc.

Physics Principles with Applications(1991) Douglas C. Giancoli, 3rd edition, Prentice_Hall International, Inc.

Método de ensino

Nas aulas teóricas os temas serão discutidos com os alunos de forma essencialmente expositiva, recorrendo aos materiais de apoio que se considerar necessários (quadro, slides, applets, demonstrações práticas).

Nas aulas práticas os alunos resolverão problemas/exercícios relacionados com a matéria abordada nas aulas teóricas.

A par destas actividades, os alunos deverão preparar um pequeno projecto, que lhes permita compreender de uma forma mais aprofundada uma determinada parte dos conteúdos leccionados.

Método de avaliação

- Frequência: presença no mínimo a 2/3 das aulas P e positiva num conjunto de atividades de correção de resoluções de exercícios (>1,0) e positiva num projecto (>2,0). A frequência de anos anteriores é válida no presente ano letivo.

- Avaliação

Correção de resoluções de exercícios  (aulas P, grupo-2 alunos) (nc, 0,0-2,0)

Projeto (trabalho escrito + apresentação, casa+aula T/P, grupo-2 alunos) (npr, 0,0-4,0)

Nota prática (np=nc+npr, 0,0-6,0)

Nota teórico-prática (nt, 0,0-20,0): 2 testes (nt1e nt2,  0,0-20,0, nt=(nt1+nt2)/2 ) ou exame (ne, 0,0-20,0, nt=ne)

- Aprovação e nota final (nf, 0,0-2,0)

Alunos com frequência anterior a 22/23: nf=nt  ≥  9,5

Alunos com frequência de 22/23: nf = 0,8xnt + npr 

Alunos com frequência de 23/24: nf = 0,7xnt + np

Conteúdo

1. Introdução

2. Complementos de mecânica

2.1   Dinâmica: revisões sobre leis do movimento linear e angular, trabalho e energia.

2.2   Estática: condições de equilíbrio.

2.3   Propriedades mecânicas dos corpos: resistência e elasticidade.

3. Complementos de mecânica de fluidos

3.1   Aplicações da hidroestática ao corpo humano.

3.2   Tensão superficial e capilaridade

3.3   Aplicações da hidrodinâmica ao corpo humano

4. Movimento oscilatório e propagação de ondas

4.1   Movimento harmónico simples

4.2   Propriedades das ondas (transporte de energia, imagens)

5. Os sentidos da audição e da visão

5.1   Funcionamento do ouvido humano

5.2   Elementos de óptica geométrica

5.3   Funcionamento do olho humano

Conteúdos adicionais:

6. Elementos de radioactividade

6.1   Produção de radioisótopos

6.2   Decaimento radioactivo

6.3   Lei do inverso do quadrado

7. Elementos de Electromagnetismo

7.1 Lei de Coulomb

7.2 Conceito de Campo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: