Biologia Celular B

Objetivos

O objectivo fundamental desta UC é a aquisição de conhecimentos no que diz respeito à estrutura da célula eucariota, e à função dos principais organelos, bem como à forma de comunicação célula-meio extracelular e célula-célula.

Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional da célula eucariota; ii) caracterizar do p.v. estrutural e funcional os principais organelos celulares; iii) expor os mecanismos envolvidos na comunicação célula-meio extracelular; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na comunicação célula-célula.

Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de temas leccionados nas aulas teóricas.

Caracterização geral

Código

10520

Créditos

3.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga

Horas

Semanais - 1

Totais - 27

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos

Bibliografia

Molecular Cell Biology

Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Amon A, Scott MP

7th Ed. WH Freeman & Company, NY, 2012

 

. Molecular Biology of the Cell

Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K, Walter P

5th Ed. Garland Science, NY, 2007

 

. The World of the Cell

Hardin J, Bertoni GP, Kleinsmith LJ, ,

8th Ed. Benjamin Cummings Publ. Co., 2010

 

. The Cell. A molecular Approach

Cooper GM, Hausman RE

5th Ed. Sinauer Associates Inc., 2009

 

. Principles of Cell Biology 3rd Edition

 

.Biologia Celular e Molecular 

Ed. Carlos Azevedo e Cláudio Sunkel. Ed Lidel

 

. Artigos científicos seleccionados

Disponibilizados pela docente na página MOODLE da disciplina

Método de ensino

Aulas teóricas expositivas, com recurso a apresentações multimedia.

Aulas TP para realização de exercícios e problemas e realização de um trabalhos de grupo.

Método de avaliação

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

 

A) Normas de Conduta de BCb 2023-2024

 

1. Os alunos só poderão trocar de turno TP em casos excepcionais e devidamente justificados. A troca carece de autorização prévia.

2. A comunicação com os alunos e disponibilização dos materiais das aulas será feita via moodle.

3. As regras de avaliação e frequência da disciplina estão registadas no CLIP e disponibilizadas no moodle.

 

A) Frequência na disciplina:

1. Para a obtenção da frequência à disciplina é obrigatória a presença e submissão de um número de elementos de trabalho correspondentes a 2/3 do ao número de aulas leccionadas.

2. Para controlo de assíduidade, a presença nas aulas TP é registada por assinatura numa folha de presenças.

3. Os alunos presentes na aula TP têm que submeter, de forma individual, no moodle elementos de trabalho a serem realizados durante as aulas TP. Esse elemento tem de ter claramente indicado o nome e nº do aluno.

Em cada aula TP serão disponibilizadas fichas de exercícios ou outros elementos de trabalho sobre assuntos da Biologia Celular. Nestas aulas, os alunos serão divididos em grupos pré-formados de 3-4 alunos/grupo. Durante o tempo de funcionamento das aulas TP os alunos devem realizar os elementos de trabalho de acordo com as instruções fornecidas em cada aula. Até ao final da aula TP, cada aluno tem de fazer upload do elemento indicado pela docente. No caso de não haver rede, a doecnte poderá indicar outro prazo para submissão dos trabalhos.

4. Apenas os alunos presentes nas aulas TP poderão submeter o trabalho no moodle. Haverá um local próprio para upload dos documentos no moodle, todas as semanas. Não serão considerados trabalhos colocados na aula TP errada.

5. Serão considerados ausentes (com falta) alunos que não tenham assinado a folha de presença e/ou não tenham feito upload do trabalho no local próprio.

6. Atrasos superiores a 20 min impedem o aluno de ser admitido na aula TP, com a respectiva falta, e de fazer/entregar o elemento de trabalho correspondente a esse dia. Faltas injustificadas têm o mesmo efeito.

7. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o último dia da falta.

8. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas teórico-práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.

 

O aluno sem frequência à disciplina não pode fazer o teste, nem apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida nas componentes de avaliação teórica/teórico-prática, contínua e sumativa.

 

 

 

 

B) Avaliação na disciplina

 

B.1) Regras de Avaliação

A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 2 componentes da avaliação:

 

i) Avaliação da componente teórica/teórico-prática (85% = 16 valores). Um teste escrito, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas. A data do teste é divulgada no inicio das aulas – 25.10.2023 (a confirmar) - e marcada no CLIP, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição do teste.

Em alternativa, os alunos podem ter aprovação na disciplina através da realização de um exame final (Época de Recurso) – marcado no CLIP.

A aprovação exige a obtenção, no mínimo, de 8,0 valores em 16 valores (50%) na nota do teste, ou na nota do exame de recurso.

 

ii) Avaliação contínua (teorico-prática) (15% = 4 valores). Um trabalho de grupo – grupos de 3-4 alunos do mesmo turno TP - sobre um organelo/estrutura celular de uma célula eucariota, respeitando os temas e as regras fornecidas.

 

B.2) Condições para obter Aprovação

 

Ter frequência e ter classificação igual ou superior a 8,0/16 val na avaliação da componente teórica/teórico-prática; ter nota final resultante da soma das 2 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.

 

Exame de Recurso

Avaliação indivídual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas. Exame escrito com duração máxima de 2h. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à disciplina.

 

Alunos com Frequência anterior com nota da componente de avaliação contínua e sumativa

Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota da componente de avaliação contínua e sumativa estão dispensados das aulas teorico-práticas e mantêm a nota anterior dessas componentes (ponderada de acordo com a avaliação do ano de frequência), mas terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica/teórico-prática.

 

Melhoria de nota

Aplica-se o estipulado no Regulamento da FCT/UNL em vigor.

Conteúdo

Aulas teóricas – Biologia Celular

1. A célula eucariota

. A teoria celular

. Pricipais diferenças estruturais entre células eucariotas e células procariotas

. A célula eucariota como unidade fundamental dos tecidos e como unidade de fronteira dos vários organelos

. Os principais organelos da célula eucariota

 

2. Membrana Celular e Transporte Biológico

. Estrutura e composição das membranas celulares: Modelo do Mosaico Fluído

. Diferentes tipos de transporte activo e transporte passivo

. Canais iónicos e transportadores membranares

. Gradientes importantes em processos fisiológicos

. Integração e interdependência da actividade de transporte numa célula

. Distribuição dos transportadores e função celular

 

3. Caracterização de organelos das células eucariotas

3.1. Sistema endomembranoso: 

. Localização subcelular, dimensão relativa, estrutura e função do retículo endoplasmático liso e rugoso e aparelho de Golgi

. O papel do retículo endoplasmático rugoso na síntese proteica

. Transporte e sorting de proteínas através do retículo endoplasmático e das diferentes cisternas do aparelho de Golgi

. Via clássica de secreção de proteínas

 

3.2. Lisossomas:

. Caracterização estrutural e funcional dos lisossomas

. Transporte através da rede trans Golgi e formação de lisossomas

. Maturação dos lisossomas

. Hidrolases ácidas lisossomais

. Lisossomas envolvidos em processos de nutrição e defesa celular: caracterização dos diferentes tipos de autofagia (macroautofagia, microautofagia e autofagia mediada por chaperones)

. A importância da autofagia em processos fisiológicos e patológicos

 

3.3. Peroxissomas:

. Caracterização estrutural e funcional dos peroxissomas

. Formação dos peroxissomas

. Importância dos peroxissomas nas vias metabólicas

. Alterações da actividade peroxissomal e relação com patologias

 

3.4. Mitocôndria:

. Caracterização estrutural e funcional da mitocôndria

. Genoma mitocondrial

. Regulação da população mitocondrial activa (fissão, fusão e mitofagia)

. Alterações patológicas relacionadas com perda da homeostasia mitocondrial

. O papel central da mitocôndria no metabolismo e na morte celular por apoptose.

 

4. Sinalização Intracelular e Mecanismos de Transdução de Sinal

. Comunicação por sinais extracelulares e tipos de sinais extracelulares.

. Principais vias de sinalização intracelular e transdução de sinal: Sinalização por receptores intracelulares (receptores de ligandos derivados do colesterol) e sinalização por receptores da superfície celular (receptores ligados à actividade de proteínas G).

. Métodos de identificação, caracterização e modulação de algumas vias de transdução de sinal através da apresentação de casos práticos.

 

5. Citosqueleto:

. Caracterização estrutural e functional do citosqueleto

. Microtúbulos, microfilamentos (filamentos de actina) e filamentos intermédios. Transporte intracelular dependente de proteínas motoras (cinesinas e dineínas)

. Participação dos elementos do citoesqueleto na homeostasia celular

 

Aulas teórico-práticas – Biologia Celular

Resolução de exercícios e problemas, e pesquisa de literatura científica actual, de forma indivídual ou em grupo, sobre a matéria da aula teórica anterior:

. Célula eucariota e membrana Celular

. Retículo endoplasmático e aparelho de Golgi

. Lisossomas e peroxissomas

. Mitocôndria

. Vias de sinalização celular

. Citoesqueleto

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: