Programa de Introdução à Prática Profissional em Engenharia Biomédica

Objetivos

A realização do Estágio tem como principal objetivo proporcionar ao estudante um primeiro contacto com o ambiente clínico/empresarial, numa área coincidente com os estudos, sendo neste caso a Engenharia Biomédica, uma área de simbiose entre a Engenharia e a Medicina.

Este contacto directo com o contexto clínico/empresarial permite tomar conhecimento da metodologia de funcionamento adoptada nos referidos ambientes. Aliado a este, surgem ainda outros objetivos importantes, tais como o cumprimento de horários estabelecidos pela Instituição, a capacidade de cumprir ordens e executar tarefas, ainda que possam ser simples.

Dada a importância da cooperação em qualquer ambiente de trabalho, este Estágio tem ainda o objetivo de desenvolver as competências transversais de trabalho em equipa, comunicação escrita e oral e capacidade de aprendizagem de forma autónoma.

Caracterização geral

Código

10606

Créditos

3.0

Professor responsável

Cláudia Regina Pereira Quaresma

Horas

Semanais - 3

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Este período de Estágio de pequena duração / “internship” (minimo de 80h) surge como uma preparação para o que terão de enfrentar no término dos seus estudos: a área profissional. Em termos pedagógicos, o contacto que é feito através do Estágio fomenta e melhora a aprendizagem dos estudantes, pois é-lhes dada a oportunidade de conhecer ainda melhor a área em que estão inseridos, não de forma teórica, mas sim prática. Os inputs que recebem durante este período servem como estímulos e incentivos à sua capacidade de adaptação, reação e resolução de problemas reais.

A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que aplica os princípios, métodos e ferramentas das ciências, da tecnologia e da engenharia para analisar e resolver problemas em medicina e biologia, no sentido de desenvolver abordagens inovadoras para a instrumentação em prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Deste modo, fornece-se uma melhoria geral nos cuidados de saúde e no próprio conhecimento do corpo humano.

Sendo assim, após o Estágio, é expectável que me encontre mais conhecedor e alerta para a realidade profissional na área da Saúde, o que despertará o surgimento de novas ideias como meios de possível resolução de problemas atualmente existentes. Estarei também, com certeza, mais preparado para prosseguir os estudos e apontar para níveis de excelência cada vez mais elevados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: