Fisiologia
Objetivos
Compreender o funcionamento dos principais sistemas orgânicos, nomeadamente os sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso e renal, numa perspectiva fisiológica (i.e., não patológica), bem como dos mecanismos subjacentes à sua regulação. Em particular, o aluno deverá ser capaz de descrever os mecanismos de regulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, usados como modelo de regulação fisiológica.
O aluno deverá também ser capaz de interpretar o significado funcional dos principais parâmetros fisiológicos.
O aluno deverá ainda conhecer os conceitos básicos inerentes à caracterização histológica dos principais tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
Caracterização geral
Código
3086
Créditos
6.0
Professor responsável
Cláudia Regina Pereira Quaresma, Ricardo Alexandre da Silva Santos Afonso
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica.
Bibliografia
- Guyton, AC; Hall, JE (2006). Textbook of Medical Physiology. Elsevier Saunders. Philadelphia.
- Costanzo, LS (2013). Physiology. 5th Edition. Elsevier Saunders. Philadelphia.
- Ganong, WF (2006). Review of Medical Physiology. McGraw-Hill.
Método de ensino
O ensino da UC de Fisiologia assenta em:
- Aulas Teóricas: método expositivo, com recurso pontual a demonstrações e/ou discussão de casos clínicos.
- Aulas Práticas: resolução e análise de problemas, com recurso a simuladores de Fisiologia; discussão de casos clínicos.
Método de avaliação
A avaliação será constituída por duas componentes, a Teórica e a Prática, sendo que a classificação final na UC de Fisiologia resulta da média ponderada entre as duas: 60 % da avaliação Teórica e 40 % da avaliação Prática. Os parâmetros e momentos de avaliação serão os seguintes:
1) Componente teórica (60%): A classificação da componente Teórica será obtida através nota de dois testes de avaliação individual, realizado na época 1.
2) Componente prática (40%): A avaliação da componente Prática será calculada através da média aritmética entre as classificações obtidas nos Minitestes Práticos (20%, cada um contribuindo em 10% para a classificação final) e a avaliação obtida no decurso das Aulas Práticas, esta calculada através da média aritmética das classificações obtidas nos 3 protocolos entregues (3 x 5 % = 15 %) e da assiduidade (máximo de 5 %; 1 falta - 4 %, 2 faltas - 3 %, 3 faltas - 2 %, 4 faltas - 1%, 5 faltas - 0 %).
A avaliação final será de 0-20 valores, com arredondamento à unidade. O arredondamento será efectuado apenas no cálculo da classificação final da UC de Fisiologia, sendo que não se procederá a arredondamento no cálculo das avaliações parciais.
Para que possa concluir a UC de Fisiologia com sucesso (aprovação), o aluno terá que obter aprovação - classificação maior ou igual a 10 valores. A aprovação na componente Prática tem a validade de 2 anos lectivos.
Apenas poderão apresentar-se a Exame de Recurso os alunos com aprovação na componente Prática.
O exame de Recurso englobará toda a matéria leccionada.
Conteúdo
Caracterização histológica dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Organização hierárquica do sistema nervoso do ponto de vista anatómico; Princípios básicos da Fisiologia do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Autónomo. Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Fisiologia do Sistema Respiratório. Princípios básicos Fisiologia Renal. Contracção muscular e controlo neuromuscular.