Pensamento Contemporâneo
Objetivos
Conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução actual
Discernir o papel da racionalidade técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
Compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana
Efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação conceptual e axiológica
Contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
Caracterização geral
Código
10996
Créditos
3.0
Professor responsável
Davide Scarso
Horas
Semanais - 2
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Para alunos do segundo ao quinto ano curricular.
Somente para alunos a partir do segundo ano até ao quinto ano curricular.
Bibliografia
Alexis de Tocqueville, Da democracia na América. Lisboa: Relógio d’Água, 2008.
Amartya Sem, Identidade e violência. Lisboa: Tinta da China, 2007.
Amin Maalouf, As identidades assassinas. Lisboa: Difel, 2002.
Francis Fukuyama, Identidades. Lisboa: Dom Quixote, 2018.
Hans Magnus Enzensberger, A grande migração. Lisboa: Relógio d’Água, 1998.
Michael Sandel, A tirania do mérito. Lisboa: Presença, 2022.
Roger Eatwell & Matthew Goodwin, Populismo. Porto Salvo: Edições Saída de emergência, 2019.
Zygmunt Bauman, Retrotopia. RJ: Zahar, 2017.
Método de ensino
1. Exposição teórica dos temas do programa e respetivo debate
2. Debate sobre o tema da ficha de leitura.
3. Apresentação na sala de aula de um trabalho de grupo.
Método de avaliação
1. Assiduidade (10%)
2. Apresentação de um trabalho em grupo (40%)
3. Ficha de leitura (20%)
4. Teste (30%)
Conteúdo
1. Tocqueville, a revolução democrática e o populismo.
2. A Identidade, a cultura e a dialética do reconhecimento.
3. Sociedade, comunidade e autenticidade.
4. Honra, dignidade e mérito.
5. História, memória e retrotopia.
6. O nacionalismo, migração e o mito da grande substituição.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: