Teoria de Sinais
Objetivos
Após concluir a disciplina com aproveitamento o aluno tem as seguintes capacidades: domínio dos principais conceitos e ferramentas analíticas para análise e processamento de sinais deterministicos, em tempo discreto, e sua aplicação prática; conhecimentos de análise de sinais e sistemas em tempo contínuo; compreensão dos principais aspectos da amostragem de sinais. Nesta disciplina o aluno torna-se capaz de utilizar ferramentas analíticas e computacionais na resolução de problemas reais em processamento de sinal.
Caracterização geral
Código
3748
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando José Almeida Vieira do Coito
Horas
Semanais - 4
Totais - 68
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Domínio de conceitos matemáticos:
- integração e derivação
- séries, polinómios e fracções polinomiais
- cálculo complexo
- representação gráfica
Bibliografia
Bibliografia recomendada:
Teoria de Sinais - Manuel D. Ortigueira e Fernando J. Coito - Março 2012
Outra bibliografia:
Bernd Girod, R. Rabenstein e A. Stenger, "Signals and Systems", Wiley
M. D. Ortigueira, "Processamento Digital de Sinais", Fundação Calouste Gulbenkian.
Notas das aulas Teóricas - F.Coito
Alan V. Oppenheim, "Signals and Systems", Prentice Hall
M. D. Ortigueira, Folhas teóricas de Teoria de Sinais
I.M.G. Lourtie, "Sinais e Sistemas", Escolar Editora
A. Quarteroni e F. Saleri, "Cálculo Científico com MatLab e Octave", Springer
Manual de Matlab
Introdução ao Simulink
Aulas práticas:
Colecção de Problemas resolvidos
Enunciados de Problemas
Enunciados dos trabalhos de laboratório
Método de ensino
A disciplina está organizada em aulas teórico-práticas e de prática-laboratorial. Nas aulas de prática-laboratórial os conceitos e métodos introduzidos na aula teórico-prática são aplicados, tanto de um ponto de vista analítico como através de ,trabalhos práticos. Cada sequência aula teórico-prática + prática-laboratório visa a compreensão de um tema.
Método de avaliação
A aprovação na disciplina de Teoria de Sinais pode ser obtida através de uma de duas formas alternativas:
-
Média superior a 9.5 valores (escala 0-20 valores) na avaliação de 2 testes a realizar durante o semestre.
-
Realização de um exame final de recurso com nota mínima de 9.5 valores . A nota obtida no exame será a nota final da disciplina.
A disciplina não tem frequência. Todos os alunos que não tenham aprovação por testes poderão ir a exame final.
Testes e Exame
Tanto os testes como o exame terão duas componentes de avaliação: componente teórico-prática e componente laboratorial. A avaliação da componente laboratorial incidirá sobre o trabalho realizado nas aulas práticas/laboratório. Esta componente corresponde a 25% de cada prova (5 valores).
Em cada prova, a componente laboratorial só tem início após a conclusão e entrega da parte teórico-prática.
Para efeitos de consulta, os alunos poderão levar consigo para os testes e exame uma folha A4. A folha A4 pode incluir qualquer matéria que o aluno considere útil, nomeadamente fórmulas, tabelas ou informação sobre os trabalhos laboratoriais.
Aulas práticas/laboratório. Funcionamento das aulas T-Práticas e de Prática-Laboratorial
A frequência das aulas não é obrigatória.
Durante as aulas práticas/laboratório serão realizados trabalhos práticos com avaliação. Os alunos que responderem aos trabalhos nas aulas ficam dispensados de responder às questões da componente laboratorial do exame e dos testes correspondentes.
Para alunos repetentes, a classificação obtida nos trabalhos práticos realizados em anos anteriores será considerada para efeitos da classificação do ano em curso.
Conteúdo
1 Sinais e sistemas
2 Sistemas lineares e invariantes no tempo
3 Transformada de Laplace
4 Transformada Z
5 Os sinais periódicos e a série de Fourier (DFT)
6 Transformada de Fourier de sinais discretos
7 A transformada de Fourier de sinais a tempo contínuo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: