Modelação de Dados em Engenharia
Objetivos
1. Saber: a) Conceitos fundamentais de modelação e sua aplicabilidade em engenharia. b)Familiarização com vários formalismos de modelação.
2. Fazer: a) Capacidade de modelação de pequenos sistemas. b) Capacidade de modelação abstracta.
3. Competências não-técnicas: a) Capacidade de trabalho em equipa. b)Capacidade de gestão de tempo e cumprimento de prazos.
Caracterização geral
Código
7226
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Manuel Camarinha de Matos
Horas
Semanais - 4
Totais - 63
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos de programação.
Bibliografia
1. Notas da disciplina - L.M. Camarinha Matos
2. The essence of databases - F. D. Rolland, Prentice Hall, 1998, ISBN 0-13-727827-6
3. AI through Prolog . Neil C. Rowe, Prentice Hall, ISBN 0-13-049362-7.
4. UML for Systems Engineering: Watching the Wheels, Jon Holt , 2001, ISBN:0852961057.
Método de ensino
A UC inclui uma componente teórica-prática e uma componente laboratorial. A componente teórico- prática é facultada através de aulas formais de exposição dos conceitos propostos no programa, complementados com realização de exercícios. A UC tem uma avaliação contínua, mediante a realização de testes de avaliação efetuados ao longo do semestre.
A componente prática é facultada através da realização de trabalhos em laboratório, apoiada pelos docentes, onde os estudantes trabalham em grupo na resolução de problemas práticos do âmbito desta área, sendo a avaliação efetuada sobre os resultados obtidos nestes trabalhos.
A classificação é dada pela média das duas componentes de avaliação.
Método de avaliação
3 Mini-testes - 60% (33.33%, 33.33%, 33.33%)
3 Trabalhos - 40% (40%, 40%, 20%)
Nota mínima: Testes >= 9.5 Trabalhos >= 9.5
Conteúdo
1. | INTRODUÇÃO | ||||
2. | MODELAÇÃO COM BASE NO MODELO RELACIONAL
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3. | MODELAÇÃO COM BASE EM PROGRAMAÇÃO EM LÓGICA
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4. | MODELAÇÃO COM BASE EM "FRAMES"
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5. | LINGUAGENS GRÁFICAS - UML | ||||
6. | INTRODUÇÃO ÀS ONTOLOGIAS |