Aspetos Socio-Profissionais da Informática

Objetivos

Saber:

- Impacto das comunicações e processamento digitais na sociedade

- Ética e ética aplicada relacionadas com os aspetos de desenho, construção, implantação e utilização de sistemas modernos de comunicações e processamento digitais

Saber fazer:

- Análise das controvérsias e impactos éticos do uso de comunicações e processamento digitais

- Consciência das implicações da tecnologia na sociedade

Competência Complementares:

- aprender a investigar temas das ciências sociais

- capacidades de apresentação oral e escrita

Caracterização geral

Código

11191

Créditos

3.0

Professor responsável

Vasco Miguel Moreira do Amaral

Horas

Semanais - 4

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Michael J. Quinn, “Ethics for the Information Age,” Pearson, 8th Edition, 2020

Muitas outras referências fornecidas a propósito de cada tema; as informações colocadas on-line são o local apropriado para as coletar.

Método de ensino

As aulas da unidade curricular podem tomar as seguintes formas: aulas teóricas, seminários realizados por docentes ou individualidades convidadas, e visionamento de filmes (seguidos de debate). São ainda indicados artigos e temas para pesquisa que suportem o trabalho escrito.

Método de avaliação

Nota final da disciplina

A classificação de cada componente de avaliação é expressa na escala de 0 a 20 valores (com arredondamento às décimas). Apenas a nota final será arredondada às unidades.

Componentes de avaliação

T - Teste escrito [ou Exame de Recurso], presencial, sem consulta.

Q - 10 Quizzes, 1 quiz realizado no portal da cadeira no moodle no fim de cada semana 

P1 - Participação na organização de evento (palestras, workshops, conferências)  dos tópicos da cadeira, desde que devidamente autorizados pelo docente da cadeira e contabilizado apenas uma vez

P2 - Assistir a evento (palestras, workshops, conferências) dos tópicos da cadeira, desde que devidamente autorizados pelo docente da cadeira e contabilizado apenas uma vez

Formula de avaliação

(opção 1) NF= T , para aprovação na unidade curricular T >= 9,5

(opção 2) NF=0,9*T+0,1*Q  , para aprovação na unidade curricular T >= 9,5 e NF >=9,5

A nota final a considerar será a maior das duas opções.

A nota NF poderá ser acrescida de 0,5 valores se P1 ou 1 valor se P2 (apenas uma das duas) sendo que se NF ultrapassar 20, o aluno ficará com nota de 20 valores.

Observações adicionais

1- T terá a duração de 3h

2- T incidirá essencialmente sobre toda a matéria apresentada nas aulas (incluindo oradores convidados) até às aulas da semana anterior à da realização do teste

3- Para a realização de T não é autorizado o uso de quaisquer materiais de consulta, nem o uso de equipamentos electrónicos de qualquer espécie

4- O teste realiza-se na data e horário anunciados no CLIP e no portal da cadeira no moodle



Conteúdo

Introdução - panorâmica da evolução da tecnologia digital e do impacto social da tecnologia

Moral, ética e lei

O impacto das comunicações digitais na privacidade e na interação humana

Segurança privacidade, hacking e cibercrime

Propriedade intelectual e plagiarismo

Privacidade e proteção de dados individuais

O impacto da tecnologia digital na sociedade — focos: Internet e Inteligência Artificial

Redes sociais e o seu impacto social

Ética profissional

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: