Aspetos Socio-Profissionais da Informática
Objetivos
Saber:
- Impacto das comunicações e processamento digitais na sociedade
- Ética e ética aplicada relacionadas com os aspetos de desenho, construção, implantação e utilização de sistemas modernos de comunicações e processamento digitais
Saber fazer:
- Análise das controvérsias e impactos éticos do uso de comunicações e processamento digitais
- Consciência das implicações da tecnologia na sociedade
Competência Complementares:
- aprender a investigar temas das ciências sociais
- capacidades de apresentação oral e escrita
Caracterização geral
Código
11191
Créditos
3.0
Professor responsável
Vasco Miguel Moreira do Amaral
Horas
Semanais - 4
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Michael J. Quinn, “Ethics for the Information Age,” Pearson, 8th Edition, 2020
Muitas outras referências fornecidas a propósito de cada tema; as informações colocadas on-line são o local apropriado para as coletar.
Método de ensino
As aulas da unidade curricular podem tomar as seguintes formas: aulas teóricas, seminários realizados por docentes ou individualidades convidadas, e visionamento de filmes (seguidos de debate). São ainda indicados artigos e temas para pesquisa que suportem o trabalho escrito.
Método de avaliação
Nota final da disciplina
A classificação de cada componente de avaliação é expressa na escala de 0 a 20 valores (com arredondamento às décimas). Apenas a nota final será arredondada às unidades.
Componentes de avaliação
T - Teste escrito [ou Exame de Recurso], presencial, sem consulta.
Q - 10 Quizzes, 1 quiz realizado no portal da cadeira no moodle no fim de cada semana
P1 - Participação na organização de evento (palestras, workshops, conferências) dos tópicos da cadeira, desde que devidamente autorizados pelo docente da cadeira e contabilizado apenas uma vez
P2 - Assistir a evento (palestras, workshops, conferências) dos tópicos da cadeira, desde que devidamente autorizados pelo docente da cadeira e contabilizado apenas uma vez
Formula de avaliação
(opção 1) NF= T , para aprovação na unidade curricular T >= 9,5
(opção 2) NF=0,9*T+0,1*Q , para aprovação na unidade curricular T >= 9,5 e NF >=9,5
A nota final a considerar será a maior das duas opções.
A nota NF poderá ser acrescida de 0,5 valores se P1 ou 1 valor se P2 (apenas uma das duas) sendo que se NF ultrapassar 20, o aluno ficará com nota de 20 valores.
Observações adicionais
1- T terá a duração de 3h
2- T incidirá essencialmente sobre toda a matéria apresentada nas aulas (incluindo oradores convidados) até às aulas da semana anterior à da realização do teste
3- Para a realização de T não é autorizado o uso de quaisquer materiais de consulta, nem o uso de equipamentos electrónicos de qualquer espécie
4- O teste realiza-se na data e horário anunciados no CLIP e no portal da cadeira no moodle
Conteúdo
Introdução - panorâmica da evolução da tecnologia digital e do impacto social da tecnologia
Moral, ética e lei
O impacto das comunicações digitais na privacidade e na interação humana
Segurança privacidade, hacking e cibercrime
Propriedade intelectual e plagiarismo
Privacidade e proteção de dados individuais
O impacto da tecnologia digital na sociedade — focos: Internet e Inteligência Artificial
Redes sociais e o seu impacto social
Ética profissional