Gestão da Cadeia de Abastecimento

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam tornar as cadeias de abastecimento sustentáveis ao nível global, nacional e organizacional.

Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam compreender a complexidade da estrutura de uma cadeia de abastecimento e dos processos, com caracter dinâmico, que nela decorrem e, consequentemente, a dificuldade associada à tomada de decisões eficazes e eficientes. Pretende-se ainda que desenvolvam aptidões que lhes permitam saber não só selecionar e aplicar as estratégias e os paradigmas de gestão mais adequados para tornar as cadeias de abastecimento competitivas, mas também, medir e controlar o desempenho de cadeias de abastecimento.

Caracterização geral

Código

10591

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paula Ferreira Barroso, Virgínia Helena Arimateia de Campos Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

  • Bowersox D., Closs D., Cooper M.D., Supply Chain Logistics Management, McGraw Hill, 5ª ed., 2020, New York.
  • Bozarth C.B., Handfield, R.B., Introduction to Operations and Supply Chain Management, Global Edition, Pearson, 5ª ed., 2020, Harlow.
  • Carvalho J.C. et al., Logística e Gestão na Cadeia de Abastecimento, Ed. Sílabo, 2ª ed., 2017, Lisboa.
  • Chopra S., Supply Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson Global Edition, 7ª ed., 2019, Harlow.
  • Coyle J.J., Bardi E.J, Langley CJ, The Management of Business Logistics. A Supply Chain Perspective, Thomson, 8ª ed., 2008, Quebec.
  • Shapiro JF, Modeling the Supply Chain, Duxbury, Cengage /Thomson Learning, 2ª ed., 2006, Belmont: South-Western.
  • Simchi-Levi D, Kaminsky P, Simchi-Levi E, Designing and Managing the Supply Chain. Concepts, Strategies and Case Studies, 3rd ed, McGraw-Hill, 2007, Boston.

Método de ensino

Os conceitos fundamentais, métodos e modelos, são apresentados nas aulas teóricas (T) adotando o método expositivo. São colocadas questões para estimular a participação dos estudantes e avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.
Nas aulas práticas (P) os estudantes resolvem exercícios e realizam jogos no âmbito da GCA, com prépreparação e elaboração de relatório, adotando o método experimental. São usados métodos ativos. Os resultados dos trabalhos, realizados em grupo, são analisados em aula.

Método de avaliação

A avaliação da unidade curricular inclui duas componentes de avaliação, avaliação teórico-prática (2 testes T1 e T2) e avaliação laboratorial (1 trabalho em grupo, TG).

Nota final = 0,40 T1  + 0,40 T2 + 0,20 TG

Cada elemento de avaliação será arredondado às centésimas.

Para aprovação na UC, o estudante tem de possuir uma nota média dos testes de pelo menos  9,50 valores e uma classificação final de pelo menos 9,50 valores.

O Exame de Recurso substitui apenas a componente teórico-prática.

Conteúdo

1. Conceitos fundamentais da gestão da cadeia de abastecimento
1.1 A complexidade na cadeia de abastecimento
1.2 Questões fundamentais na gestão da cadeia de abastecimento

2. Gestão integrada da cadeia de abastecimento
2.1 Objetivos da gestão da cadeia de abastecimento
2.2 Modelação da cadeia de abastecimento
2.3 Análise de estratégias e paradigmas de gestão da cadeia de abastecimento
2.4 Análise da sustentabilidade das estratégias e paradigmas de gestão

3. Gestão do risco na cadeia de abastecimento
3.1 Tipos de risco
3.2 Análise do risco
3.3 Estratégias reativas e pró-ativas de resposta ao risco

4. Avaliação do desempenho da gestão da cadeia de abastecimento
4.1 Métodos qualitativos e quantitativo
4.2 Modelo SCOR

5. Realização de jogos no âmbito da gestão da cadeia de abastecimento e respetiva análise crítica

6. Tendências na cadeia de abastecimento

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: