Marketing
Objetivos
A disciplina procura dotar os alunos dos conhecimentos fundamentais no domínio do Marketing, nomeadamente as diferentes técnicas associadas ao Marketing Research, o conhecimento de diferentes estratégias de mercado, como a segmentação , targeting e posicionamento, e a actuação ao nível das variáveis do Marketing Mix.
Caracterização geral
Código
12520
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, Rogério Salema Araújo Puga Leal
Horas
Semanais - 4
Totais - 66
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Dibb, Sally; Simkin, Lyndon; Pride, William M. and Ferrell, O. C. (2012). Marketing: Concepts and Strategies (6th ed.).London: Cengage.
Philip T. Kotler and Kevin Keller (2016), Marketing Management, 15th Edition, Pearson.
Vicente, P., Reis, E. e Ferrão, F.(2001), "Sondagens-a amostragem como factor decisivo de qualidade", Edições Sílabo.
Hair, J. H., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., (2009), Multivariate Data Analysis, New Jersey, Prentice-Hall Higher Education.
William G. Zikmund, Barry J. Babin (2016), Essentials of Marketing Research, Cengage.
Método de ensino
O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas na aplicação prática dos conceitos. Com este objectivo, utilizam-se situações tão próximas da realidade quanto possível, utilizando com frequência dados e informações reais. O desenvolvimento do Plano de Marketing, na fase final, fomenta a agregação dos conceitos adquiridos e potencia competências de persuasão, comunicação e relacionamento interpessoal.
Método de avaliação
A unidade curricular comporta dois elementos de avaliação: um teste individual, com uma ponderação de 65% na classificação final, e um trabalho de grupo, com uma ponderação de 35%.
Para aprovação na disciplina, o estudante deverá ter classificação igual ou superior a 9,5 no teste individual.
A obtenção de frequência depende de aprovação no trabalho prático.
Conteúdo
A disponibilizar brevemente