Marketing

Objetivos

A disciplina procura dotar os alunos dos conhecimentos fundamentais no domínio do Marketing, nomeadamente as diferentes técnicas associadas ao Marketing Research, o conhecimento de diferentes estratégias de mercado, como a segmentação , targeting e posicionamento, e a actuação ao nível das variáveis do Marketing Mix.

Caracterização geral

Código

12520

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, Rogério Salema Araújo Puga Leal

Horas

Semanais - 4

Totais - 66

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Dibb, Sally; Simkin, Lyndon; Pride, William M. and Ferrell, O. C. (2012). Marketing: Concepts and Strategies (6th ed.).London: Cengage.

 

Philip T. Kotler and Kevin Keller (2016), Marketing Management, 15th Edition, Pearson.

 

Vicente, P., Reis, E. e Ferrão, F.(2001), "Sondagens-a amostragem como factor decisivo de qualidade", Edições Sílabo.

 

Hair, J. H., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., (2009), Multivariate Data Analysis, New Jersey, Prentice-Hall Higher Education.

 

William G. Zikmund, Barry J. Babin (2016), Essentials of Marketing Research, Cengage.

Método de ensino

O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas na aplicação prática dos conceitos. Com este objectivo, utilizam-se situações tão próximas da realidade quanto possível, utilizando com frequência dados e informações reais. O desenvolvimento do Plano de Marketing, na fase final, fomenta a agregação dos conceitos adquiridos e potencia competências de persuasão, comunicação e relacionamento interpessoal.

Método de avaliação

A unidade curricular comporta dois elementos de avaliação: um teste individual, com uma ponderação de 65% na classificação final, e um trabalho de grupo, com uma ponderação de 35%.

Para aprovação na disciplina, o estudante deverá ter classificação igual ou superior a 9,5 no teste individual.

A obtenção de frequência depende de aprovação no trabalho prático.

Conteúdo

A disponibilizar brevemente

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: