Gestão e Estratégia Industrial

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências planeamento e controlo estratégico em organizações industrais e de serviços. Pretende-se ensinar a estruturar um plano estratégico e dar a a conhecer  os métodos e ferramentas adequados a sua elaboração.  Serão também explicados métodos e ferraamentas para controlar a execução da estratégia. Serão abordados os contextos corporativos, com portfólio de vários negócios, bem com planear a estratégia de negócio.

Os estudantes deverão também desenvolver competências de trabalho em equipa para compreensão, formulação de estratégias corporativas e de negócio em contexto real, bem como desenvolver competências de comunicação oral e escrita para descrição dos Planos Estratégicos.

Caracterização geral

Código

12523

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Paula Ferreira Barroso, Henrique Alberto Martins Figueiredo

Horas

Semanais - 2

Totais - 44

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Gestão Estratégica - Conceitos, Modelos e Instrumentos; António J. Robalo Santos, 2008
Value Balanced Scorecard, Geada, F. Cruz, L. e Silva, T. , Ed.Silabo, 2012
Gestão Estratégica, Teixeira, S., Escolar Editora, 2020

Estratégia, A. Freire, Verbo, 1997
Exploring Corporate Strategy, G. Johnson, K. Scholes, Prentice Hall, 1997
Strategor, Publicações Dom Quixote, 1993
Strategic Manufacturing for Competitive Advantage, S. Brown, Prentice Hall, 1997
Competitive Strategy, M. Porter, Free Press, NY, 1990
Strategic Management and Business Policy, Wheelen, Hunger, 5ª Edição, Addison-Wesley, 1995

Método de ensino

O método de ensino baseia-se nos seguintes princípios:

Aulas Teóricas - Práticas (2h / semana): Exposição oral por parte do docente; Debate com os alunos sobre casos de estudo; Exercícios práticos de utilização de técnicas, métodos e ferramentas; Realização de trabalhos de grupo; Apresentação e debate dos trabalhos.

Método de avaliação

A avaliação final da unidade curricular de Gestão e Estratégia Industrial (GEI) será baseada nos seguintes elementos:

- 1 Teste (T1), com 40% de peso na avaliação final

- 2 Trabalhos de Grupo (TG - Parte A, TG2 - Parte B). Consiste no desenvolvimento de 2 trabalhos a realizar de acordo com o especificado, um focado na Análise Estratégica e outro da Formulação da Estratégia. Os grupos terão um máximo de 5 estudantes.

A nota final de GEI será composta da seguinte maneira:

Nota final = 0,40*T1 + 0,25*TG1 + 0,35*TG2

onde: 
T1 - nota do teste;
TG1 - nota 1º trabalho de grupo; 
TG2 - nota do 2º trabalho de grupo

A nota de cada uma das componentes de avaliação é arredondada às décimas.

A aprovação ocorre se a Nota Final for igual ou superior a 9,5 valores.

Conteúdo

1. Estratégia e Gestão Estrtaégica das Organizações
 
2. Análise Estratégia Industrial (Modelos PESTA, Modelo da Atratividade)
 
3. Análise Estratégica do Negócio (Estratégias competitivas, Fatores Criticos de Sucesso, Análsie de Stakeholders, Posicionamento Competitivo)
 
4. Análise Estratégica da Empresa (Cadeia de Valor, Capacidades, Competências Organizacionais)
 
5. Diagnóstico Estratégico (Análise SWOT)
 
6. Formulação da Estratégia (Estratégia Corporativa, Negócio, Matriz Ansoff)
 
7. Portefólio de Iniciativas Estratégicas (Programas e Projetos, Gestão de Benefícios)
 
8. Estrutura de um Plano Estratégico
 
9. Sistemas de Controlo Estratégico (Valores, Crenças, Scorecards)
 
10. Estruturas de Governação
 
11. Inovação Estratégica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: