Inovação e Desenvolvimento do Produto
Objetivos
No final desta unidade curricular, os estudantes terão adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem:
- Compreender a inovação de forma integrada no processo de gestão da empresa.
- Identificar as várias formas e processos de inovação empresarial.
- Relacionar o processo de inovação com o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços.
- Conhecer as fases de desenvolvimento do produto: da oportunidade à entrega do produto ao cliente.
- Aplicar metodologias e ferramentas de desenvolvimento de produto e serviços de uma forma interdisciplinar; em equipa com informação limitada.
- Compreender a importância da prototipagem num contexto de desenvolvimento rápido de produto.
- Analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto, nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio, nomeadamente através de técnicas de projeto para X, tais como fabrico e montagem, ambiente, entre outros.
Caracterização geral
Código
12526
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Paula Ferreira Barroso, Helena Victorovna Guitiss Navas
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Product Design & Development - 5th Edition: K. T. Ulrich, S. D. Eppinger, McGraw-Hill Education, ISBN-13: 978-0073404776
Supporting books:
- Product Design - Techniques in Reverse Engineering and New Product Development: Kevin Otto and Kristin Wood, Pearson
- Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval, J. Cagan & C. Vogel, FT Press; ISBN-10: 0132618621
Método de ensino
O método de ensino baseia-se nos seguintes princípios:
- Exposição oral por parte do docente;
- Realização de trabalhos em grupo;
- Apresentação e debate dos trabalhos em grupo;
- Avaliação de conhecimento e desempenho individual.
Método de avaliação
A avaliação final terá por base o desempenho ao longo do semestre:
- 1 Teste (T)
- 2 Trabalhos de Grupo (TG1, TG2) que consistem no desenvolvimento de trabalhos durante o semestre.
Os grupos terão um máximo de 4 estudantes.
A nota final será composta da seguinte maneira:
Nota final = 0,30*TG1 + 0,45*TG2+ 0,25*T
A aprovação ocorre se a Nota Final for igual ou superior a 9,5 valores.
Conteúdo
A função Inovação nas empresas e a competitividade.
Formas de Inovação. Conceitos de ecossistemas de inovação.
Propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
O processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Gestão de projetos de inovação.
- Oportunidades
- Planeamento
- Estabelecimento de necessidades e tradução em especificações
- Geração, seleção e teste de conceitos
- Arquitetura de produto
Prototipagem
Projeto para X (fabrico e montagem, ambiente, cadeia de abastecimento, obsolescência).
A perspetiva económica do desenvolvimento de produtos