Inovação e Desenvolvimento do Produto

Objetivos

No final desta unidade curricular, os estudantes terão adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem:

- Compreender a inovação de forma integrada no processo de gestão da empresa.

- Identificar as várias formas e processos de inovação empresarial.

- Relacionar o processo de inovação com o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

- Conhecer as fases de desenvolvimento do produto: da oportunidade à entrega do produto ao cliente.

- Aplicar metodologias e ferramentas de desenvolvimento de produto e serviços de uma forma interdisciplinar; em equipa com informação limitada. 

- Compreender a importância da prototipagem num contexto de desenvolvimento rápido de produto. 

- Analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto, nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio, nomeadamente através de técnicas de projeto para X, tais como fabrico e montagem, ambiente, entre outros.

Caracterização geral

Código

12526

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paula Ferreira Barroso, Helena Victorovna Guitiss Navas

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Product Design & Development - 5th EditionK. T. Ulrich, S. D. Eppinger, McGraw-Hill Education, ISBN-13: 978-0073404776

Supporting books:

  • Product Design - Techniques in Reverse Engineering and New Product Development: Kevin Otto and Kristin Wood, Pearson
  • Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval, J. Cagan & C. Vogel, FT Press; ISBN-10: 0132618621

Método de ensino

O método de ensino baseia-se nos seguintes princípios:

-      Exposição oral por parte do docente;

-      Realização de trabalhos em grupo;

-      Apresentação e debate dos trabalhos em grupo;

-      Avaliação de conhecimento e desempenho individual.

Método de avaliação

A avaliação final terá por base o desempenho ao longo do semestre:

- 1 Teste (T)

- 2 Trabalhos de Grupo (TG1, TG2) que consistem no desenvolvimento de trabalhos durante o semestre. 

Os grupos terão um máximo de 4 estudantes.

A nota final  será composta da seguinte maneira:

Nota final = 0,30*TG1 + 0,45*TG2+ 0,25*T

A aprovação ocorre se a Nota Final for igual ou superior a 9,5 valores.

Conteúdo

A função Inovação nas empresas e a competitividade.

Formas de Inovação. Conceitos de ecossistemas de inovação.

Propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

O processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Gestão de projetos de inovação.

- Oportunidades

- Planeamento

- Estabelecimento de necessidades e tradução em especificações

- Geração, seleção e teste de conceitos

-  Arquitetura de produto 

Prototipagem

Projeto para X (fabrico e montagem, ambiente, cadeia de abastecimento, obsolescência). 

A perspetiva económica do desenvolvimento de produtos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: