Técnicas Avançadas da Qualidade
Objetivos
- Aplicar as técnicas estatísticas específicas no controlo de pequenas produções
- Aplicar cartas de controlo específicas na detecção de pequenas e moderadas alterações dos parâmetros do processo
- Aplicar as técnicas estatísticas multivariadas no controlo simultâneo de p características da qualidade
- Aplicar as técnicas estatísticas específicas no controlo de processos com dados autocorrelacionados.
- Implementar a metodologia adequada a um estudo de caso, envolvendo a implementação de cartas de controlo.
Caracterização geral
Código
2402
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos
Horas
Semanais - 4
Totais - 80
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disciplina de Planeamento e Controlo da Qualidade proporciona o contacto com um conjunto de conhecimentos que se revela da maior utilidade para o aluno que pretenda frequentar a disciplina de Técnicas Avançadas da Qualidade.
Bibliografia
-Doty, L. A. (1997). SPC for Short Run Manufacturing
-Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (1997). Estatística, McGraw – Hill, Lisboa
-Hawkins, D. M. e Olwell, D. H. (1998). Cumulative Sum Charts and Charting for Quality Improvement, Springer – Verlag, New York
-Montgomery, D. C. (2001). Introduction to Statistical Quality Control, 4th Edition, John Wiley & Sons, New York
-Pereira, Z. L. e Requeijo, J. G. (2012). Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos, 2ª Edição, FFCT-UNL, Lisboa
-Quesenberry, C. P. (1997). SPC Methods for Quality Improvement, John Wiley & Sons, New York
-Ryan, T. P. (2000). Statistical Methods for Quality Improvement, 2nd edition, Wiley, New York.
-Wheeler, D. J. (1991). Short Run SPC, S.P.C. Press, Knoxville, Tennessee
-Wheeler, D. J. (1995). Advanced Topics in Statistical Process Control, S.P.C. Press, Knoxville, Tennessee
Método de ensino
- Aulas teóricas de carácter expositivo, com apelo sistemático à participação dos alunos.
- Aulas práticas participadas, centradas nas actividades dos alunos.
- Aconselhamento dos alunos, fora do horário de aulas, acerca dos conteúdos abordados, dos exercícios semanais e do trabalho prático, de forma a motivá-los para a "descoberta" das melhores soluções a implementar na resolução de problemas específicos.
Método de avaliação
- A frequência na disciplina é obtida através da realização e discussão de um trabalho prático, que consiste num estudo de caso; o trabalho prático é realizado em grupos de 3 a 5 alunos, sendo a classificação mínima para obtenção de frequência de 10 valores.
- A frequência obtida num ano lectivo é válida para os dois anos lectivos seguintes.
- A aprovação e a classificação final na disciplina é feita tendo em consideração o trabalho prático e o resultado de dois testes a realizar ao longo do ano lectivo.
- Para aprovação na UC, a média dos dois testes tem de ser maior ou igual a 10 valores.
- A classificação final é obtida a partir das classificações dos dois elementos de avaliação, com o seguinte peso: 1º Teste - 30%; 2º Teste - 30%;Trabalho - 40%.
Conteúdo
1.Controlo Estatístico de "Pequenas Produções"
-Cartas de Diferenças
-Cartas de variáveis Z e W
-Estimação dos parâmetros do processo
-Cartas de variáveis Q
-Cartas de atributos Z e Q
-Capacidade do processo
2.Cartas CUSUM
-Cartas CUSUM da média e dispersão
-Ábacos e tabelas para a determinação de "h"
-Carta CUSUM-FIR
3.Cartas EWMA
-Cartas EWMA da média e dispersão
-Ábacos e tabelas para a determinação de "Lambda" e "K"
-Limites de controlo
-Cartas EWMA para o controlo conjunto da média e da dispersão
4.Controlo Estatístico multivariado
-Cartas multivariadas para o vector média
-Cartas multivariadas para a matriz das covariâncias
-Interpretação das cartas de controlo multivariadas
-Estudo multivariado da capacidade do processo
5.Controlo Estatístico para processos autocorrelacionados
-Função de Autocorrelação e Função de Autocorrelação Parcial
-Modelos ARIMA
-Cartas de Resíduos/Erros de Previsão
-Outras cartas