Técnicas Avançadas da Qualidade

Objetivos

  • Aplicar as técnicas estatísticas específicas no controlo de pequenas produções
  • Aplicar cartas de controlo específicas na detecção de pequenas e moderadas alterações dos parâmetros do processo
  • Aplicar as técnicas estatísticas multivariadas no controlo simultâneo de p características da qualidade
  • Aplicar as técnicas estatísticas específicas no controlo de processos com dados autocorrelacionados.
  • Implementar a metodologia adequada a um estudo de caso, envolvendo a implementação de cartas de controlo.

Caracterização geral

Código

2402

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos

Horas

Semanais - 4

Totais - 80

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disciplina de Planeamento e Controlo da Qualidade proporciona o contacto com um conjunto de conhecimentos que se revela da maior utilidade para o aluno que pretenda frequentar a disciplina de Técnicas Avançadas da Qualidade.

Bibliografia

-Doty, L. A. (1997). SPC for Short Run Manufacturing

-Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (1997). Estatística, McGraw – Hill, Lisboa

-Hawkins, D. M. e Olwell, D. H. (1998). Cumulative Sum Charts and Charting for Quality Improvement, Springer – Verlag, New York

-Montgomery, D. C. (2001). Introduction to Statistical Quality Control, 4th Edition, John Wiley & Sons, New York

-Pereira, Z. L. e Requeijo, J. G. (2012). Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos, 2ª Edição, FFCT-UNL, Lisboa

-Quesenberry, C. P. (1997). SPC Methods for Quality Improvement, John Wiley & Sons, New York

-Ryan, T. P. (2000). Statistical Methods for Quality Improvement, 2nd edition, Wiley, New York.

-Wheeler, D. J. (1991). Short Run SPC, S.P.C. Press, Knoxville, Tennessee

-Wheeler, D. J. (1995). Advanced Topics in Statistical Process Control, S.P.C. Press, Knoxville, Tennessee

Método de ensino

  • Aulas teóricas de carácter expositivo, com apelo sistemático à participação dos alunos.
  • Aulas práticas participadas, centradas nas actividades dos alunos.
  • Aconselhamento dos alunos, fora do horário de aulas, acerca dos conteúdos abordados, dos exercícios semanais e do trabalho prático, de forma a motivá-los para a "descoberta" das melhores soluções a implementar na resolução de problemas específicos.

Método de avaliação

  • A frequência na disciplina é obtida através da realização e discussão de um trabalho prático, que consiste num estudo de caso; o trabalho prático é realizado em grupos de 3 a 5 alunos, sendo a classificação mínima para obtenção de frequência de 10 valores.
  • A frequência obtida num ano lectivo é válida para os dois anos lectivos seguintes.
  • A aprovação e a classificação final na disciplina é feita tendo em consideração o trabalho prático e o resultado de dois testes a realizar ao longo do ano lectivo.
  • Para aprovação na UC, a média dos dois testes tem de ser maior ou igual a 10 valores.
  • A classificação final é obtida a partir das classificações dos dois elementos de avaliação, com o seguinte peso: 1º Teste - 30%; 2º Teste - 30%;Trabalho - 40%.

Conteúdo

1.Controlo Estatístico de "Pequenas Produções"

-Cartas de Diferenças

-Cartas de variáveis Z e W

-Estimação dos parâmetros do processo

-Cartas de variáveis Q

-Cartas de atributos Z e Q

-Capacidade do processo

2.Cartas CUSUM

-Cartas CUSUM da média e dispersão

-Ábacos e tabelas para a determinação de "h"

-Carta CUSUM-FIR

3.Cartas EWMA

-Cartas EWMA da média e dispersão

-Ábacos e tabelas para a determinação de "Lambda" e "K"

-Limites de controlo

-Cartas EWMA para o controlo conjunto da média e da dispersão

4.Controlo Estatístico multivariado

-Cartas multivariadas para o vector média

-Cartas multivariadas para a matriz das covariâncias

-Interpretação das cartas de controlo multivariadas

-Estudo multivariado da capacidade do processo

5.Controlo Estatístico para processos autocorrelacionados

-Função de Autocorrelação e Função de Autocorrelação Parcial

-Modelos ARIMA

-Cartas de Resíduos/Erros de Previsão

-Outras cartas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: