Tecnologias Limpas e Química Verde
Objetivos
Compreeender os princípios base de desenvolvimento de processos Químicos Sustentáveis.
Aprender a aplicar as escalas de medida de sustentabilidade à concepção e projecto em Engenharia Química.
Integrar conhecimentos adquiridos na perspectiva da Química Verde.
Caracterização geral
Código
7268
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Isabel Nobre Martins Aguiar de Oliveira Ricardo, Nuno Carlos Lapa dos Santos Nunes
Horas
Semanais - 4
Totais - 71
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
P.T.Anastas & J.C. Warner. Green chemistry: Theory and Practice. Oxford University Press, NY 1998
Concepción Jimenez-Gonzalez & D.J.C. Constable. Green chemistry and Engineering, A Practical Design Approach. Wiley 2011
Método de ensino
O ensino efetua-se em aulas teórico-práticas e práticas. Nas primeiras há exposição de matéria e resolução de problemas. Nas aulas práticas o estudantes agrupam-se em equipas de 4 e realizam dois estudos (1) apresentação dum tema escolhido em http://www.epa.gov/greenchemistry/pubs/pgcc/past.html, descrevendo a conformidade com os princípios da Química Verde/ Engenharia Sustentável; (2) estudo esquemático sobre Análise de Ciclo de Vida dum processo industrial, com software especializado (openLCA da greendelta).
Método de avaliação
1. Escala de classificação final na UC de TLQV:
0 a 20 valores
2. Escala de classificação da componente Teórica (T):
0 a 20 valores
3. Escala de classificação da componente Teórico-Prática (TP):
0 a 20 valores
4. Pesos das componentes T e TP na classificação final da UC de TLQV:
Classificação teórico-prática: 50 %
Classificação prática: 50 %
5. Avaliação na componente P:
5.1. Dois relatórios (Trabalho Prático 1 e Trabalho Prático 2) apresentados pelos estudantes em equipas de 3 ou 4 membros (equipas P).
5.2. Dimensão das equipas P: 3 ou 4 elementos, mas poderá ser necessário adaptar-se a dimensão das equipas P em função da desistência de alunos no início ou durante o semestre, ou do aparecimento de novos alunos durante as primeiras semanas de aulas.
5.3. Conteúdo dos Trabalhos Práticos:
5.3.1. Trabalho Prático 1: Escrita de um abstract sobre um caso de estudo e apresentação do tema escolhido em sítios da internet sugeridos, nomeadamente: http://www.epa.gov/greenchemistry/pubs/pgcc/past.html
Objetivo: Descrever a conformidade com os princípios da Química Verde/ Engenharia Sustentável, cálculo de Métricas da Química Verde.
5.3.2. Trabalho Prático 2: Realização de um relatório escrito sobre Análise de Ciclo de Vida realizada com software especializado (openLCA) e apresentação oral do trabalho.
Objetivo: Conhecer a saber usar a metodologia de Análise de Ciclo de Vida. Saber usar a ferramenta informática openLCA.
5.3.3. Datas de entrega dos Trabalhos Práticos 1 e 2: As data de entrega dos Trabalhos Práticos 1 é comunicada aos estudantes na primeira aula prática.
5.3.4. Forma de entrega dos Trabalhos Práticos 1 e 2: Os relatórios dos trabalhos práticos 1 e 2 são entregues através da página da UC, no Moodle@FCT.
5.3.5. Casas decimais:
Classificação da apresentação oral do Trabalho Prático 1 - Sem casas decimais
Classificação da apresentação oral do Trabalho Prático 2 - Sem casas decimais
Classificação do relatório do Trabalho Prático 2 - Com duas casas decimais
Classificação prática final - Uma casa decimal
5.4. Classificação na componente prática: 0,40 * classificação do Trabalho Prático 1 + 0,60 * (0,40 * apresentação oral do Trabalho Prático 2 + 0,60 * classificação do relatório do Trabalho Prático 2)
6. Avaliação na componente TP:
6.1. São realizados os seguintes elementos de avaliação: Uma pergunta aberta, um teste sumativo e 4 Debates.
6.2. Pergunta aberta: A pergunta aberta é disponibilizada, na página da UC, no Moodle@FCT, até uma semana antes da data do teste sumativo e deve ser submetida na página da UC no Moodle@FCT, até às 20:00 h do dia anterior ao dia do teste.
6.3. Escala de classificação da Pergunta Aberta: 1 a 10 valores.
6.4. Teste sumativo: O teste sumativo é presencial e é dedicado a toda a matéria lecionada nas componentes TP e P. O teste sumativo é um teste que inclui perguntas de cálculo e perguntas de escolha múltipla. Pode ser usada uma calculadora científica. NÃO SÃO AUTORIZADAS CALCULADORAS GRÁFICAS.
6.5. Data do teste sumativo: A data do teste sumativo encontra-se definida nas datas de teste, aqui no CLIP.
6.6. Escala de classificação do Teste Sumativo: 1 a 10 valores.
6.7. Debates na componente TP: São realizados 4 debates do tipo "Prós e Contras", entre equipas TP, com 4 ou 5 estudantes (em função do número total de alunos inscritos na UC e a frequentarem as aulas P), escolhidas pelo corpo docente da disciplina, agrupando estudantes de equipas P diferentes.
6.8. Datas de realização dos debates: Os Debates são realizados em datas definidas no Plano de aulas de cada ano letivo. Por favor, consulte o Plano de Aulas.
6.9. Assuntos a serem abordados em cada um dos Debates: Catálise, Solventes, Biorrefinarias e Captura e utilização de CO2.
6.10. Classificações nos Debates: Cada debate terá uma equipa TP vencedora, por votação dos estudantes que assistem aos debates (50 % para a decisão final da equipa vencedora) e dos Professores que assistem aos Debates (50 % para a decisão final da equipa vencedora). Os estudantes das equipas vencedoras em DOIS DEBATES terão um bónus de 0,5 valores a adicionar à sua classificação teórico-prática.
6.11. Presenças nos Debates: A presença nos Debates é OBRIGATÓRIA. A ausência de um Debate implica uma penalização na classificação TP de -1,0 valores.
6.12. Eventos adicionais nas aulas TP: Poderão existir eventos de avaliação adicionais nas aulas teórico-práticas, até +0,2 val por evento, como por exemplo a apresentação de questões às equipas que participam nos Debates.
6.13. Casas decimais:
Classificação nos Debates - Uma casa decimal
Classificação na Questão Aberta - Uma casa decimal
Classificação no Teste Sumativo - Uma casa decimal
Bonificações por atividades adicionais nas aulas TP - Uma casa decimal
Classificação teórico-prática final - Uma casa decimal
6.14. Classificação na componente teórico-prática: 1 a 10 valores da Questão Aberta + 1 a 10 valores do Teste Sumativo + Bonificações por vitória num Debate + Bonificações por atividades adicionais nas aulas TP - 1 valor por falta de comparência aos Debates
7. Obtenção de Frequência
7.1. Para obter frequência na UC, o estudante deve obter uma classificação P igual ou superior a 9,50 valores.
7.2. Se não obtiver frequência na UC, o estudante está reprovado na UC.
7.3. A presença presença nas aulas TP é obrigatória.
8. Aprovação na componente TP
8.1. O estudante obtém aprovação na componente TP se a classificação TP for igual ou superior a 9,50 valores.
8.2. Se a classificação na componente TP for inferior a 9,50 valores, o estudante pode realizar o exame de recurso que se realiza na data marcada pelos serviços académicos da NOVA FCT, no CLIP.
8.3. Se o aluno quiser efetuar a melhoria de classificação na componente TP, poderá realizar o exame de recurso, desde que se inscreva, no CLIP, em "Melhoria da Nota".
9. Exame de Recurso
9.1. O exame de recurso destina-se a alunos que não tenham obtido aprovação na componente TP, ou que desejem realizar melhoria de nota na componente TP. Os alunos que queiram melhorar a classificação TP, terão que se inscrever em "Melhoria de Nota" no CLIP.
9.2. O exame de recurso é constituído por uma "Questão Aberta", que é disponibilizada uma semana antes da data do exame, e pelo exame presencial.
9.3. Aplica-se o que foi indicado nos pontos 6.2, 6.3, 6.4 e 6.6 da avaliação na componente TP.
9.4. Classificação final após o exame de recurso: (Classificação obtida na Questão Aberta do exame de recurso + Classificação obtida no exame presencial + Bonificações obtidas na componente TP) * 0,50 + Classificação obtida na componente P * 0,50
Conteúdo
Os produtos da Indústria Química e o seu impacto na vida moderna.
Princípios da Química Verde e da Engenharia Sustentável.
Toxicologia. A legislação europeia REACH sobre produtos químicos.
Escalas de Sustentabilidade em Processos Químicos. Análise de Ciclo de Vida.
As ferramentas da Química Verde. Catálise homogénea, heterogénea e enzimática. Redução de Resíduos. Intensificação de processos. Substituição de solventes. Biotecnologia e Bio-refinarias. Captura e Sequestro de Carbono.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: