Engenharia de Células e Tecidos
Objetivos
É objectivo principal desta unidade curricular proporcionar aos alunos uma formação genérica e inicial nesta área da Engª Biomédica.
Após a frequência desta disciplina os alunos ficarão a conhecer os mecanismos de reparação e regeneração de tecidos em adultos, como a Engenharia de Tecidos está a ser usada no desenvolvimento de novos métodos terapêuticos que envolvem a criação de tecidos e orgãos que possam substituir os originais danificados ou não funcionais por motivo de doença ou acidente. Os alunos aprenderão também quais as técnicas existentes para a produção de matrizes biodegradáveis porosas, de cultura celular e análise dos tecidos criados in vitro e in vivo, entre outras matérias constantes do programa. Por fim serão estudadas e analisadas aplicações concretas de produtos da E.T. a alguns tecidos e orgãos.
Caracterização geral
Código
10529
Créditos
6.0
Professor responsável
Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disciplina não tem requisitos especiais, embora seja conveniente que os alunos tenham tido uma cadeira de biomateriais e outra de biologia celular.
Bibliografia
Bibliografia principal:
- C. van Blitterswijk (editor), Tissue Engineering, Elsevier, 2008
Bibliografia adicional para partes específicas do programa:
- W. M. Saltzman, Tissue Engineering - Principles for the design of replacement organs and tissues, Oxford University Press 2004 (cota R 857 SAL)
- K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering I - Scaffold Systems for Tissue Engineering, Springer, 2006
- K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering II - Basics of Tissue Engineering and Tissue Applications, Springer, 2007
- B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, Molecular Biology of The Cell, 4th Ed, Garland 2002
- R. I. Freshney, Culture of Animal Cells - A manual of basic techniques, Wiley-Liss, 2005
- P. X. Ma, J. Elisseeff, Eds., Scaffolding In Tissue Engineering, CRC, 2005
Método de ensino
O método de ensino do conteúdo programático de ECT baseia-se em aulas teóricas e aulas práticas de laboratório. Nas aulas teóricas são abordado os vários temas que compõem o conteúdo programático através da exposição dos conceitos, métodos e exemplos de estudos laboratoriais e clínicos. Nas aulas práticas os alunos produzem e caracterizadas matrizes tridimensionais porosas e efectuam nelas culturas celulares.
Método de avaliação
A UC de Engenharia de Células e Tecidos é considerada uma UC de Seminário e como tal apenas tem avaliação do tipo "Laboratorial ou de Projecto", "Sumativa" e "Seminário"
A avaliação é composta por quatro componentes:
1- participação nas aulas teóricas;
2- trabalhos práticos;
3- apresentação oral;
4- artigo de revisão.
Não existem testes nem exame final. A nota final é a média pesada das notas das participações nas aulas teóricas (15%), dos trabalhos práticos (25%), da apresentação oral (25%) e do artigo de revisão (35%). As notas dos vários elementos de avaliação não têm limite de validade.
Há avaliação de frequência. É concedida frequência aos alunos que tiverem avaliação positiva na componente de trabalhos práticos. Os alunos que não obtiverem frequência terão de se inscrever novamente a ECT.
Trabalhos práticos - a avaliação é feita com base nos relatórios elaborados. É fornecido aos alunos um modelo de estrutura dos relatórios. Os trabalhos laboratoriais são realizados em grupos de 2 alunos.
Apresentação oral - apresentação e discussão sobre o estado da arte da Engenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa de um tecido ou orgão à escolha dos alunos. É fornecida aos alunos a grelha usada na avaliação das apresentações. As apresentações orais são realizadas durante as duas últimas semanas de aulas em grupos de 2 alunos. As apresentações são discutidas por outro grupo de alunos. As apresentações (slides) têm de ser entregues peviamente, em data anunciada no início do ano lectivo, para serem disponibilizadas a todos os alunos e professores antes do início das apresentações.
Artigo de revisão - escrita de um artigo de revisão sobre um tema de Engenharia de Células e Tecidos. O tema do artigo é escolhido pelo aluno. A avaliação é realizada tendo em conta o cumprimento dos objectivos explanados nas instruções fornecidas aos alunos. O artigo de revisão tanto pode ser escrito individualmente como em grupo de 2 alunos. O prazo de entrega é o último dia da época de recurso. Só é aceite o artigo aos alunos que tiverem obtido frequência.
Melhoria: a única possibilidade de obter melhoria à UC de ECT é através da escrita de um novo artigo de revisão cuja classificação substitui (se for superior) a do anterior e é usada para recalcular a nota final de acordo com as ponderações acima descritas.
Conteúdo
Programa baseado no livro "Tissue Engineering" (Senior Editor: Clemens van Blitterswijk. Elsevier, 2008)
1 - Introduction to cell and tissue engineering
2 - The History of the first TE product, Integra
3 - Tissue homeostasis and wound healing
4 - The 4 tissue types
5 - The extracellular matrix
6 - Cell culture
7 - Natural polymers
8 - Synthetic degradable polymers
9 - Bioceramics and Biocomposites
10 - Scaffold design and fabrication
11 - Stem cells
12 - Cell-biomaterial interactions
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: