Tecnologia de Revestimentos

Objetivos

Fornecer conhecimentos avançados sobre os aspectos relacionados com as tecnologias da construção relativas a:

  • Sistemas de revestimento de coberturas (inclinadas e planas, incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
  • Sistemas de impermeabilização e de drenagem (de coberturas, de paredes enterradas com acesso pelo exterior e de caves enterradas com paredes de contenção), nomeadamente zonas singulares
  • Sistemas de revestimentos de paredes e tectos (incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
  • Sistemas de revestimentos de pisos (incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
  • Elementos de cerramento de vãos (caixilharias, protecção de vãos e dispositivos para admissão de ar)

Caracterização geral

Código

12170

Créditos

3.0

Professor responsável

Luís Gonçalo Correia Baltazar, Maria Paulina Santos Forte Faria Rodrigues

Horas

Semanais - 3

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

São requisitos para inscrição nesta UC as competências adquiridas nas UC de:

- Materiais de Construção I e II

- Tecnologias da Construção

- Física da Construção

Por essa razão são requisitos de TR a frequência das UC referidas.

Para mais informação, consultar Documentos de Apoio - Acetatos - Apresentação da UC

Bibliografia

Consulta de artigos de revistas internacionais e nacionais, de que são exemplos:
- Construction and Building Materials
- Journal of Building Engineering
- Journal of Building Appraisal
- Energy and Buildings
- Conservar Património
- Construção Magazine
- Pedra e Cal
Documentação variada e extensa nos domínios no âmbito da unidade curricular, a nível internacional e nacional, particularmente em termos de documentação editada pelo LNEC, documentos de homologação e de aplicação, artigos de congressos e seminários, regulamentação, certificação e normalização (IPQ e CEN).

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas. Seminários por especialistas convidados. Visitas a laboratórios onde decorre investigação aplicada, a fábricas que produzem elementos ou materiais e a obras. Análise e discussão de bibliografia de referência.
A unidade curricular tem uma forte componente teórica de fundamentação dos conteúdos programáticos mas que é acompanhada por trabalhos práticos realizados ao longo das aulas, sobre aspetos específicos do programa. É dado grande enfoque à pormenorização construtiva detalhada.

Método de avaliação

Frequência: a presença nas aulas será controlada (é obrigatória a presença em pelo menos 50% das aulas)

Época normal: a avaliação é feita com 2 testes presenciais escritos + trabalho de grupo

Época de recurso: exame presencial escrito (toda a matéria lecionada) + trabalho de grupo

Na determinação da nota final os testes ou exame vale 70% e o trabalho de grupo vale 30%.

Para aprovação é necessário obter uma classificação não inferior a 9.0/20 na média dos testes ou no exame.

Os alunos que não cumpram a nota mínima na média dos testes ou no exame, mas ainda assim obtenham uma média no conjunto da avaliação não inferior a 9,5 têm aprovação com a classificação de 10 valores (independentemente do valor dessa média).

Avaliação final superior a 16 valores, terá de ter confirmação através de oral. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.

Na realização de qualquer prova, os Estudantes têm de ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da NOVA FCT: “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…)”. 

Outras informações:

-A apreciação da evolução dos trabalhos é feita no decurso das aulas; a ausência deste controlo reflete-se na classificação do trabalho ou na sua admissibilidade.

-Data limite de Entrega e da Apresentação/Discussão do trabalho de grupo – a definir com os alunos.

-A obra escolhida para o trabalho deve estar em fase posterior à de toscos (camadas complementares e revestimentos) e validada pelo docente.

-Data dos testes a definir na reunião com a C.Pedagógica.


Conteúdo

Diferentes sistemas de impermeabilização. Vantagens e inconvenientes.

Impermeabilização e drenagem de paredes enterradas. Drenagem de caves. Tipos e aplicações. Pormenorização de zonas singulares. Requisitos, durabilidade e reabilitação.

Revestimentos e camadas complementares de coberturas. Classificações, tipos e aplicações. Pormenorização da drenagem de coberturas planas e zonas singulares. Requisitos, durabilidade, manutenção e reabilitação.

Revestimentos e camadas complementares de paredes. Classificações, tipos e aplicações: tijolo face à vista, rebocos tradicionais e industriais, pedra natural ou artificial ou ladrilhos cerâmicos, ETICS; revestimentos aderentes ou independentes do suporte, tipo fachadas ventiladas. Sistemas aplicados por pintura. Requisitos, durabilidade, manutenção e reabilitação.

Revestimentos de piso e camadas complementares. Classificações, tipos e aplicações. Requisitos, durabilidade, manutenção e reabilitação.

Elementos de cerramento e proteção de janelas e portas. 

Consultar Documentos de Apoio:

- Acetatos - Apresentação da UC

- Outros - Ficha da UC