Inovação e Sustentabilidade
Objetivos
Os estudantes irão aprender sobre inovação e sustentabilidade: gerando ideias para os seus produtos ou serviços inovadores; desenvolvendo protótipos de hardware e software ou estruturando novos serviços; aprendendo a submeter pedidos para patentes, marcas, direitos de autor e projectos de design industrial; implementando campanhas de comunicação; testando estratégias de financiamento; e analisando estratégias de produção, marketing, vendas, distribuição e serviço.
Caracterização geral
Código
12669
Créditos
3.0
Professor responsável
António da Nóbrega de Sousa da Câmara
Horas
Semanais - 2
Totais - 4
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos
Bibliografia
Clayton Christensen, The Innovator’s Dilemma, Harper, 2002 (http://dl4a.org/uploads/doc/The_Innovators_Dilemma.pdf)
Olivier de Wek, Engineering Design and Rapid Prototyping, 2007 (https://ocw.mit.edu/courses/aeronautics-and-astronautics/16-810-engineering-design-and-rapid-prototyping-january-iap-2007/index.htm)
Frederick R. Steiner, Richard Weller, Karen M''''''''Closkey, Billy Fleming, Design with Nature Now, Lincoln Institute, 2019
Peter McAteer, Sustainability Is the New Advantage- Leadership, Change, and the Future of Business, Anthem Press, 2019
Método de ensino
Leituras pré-aulas
Aulas interactivas
Aprendizagem baseada na elaboração de um projecto
Método de avaliação
Projecto inovador propondo soluções inovadoras para problemas de sustentabilidade
Conteúdo
1. Análise do estado actual de conhecimento em inovação e sustentabilidade Introdução à inovação e sustentabilidade Mapa da investigação global em sustentabilidade Mapa das patentes internacionais relacionadas com inovação e sustentabilidade Mapa das empresas e startups focadas em ambiente e sustentabilidade 2. Apresentações inspiracionais Ynvisible Aromni TUGA Innovations 3. Novos produtos e serviços ao serviço da sustentabilidade Geração e selecção de ideias para novos produtos e serviços Desenvolvimento de protótipos (hardware, software) ou estruturação de serviços Propriedade intelectual Comunicação global Financiamento: “equity and non equity based” Planeamento da produção, distribuição, marketing e vendas, e serviço 4. Apresentação final do projecto perante um juri internacional
|
[P1]Máximo de 1000 caracteres com espaços incluídos.