Gestão Sustentável de Zonas Costeiras

Objetivos

OBJETIVOS E METODOLOGIA DE ENSINO 

- OBJETIVOS

Os estudantes adquirirão os seguintes conhecimentos e competências:

1) Identificar e caracterizar os principais ecossistemas, recursos e atividades na zona costeira e marinha e identificar os principais desafios, riscos e oportunidades face aos efeitos das alterações climáticas nas zonas costeiras e marinhas. 

2) Dotar os estudantes com: 

a)  metodologias inovadoras para a gestão integrada e sustentável das zonas costeiras e marinhas, com recursos às tecnologias de informação e deteção remota (utilização de drones e sig entre outros); 

b) as mais recentes técnicas de planeamento ambiental, gestão de base ecológica e integração de soluções com base na natureza. Desenvolvimento de metodologias de determinação de capacidade de carga em praias.

c) as metodologias mais recentes para a elaboração de planos e estratégias de adaptação às alterações climáticas (cenários de base de adaptação, impactes e vulnerabilidades e opções de adaptação) face aos perigos, vulnerabilidades e riscos em zonas costeiras (defesa e proteção, acomodação e relocalização);

d) as metodologias mais recentes de avaliação de custo benefício nas opções de ordenamento e estratégias de adaptação na zona costeira;

e) metodologias de envolvimento ativo das comunidades costeiras em processo de planeamento e gestão, aprofundamento do processo de coconstrução de soluções por forma  a aumentar a  literacia costeira e marinha. 

- METODOLOGIA DE ENSINO (problem-oriented /problem-solving)

O método de ensino assenta num sistema de Oficina de Trabalho/Atelier em sala de aula com workshop de campo (aulas teórico-práticas), proporcionando um ambiente de aprendizagem inovador, simulando uma equipa de projeto transdisciplinar que apresentará propostas concretas para um território costeiro.

As aulas capacitarão os estudantes com competências em trabalho prático e de campo, orientadas para uma aprendizagem “aprendendo-fazendo” através da análise de casos problema (problem-oriented) com a sua resolução (problem-solving), estimulando o pensamento crítico e a autonomia. 

As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning. 

Avaliação contínua com base em:

a) Resolução de casos problema através de exercícios práticos.

b) Frequências das aulas e desempenho durante o semestre.

c) Projeto de grupo com o desenho de um plano ou projeto para a implantação de um processo de gestão integrada e sustentável de uma área costeira sob pressão.


Caracterização geral

Código

12670

Créditos

3.0

Professor responsável

José Carlos Ribeiro Ferreira

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Informações:
- Esta unidade curricular destina-se preferencialmente a estudantes de mestrado. Não aconselhamos a estudantes de licenciatura.

- Esta unidade curricular destina-se preferencialmente a estudantes de Engenharia do Ambiente. Estes terão prioridade de inscrição sobre os estudantes de outros mestrados.

- As aulas de GSZC serão em língua Portuguesa. Aceitam-se estudantes que não dominem o Portugues e a avaliação será em inglês.

Bibliografia

Ahlhorn, Frank. 2017. Integrated Coastal Zone Management: Status, Challenges and Prospects. Springer Vieweg.

Clark, J. 2018.Coastal Zone Management Handbook. CRC Press.

Esteban,M., Takagi, H., Shibayama, T. 2015.Handbook of Coastal Disaster Mitigation for Engineers and Planners. Butterworth-Heinemann.

Filho, W. 2017. Climate Change Impacts and Adaptation Strategies for Coastal Communities. Springer.

GESAMP 2016. “Sources, fate and effects of microplastics in the marine environment: part two of a global assessment” UN/UN EP/UNDP./ GESAMP No. 93


Glavovic, B., Kelly, M., Key, R., Travers, A. 2014. Climate Change and the Coast: Building Resilient Communities. CRC Press.

Heidkamp, C., Morrissey, J. 2018.Towards Coastal Resilience and Sustainability. Routledge.

Masselink,G., Hughes, M., Knight, J. 2011. Introduction to Coastal Processes and Geomorphology. Routledge.

 

Método de ensino

O método de ensino assenta num sistema de Oficina de Trabalho/Atelier em sala de aula com workshop de campo (aulas teórico-práticas), proporcionando um ambiente de aprendizagem inovador, simulando uma equipa de projeto transdisciplinar que apresentará propostas concretas para um território costeiro. As aulas capacitarão os estudantes com competências em trabalho prático e de campo, orientadas para uma aprendizagem “aprendendo-fazendo” através da análise de casos problema (problem-oriented) com a sua resolução (problem-solving), estimulando o pensamento crítico e a autonomia. 

As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning. 

Avaliação contínua com base em:

a) Resolução de casos problema através de exercícios práticos.

b) Frequências das aulas e desempenho durante o semestre.

c) Projeto de grupo com o desenho de um plano ou projeto para a implantação de um processo de gestão integrada e sustentável de uma área costeira sob pressão.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

- Conceitos e evolução da gestão da ZC. A gestão Integrada de zonas costeiras (GIZC). A engenharia do ambiente na gestão costeira.

- Os desafios da adaptação às alterações climáticas. 

- A gestão da qualidade da água, dos sedimentos, dos sistemas litorais e dos usos e ocupação. 

- A complexidade da gestão costeira. Legislação, atores e instituições.

- Metodologias e técnicas de análise espacial, diagnóstico e prospetiva para a gestão sustentável.

- Metodologias de gestão sustentável dos recursos, dos impactes e dos riscos. 

- Técnicas de avaliação da vulnerabilidade e capacidade de carga.

- Lixo marinho e microplásticos na zonas costeiras, impactos ecológicos e ambientais e medidas para a gestão sustentável 

- Estabelecer um programas de gestão (premissas, objetivos, fins operativos, avaliação).

- Definir estratégias de planeamento e gestão (modelos e políticas) e instrumentos de monitorização e avaliação.

- Envolvimento ativo de comunidades costeiras e processos de literacia costeira

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: