Processos Colaborativos em Ambiente
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender os princípios e enquadramento conceptual de apoio a processos de tomada de decisão colaborativos;
- Compreender as características e conhecer as tendências que estão na origem da complexidade das decisões ambientais e de sustentabilidade;
- Compreender conceitos-chave para a operacionalização da participação ativa, resolução de conflitos e construção de consensos;
- Dominar técnicas para a identificação, seleção e envolvimento de atores-chave;
- Conhecer e saber aplicar métodos e ferramentas colaborativas de apoio à tomada de decisão em ambiente;
- Conhecer e ser capaz de implementar processos de modelação participada com atores-chave ;
- Ser capaz de avaliar processos de participação e co-criação de conhecimento com as partes interessadas.
Caracterização geral
Código
12679
Créditos
3.0
Professor responsável
Nuno Miguel Ribeiro Videira Costa
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Antunes et al., 2015. Using participatory system dynamics in env. and sustainability dialogues in Ruth,M eds Handbook of Research Meth. and Appl. in Env. Studies, Edward Elgar.
- Caser, U; Vasconcelos, L., 2017. A Fatal Eight Final Stories mediators tell Love&Parker ed American Bar Association,311-326.
- Faget,J., 2015. Mediations: les ateliers silencieux de la démocratie ERES.
- Gray,S. et al ed., 2017. Env. Modelling with Stakeholders. Springer.
Método de ensino
Esta UC recorre a técnicas inovadoras de ensino (Dewey, Freire) visando tornar o estudante um agente ativo, privilegiando a postura “hands on” em complemento ao formato expositivo. O estudante é encorajado a analisar/interpretar/debater/ refletir/explorar casos reais, aplicando a metodologias quantitativas/qualitativas aprendidas, consolidando os conhecimentos adquiridos e criando competências na sua utilização, tutorialmente apoiado pelo docente. São desenvolvidos workshops em aula que promovem o desenvolvimento de competências na aplicação dos métodos e ferramentas de participação lecionadas. A avaliação integra um teste (30%) ou exame (30%), e um trabalho de grupo (70%) desenvolvido para um caso real ao longo do semestre, conjugando as componentes de análise de atores, interpretação do processo de participação, modelação participada e proposta de abordagem colaborativa e de co-criação de conhecimento.
Método de avaliação
70% traballho de grupo e 30% teste (ou exame)
Conteúdo
1. Governância ambiental: estruturas democráticas formais e informais. Enquadramento legal da participação. O papel da administração pública;
2.Teoria e prática das metodologias interativas e de participação colaborativa (3ª geração): a) identificação e avaliação de atores chave, seus interesses e perceções; b) Mapas de atores, redes relacionais e de conflito; c) Avaliação de conflitos e promoção de consensos; d) Técnicas de facilitação, negociação e mediação ambiental - princípios e aplicação prática. Informação, comunicação e envolvimento das populações, ONG e sector privado. Integração das metodologias colaborativas em estudos/planos/projetos;
3. Metodologias e ferramentas de participação e envolvimento de atores. Modelação participada: fundamentos, abordagens e casos de estudo. Avaliação de resultados de processos colaborativos;
4. Novas formas de cidadania e co-construção de conhecimento com o envolvimento das partes interessadas - o papel dos Engenheiros do Ambiente.