Processos Colaborativos em Ambiente

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender os princípios e enquadramento conceptual de apoio a processos de tomada de decisão colaborativos;

- Compreender as características e conhecer as tendências que estão na origem da complexidade das decisões ambientais e de sustentabilidade;

- Compreender conceitos-chave para a operacionalização da participação ativa, resolução de conflitos e construção de consensos;

- Dominar técnicas para a identificação, seleção e envolvimento de atores-chave;

- Conhecer e saber aplicar métodos e ferramentas colaborativas de apoio à tomada de decisão em ambiente;

- Conhecer e ser capaz de implementar processos de modelação participada com atores-chave ;

- Ser capaz de avaliar processos de participação e co-criação de conhecimento com as partes interessadas.

Caracterização geral

Código

12679

Créditos

3.0

Professor responsável

Nuno Miguel Ribeiro Videira Costa

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Antunes et al.,  2015. Using participatory system dynamics in env. and sustainability dialogues in Ruth,M eds Handbook of Research Meth. and Appl. in Env. Studies, Edward Elgar.
  • Caser, U; Vasconcelos, L., 2017. A Fatal Eight Final Stories mediators tell Love&Parker ed American Bar Association,311-326.
  • Faget,J., 2015. Mediations: les ateliers silencieux de la démocratie ERES.
  • Gray,S. et al ed., 2017. Env. Modelling with Stakeholders. Springer.

Método de ensino

Esta UC recorre a técnicas inovadoras de ensino (Dewey, Freire) visando tornar o estudante um agente ativo, privilegiando a postura “hands on” em complemento ao formato expositivo. O estudante é encorajado a analisar/interpretar/debater/ refletir/explorar casos reais, aplicando a metodologias quantitativas/qualitativas aprendidas, consolidando os conhecimentos adquiridos e criando competências na sua utilização, tutorialmente apoiado pelo docente. São desenvolvidos workshops em aula que promovem o desenvolvimento de competências na aplicação dos métodos e ferramentas de participação lecionadas. A avaliação integra um teste (30%) ou exame (30%), e um trabalho de grupo (70%) desenvolvido para um caso real ao longo do semestre, conjugando as componentes de análise de atores, interpretação do processo de participação, modelação participada e proposta de abordagem colaborativa e de co-criação de conhecimento.

Método de avaliação

70% traballho de grupo e 30% teste (ou exame)

Conteúdo

1. Governância ambiental: estruturas democráticas formais e informais. Enquadramento legal da participação. O papel da administração pública;

2.Teoria e prática das metodologias interativas e de participação colaborativa (3ª geração): a) identificação e avaliação de atores chave, seus interesses e perceções; b) Mapas de atores, redes relacionais e de conflito; c) Avaliação de conflitos e promoção de consensos; d) Técnicas de facilitação, negociação e mediação ambiental - princípios e aplicação prática. Informação, comunicação e envolvimento das populações, ONG e sector privado. Integração das metodologias colaborativas em estudos/planos/projetos;

3. Metodologias e ferramentas de participação e envolvimento de atores. Modelação participada: fundamentos, abordagens e casos de estudo. Avaliação de resultados de processos colaborativos;

4. Novas formas de cidadania e co-construção de conhecimento com o envolvimento das partes interessadas - o papel dos Engenheiros do Ambiente.


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: