Fontes de Informação Digital
Objetivos
• Identificar, aceder e caracterizar as Fontes de Informação Digital;
• Determinar a extensão e aceder de forma eficaz e eficiente à informação necessária
• Avaliar criticamente a informação e as Fontes de Informação Digital selecionando a adequada
• Usar individualmente ou em grupo a informação necessária para um determinado fim
• Gerir (armazenar, recuperar, aplicar) as Fontes de Informação Digital;
• Recorrer a software especializado para gerir referências bibliográficas;
• Redigir textos recorrendo a informação obtida a partir de Fontes de Informação Digital;
• Compreender aspectos económicos, legais e sociais relativos ao uso da informação e das Fontes de
Informação Digital, usando-as de forma ética e legal;
• Identificar e refletir sobre dilemas éticos suscitados pelas IGNOREes de informação digital na sociedade digital.
Caracterização geral
Código
12753
Créditos
6.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Dmueller. (2015). Framework for Information Literacy for Higher Education. Association of College & Research
Libraries.
Givens, M., Holdsworth, L., Mi, X., Rascoe, F., Valk, A., & Viars, K. E. (2020). Multimodal Information Literacy in
Higher Education: Critical Thinking, Technology, and Technical Skill. in Handbook of Research on Integrating
Digital Technology with Literacy Pedagogies (pp. 97–120). IGI Global.
Grillo, J., & Linderman, J. (2006). Ethics Decision Making and Information Technology: an Introduction with
Cases. McGraw-Hill.
Sample, A. (2020). Historical development of definitions of information literacy: A literature review of selected
resources. The Journal of Academic Librarianship.
Método de ensino
Os métodos de ensino serão diversificados e envolvem:
• Abordagem teórico-prática
• Pesquisa, sistematização, gestão e uso de informação científica
• Discussão e análise crítica de textos e material audiovisual
Será usada a plataforma MOODLE para sustentar atividades colaborativas, disponibilização de recursos digitais, etc.
Método de avaliação
A Avaliação contempla:
• A utilização da Plataforma MOODLE, software de gestão bibliográfica e outros recursos digitais;
• A apresentação de um trabalho sobre Fontes de Informação Digital, compondo um texto redigido
cientificamente e respetiva memória descritiva e crítica do processo da sua elaboração
• A apresentação e discussão oral de um dos tópicos do programa
Anexo A – Ficha da unidade curricular – 2019 Pág.4 - 4
• Apresentação de um trabalho escrito sobre o mesmo tema
• Participação nas aulas
Conteúdo
1. A revolução do Digital em Rede
2. “Cartografia” das IGNOREes digitais de Informação
3. Pesquisa, Validação e Uso de IGNOREes digitais de informação
4. A Escrita Científica na Era Digital
5. Propriedade intelectual, licenciamento e Plágio
6. “Big Data” e Inteligência Artificial
7. Ciber-segurança e privacidade