Comunicação de Ciência
Objetivos
Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos:
- Desenvolvam competências para melhor comunicar ciência a públicos não-científicos e científicos;
- Desenvolvam competências para aumentar o envolvimento da sociedade na ciência;
- Aprendam a relacionar objetivos, audiências e atividades: sejam capazes de avaliar e decidir qual o formato mais apropriado para comunicar um resultado, uma ideia científica ou uma inovação tecnológica, definindo os seus objetivos e público-alvo;
- Adquiram noções básicas e desenvolvam uma avaliação crítica das vantagens e desvantagens de diferentes tipologias, estratégias e media;
- Interajam com componentes práticas de promoção da cultura científica;
- Conheçam e discutam vários exemplos de casos de estudo neste domínio com algum enfoque nos desafios colocados nas sociedades digitais;
- Aprendam a desenvolver iniciativas de comunicação de ciência e tecnologia, definindo o seu conteúdo e as várias etapas de produção.
Caracterização geral
Código
12754
Créditos
3.0
Professor responsável
Cristina Maria Santos Luis
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Alda A. (2017) If I Understood You, Would I Have This Look on My Face. Random House. 202 pp.
Bucchi M. & Trench B. (2014) Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology. 2nd edition. London and New York: Routledge. 258 p.
Burns et al. (2003) Science Communication: a contemporary definition. Public Understanding of Science 12: 183-202.
Davies S.R. & Horst M. (2016) Science Communication: Culture, Identity and Citizenship. London: Palgrave Macmillan. 266 p.
Gilbert J.K. and Stocklmayer S.M. (2012) Communication and Engagement with Science and Technology. New York: Routledge. 352 pp.
Jamieson K.J., Kahan D. & Scheufele D.A., eds. (2017) The Oxford Hanbook of The Science of Science Communication. New York, NY: Oxford University Press. 486 p.
Knight D. (2006) Public Understanding of Science. A history of communicating scientific ideas. London: Routledge. Routledge studies in the history of science, technology and medicine. 232 p.
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. O que é comunicação em ciência? Porque comunicamos ciência? Comunicação das ciências e da tecnologia através do tempo. Formas de comunicação de ciência e desafios colocados numa sociedade digital.
2. Como planear iniciativas de promoção da cultura científica. Qual a mensagem a transmitir, que tipo de iniciativa implementar, onde e para que público-alvo.
3. Como gerir a ansiedade durante a comunicação oral, como estruturar o discurso e contar uma história.
4. Utilizar linguagem apropriada ao público-alvo, selecionar a informação essencial a transmitir, utilizar metáforas e analogias na comunicação de ciência.
5. Envolvimento vs comunicação. Do monólogo ao diálogo, a ciência cidadã e como aumentar a participação pública na ciência.
6. Formatos de comunicação de ciência e tecnologia nas sociedades digitais.
7. O poder da imagem. Como transmitir a mensagem utilizando vídeos e infografias, como captar a curiosidade e transformar a mensagem em imagem.
8. O uso dos jogos na comunicação de ciência. Técnicas de improvisação para melhorar a comunicação. A utilização do humor.
9. Avaliação de atividades de comunicação de ciência, desde a avaliação do impacto ao diagnóstico e monitorização.