Comunicação de Ciência

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos:

- Desenvolvam competências para melhor comunicar ciência a públicos não-científicos e científicos;

- Desenvolvam competências para aumentar o envolvimento da sociedade na ciência;

- Aprendam a relacionar objetivos, audiências e atividades: sejam capazes de avaliar e decidir qual o formato mais apropriado para comunicar um resultado, uma ideia científica ou uma inovação tecnológica, definindo os seus objetivos e público-alvo;

- Adquiram noções básicas e desenvolvam uma avaliação crítica das vantagens e desvantagens de diferentes tipologias, estratégias e media;

- Interajam com componentes práticas de promoção da cultura científica;

- Conheçam e discutam vários exemplos de casos de estudo neste domínio com algum enfoque nos desafios colocados nas sociedades digitais;

- Aprendam a desenvolver iniciativas de comunicação de ciência e tecnologia, definindo o seu conteúdo e as várias etapas de produção.

Caracterização geral

Código

12754

Créditos

3.0

Professor responsável

Cristina Maria Santos Luis

Horas

Semanais - 3

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Alda A. (2017) If I Understood You, Would I Have This Look on My Face. Random House. 202 pp.
Bucchi M. & Trench B. (2014) Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology. 2nd edition. London and New York: Routledge. 258 p.
Burns et al. (2003) Science Communication: a contemporary definition. Public Understanding of Science 12: 183-202.
Davies S.R. & Horst M. (2016) Science Communication: Culture, Identity and Citizenship. London: Palgrave Macmillan. 266 p.
Gilbert J.K. and Stocklmayer S.M. (2012) Communication and Engagement with Science and Technology. New York: Routledge. 352 pp.
Jamieson K.J., Kahan D. & Scheufele D.A., eds. (2017) The Oxford Hanbook of The Science of Science Communication.  New York, NY: Oxford University Press. 486 p.
Knight D. (2006) Public Understanding of Science. A history of communicating scientific ideas. London: Routledge. Routledge studies in the history of science, technology and medicine. 232 p.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1.    O que é comunicação em ciência? Porque comunicamos ciência? Comunicação das ciências e da tecnologia através do tempo. Formas de comunicação de ciência e desafios colocados numa sociedade digital.
2.    Como planear iniciativas de promoção da cultura científica. Qual a mensagem a transmitir, que tipo de iniciativa implementar, onde e para que público-alvo.
3.    Como gerir a ansiedade durante a comunicação oral, como estruturar o discurso e contar uma história.
4.    Utilizar linguagem apropriada ao público-alvo, selecionar a informação essencial a transmitir, utilizar metáforas e analogias na comunicação de ciência.
5.     Envolvimento vs comunicação. Do monólogo ao diálogo, a ciência cidadã e como aumentar a participação pública na ciência.
6.    Formatos de comunicação de ciência e tecnologia nas sociedades digitais.
7.    O poder da imagem. Como transmitir a mensagem utilizando vídeos e infografias, como captar a curiosidade e transformar a mensagem em imagem.
8.    O uso dos jogos na comunicação de ciência. Técnicas de improvisação para melhorar a comunicação. A utilização do humor.
9.    Avaliação de atividades de comunicação de ciência, desde a avaliação do impacto ao diagnóstico e monitorização.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: