Revoluções nas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Continuidades e Mudanças
Objetivos
- O objetivo geral da unidade curricular é permitir aos estudantes a constituição de um núcleo de conhecimentos que lhes permita compreender e reflectir criticamente sobre o papel das “revoluções tecnológicas” da comunicação e da informação nas mudanças culturais, científicas e sociais;
- Aplicar conhecimentos do passado à análise de problemas emergentes no presente digital.
Caracterização geral
Código
12756
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral, Maria Luísa de Castro Coelho de Oliveira e Sousa
Horas
Semanais - 4
Totais - 92
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Licenciatura
Bibliografia
- Asia Briggs & Peter Burke (2009). A Social History of the Media: From Gutenberg to the Internet. (Cambridge: UK: Polity Press).
- Elena G. Popkova; Bruno S. Sergi, eds. (2019). The 21st Century from the Positions of Modern Science: Intellectual, Digital and Innovative Aspects (New York: Springer).
- Elizabeth Eisenstein (1980). The Printing Press as an Agent of Change. (Cambridge: Cambridge University Press)
- Herbert Marshall McLuhan (1962), The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man (Toronto: Toronto University Press)
- Jeremy M. Norman ed. (2005). From Guttenberg to the Internet: A Sourcebook on the History of Information Technology (Novato: historyofscience.com)
Método de ensino
Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:
- exposição;
- discussão e análise crítica de textos e material audiovisual;
- pesquisa e sistematização de informação científica.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina compõe-se dos seguintes elementos:
1- Participação nas aulas e três apresentações orais, cada uma de um texto fornecido previamente pelo/a docente (60%).
2- Escrita, em sala de aula, de forma individual, de um comentário crítico de um artigo fornecido pelo/a docente (40%).
Conteúdo
Este curso discute a ideia de revolução tecnológica, comparando revoluções tecnológicas no domínio da comunicação e da informação, desde a invenção da imprensa até à internet, no sentido de compreender continuidades e mudanças entre o passado e o presente, e, assim, problematizar a noção de “revolução digital” (ou terceira revolução industrial). Serão objecto de análise as relações de poder na sociedade digital e discutida a possibilidade de dirigir e orientar as mudanças tecnológicas neste âmbito. Concretizando, serão abordados os seguintes tópico:
Circulação de informação no período pré-industrial
- A imprensa e sua evolução técnica, a disseminação do conhecimento e processos de censura, e a alteração a longo prazo entre espaço e discurso;
- Consequências sociais, científicas e culturais até ao século XVIII;
- A criação de uma tradição de fluxo de informação;
- Meios e estilos de comunicação e transmissão de conhecimento através da palavra impressa e da imagem: jornais, periódicos científicos, livros, enciclopédias, dicionários etc., no século XVIII;
Análise histórica da sociedade digital e das TMI
- Caracterização das revoluções industriais
- Evolução das TMI
- Mudanças estruturais no pós-segunda guerra
Causalidades nas relações entre sociedade e TMI
- TMI como fator determinante na geração de efeitos sociais?
- Construção social das TMI: idioma da co-construção entre sociedade e tecnologia
- Caracterização das TMI como sistemas sociotécnicos
Processos de desenvolvimento tecnológico das TMI
- Abrir a “caixa-negra” das TMI: identificar inscrições dos designers/engenheiros relativamente aos usos
- Utilizadores na construção tecnológica: (1) domesticação das TMI, (2) agentes na mudança tecnológica, (3) resistência às novas tecnologias
- Crítica à ênfase no “novo” na mudança tecnológica
Consequências sociais das TMI
- Geração de novas relações sociais/laborais
- (Des)Continuidades da revolução digital em relação às revoluções tecnológicas anteriores
- Continuidades materiais (falácia da zero-emission da sociedade digital)