Revoluções nas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Continuidades e Mudanças

Objetivos

  • O objetivo geral da unidade curricular é permitir aos estudantes a constituição de um núcleo de conhecimentos que lhes permita compreender e reflectir criticamente sobre o papel das “revoluções tecnológicas” da comunicação e da informação nas mudanças culturais, científicas e sociais;
  • Aplicar conhecimentos do passado à análise de problemas emergentes no presente digital.

Caracterização geral

Código

12756

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral, Maria Luísa de Castro Coelho de Oliveira e Sousa

Horas

Semanais - 4

Totais - 92

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Licenciatura

Bibliografia

  • Asia Briggs & Peter Burke (2009). A Social History of the Media: From Gutenberg to the Internet. (Cambridge: UK: Polity Press).
  • Elena G. Popkova; Bruno S. Sergi, eds. (2019). The 21st Century from the Positions of Modern Science: Intellectual, Digital and Innovative Aspects (New York: Springer).
  • Elizabeth Eisenstein (1980). The Printing Press as an Agent of Change. (Cambridge: Cambridge University Press)
  • Herbert Marshall McLuhan (1962), The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man (Toronto: Toronto University Press)
  • Jeremy M. Norman ed. (2005). From Guttenberg to the Internet:  A Sourcebook on the History of Information Technology (Novato: historyofscience.com)

Método de ensino

Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:

  • exposição;
  • discussão e análise crítica de textos e material audiovisual;
  • pesquisa e sistematização de informação científica.

 

Método de avaliação

A avaliação da disciplina compõe-se dos seguintes elementos:

1- Participação nas aulas e três apresentações orais, cada uma de um texto fornecido previamente pelo/a docente (60%). 

2- Escrita, em sala de aula, de forma individual, de um comentário crítico de um artigo fornecido pelo/a docente (40%).

Conteúdo

Este curso discute a ideia de revolução tecnológica, comparando revoluções tecnológicas no domínio da comunicação e da informação, desde a invenção da imprensa até à internet, no sentido de compreender continuidades e mudanças entre o passado e o presente, e, assim, problematizar a noção de “revolução digital” (ou terceira revolução industrial). Serão objecto de análise as relações de poder na sociedade digital e discutida a possibilidade de dirigir e orientar as mudanças tecnológicas neste âmbito. Concretizando, serão abordados os seguintes tópico:

 

Circulação de informação no período pré-industrial

  • A imprensa e sua evolução técnica, a disseminação do conhecimento e processos de censura, e a alteração a longo prazo entre espaço e discurso;
  • Consequências sociais, científicas e culturais até ao século XVIII;
  • A criação de uma tradição de fluxo de informação;
  • Meios e estilos de comunicação e transmissão de conhecimento através da palavra impressa e da imagem: jornais, periódicos científicos, livros, enciclopédias, dicionários etc., no século XVIII;

Análise histórica da sociedade digital e das TMI

  • Caracterização das revoluções industriais
  • Evolução das TMI
  • Mudanças estruturais no pós-segunda guerra

Causalidades nas relações entre sociedade e TMI

  • TMI como fator determinante na geração de efeitos sociais?
  • Construção social das TMI: idioma da co-construção entre sociedade e tecnologia
  • Caracterização das TMI como sistemas sociotécnicos

Processos de desenvolvimento tecnológico das TMI

  • Abrir a “caixa-negra” das TMI: identificar inscrições dos designers/engenheiros relativamente aos usos
  • Utilizadores na construção tecnológica: (1) domesticação das TMI, (2) agentes na mudança tecnológica, (3) resistência às novas tecnologias
  • Crítica à ênfase no “novo” na mudança tecnológica

Consequências sociais das TMI

  • Geração de novas relações sociais/laborais
  • (Des)Continuidades da revolução digital em relação às revoluções tecnológicas anteriores
  • Continuidades materiais (falácia da zero-emission da sociedade digital)

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: