Entretenimento Digital
Objetivos
i) Aquisição de conhecimentos:
Compreender as ideias motoras do digital, com enfoque na cultura e indústrias culturais. Interpretar os media digitais a partir das suas características estruturais e materiais. Discernir o papel do entretenimento digital na nossa compreensão do mundo social e individual. Conceber a recepção e a produção dos textos digitais como actos complexos envolvendo interpretação, apropriação e a participação de comunidades. Fornecer as ferramentas conceptuais necessárias para compreender as problemáticas oriundas da cultura digital à luz de obras digitais representativas.
ii) Aquisição de aptidões e competências:
Capacidade de analisar o digital não só como uma infraestrutura mas também como meio de expressão de novos paradigmas sociais e novas formas subjectivas de ver o mundo. Desenvolver capacidades de análise nas áreas dos estudos de media e das chamadas “digital humanities”. Contextualizar os media digitais nos conceitos e discursos tecnocientíficos que participaram na sua normalização com vista a um diálogo aberto entre áreas do saber heterogéneas.
Caracterização geral
Código
12758
Créditos
6.0
Professor responsável
Hugo Ricardo Noronha de Almeida
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A avaliação final inclui:
* A avaliação contínua da participação dos alunos na aula (30%)
* A avaliação de um projecto final (70%), em grupo, apresentado em powerpoint ou suporte equivalente. O projecto final consiste numa investigação crítica e criativa sobre meios digitais, desenvolvida num meio digital/plataforma/software escolhido pelos alunos (por exemplo, um blog ou conta numa rede social, uma "galeria" digital com curadoria e análise de conteúdos encontrados, o esqueleto de um jogo de vídeo, um trabalho visual ou de som, um ensaio vídeo, uma entrevista em podcast, um projecto de streaming (desde que devidamente documentado), ou outros que os alunos possam propor antecipadamente. O projecto final inclui um relatório de ~1000-1500 palavras que explicite o racional, objectivos e conclusões do projecto. Alternativamente ao projecto criativo, os alunos podem entregar um ensaio escrito de ~3500~4000 palavras sobre um tema relevante para as matérias leccionadas. Neste caso, o relatório não é necessário.
Conteúdo
Características estruturais dos media digitais. As estéticas do digital. Subjectividades digitais: Identidade na era digital. Pós-humanismo e tecnologias de percepção: datificação, sonificação, tecnologias hápticas e realidade virtual. O ciborgue, escatologia do digital e Singularidade. Cultura digital e a representação da natureza. Cinema digital e modos emergentes de conteúdo audiovisual. Autoria, comunidade e modos de produção: Memes, remix e viralidade. Cultura participativa, transmedialidade e fandoms. Indústria e cultura de convergência. Cultura de videojogos: mundos virtuais; e-sports, e streaming. A “gamificação” da sociedade. Modelos de inteligência artificial e a cultura digital.