Matemática

Objetivos educativos

A Licenciatura em Matemática da NOVA FCT foi recentemente restruturada. O novo plano curricular, acreditado em março de 2022 pela A3ES, teve início no ano letivo 2022/2023. Os dois primeiros anos dão uma formação adequada das bases matemáticas para aprofundar estudos tanto em Matemática fundamental como em Matemática aplicada. No terceiro, e último ano, o estudante seleciona, de entre uma oferta variada, as disciplinas da sua preferência que lhe permitem diplomar-se em um de três perfis: Perfil de Matemática, de Estatística e Gestão do Risco e de Investigação Operacional. Também no terceiro ano, no período entre semestres, são oferecidas Unidades Curriculares de Competências Complementares: Programa de Introdução à Prática Profissional ou, em alternativa, Programa de Introdução à Investigação Científica, ambas muito apreciadas pelos estudantes pelas oportunidades que lhes oferecem. A Licenciatura proporciona ainda a mobilidade dos estudantes assente numa vasta rede de acordos Erasmus com universidades europeias.

 
SAÍDAS PROFISSIONAIS

A versatilidade da Licenciatura em Matemática da NOVA FCT faz com que seja um dos cursos consistentemente com taxa de desemprego praticamente nula. Quer seja como Analista, Consultor, Estatístico, Professor ou em profissões mais recentes, como Cientista de Dados, a formação em Matemática da NOVA FCT é uma entrada fácil no mercado de trabalho. Um diplomado desta licenciatura poderá, entre outras possibilidades, trabalhar em: Empresas no setor do retalho, logística e transportes (construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento dessas empresas); Empresas de gestão de informação (analisando dados, elaborando estatísticas, utilizando a otimização para transformar dados em informação); Laboratórios de investigação (descrevendo e modelando fenómenos, planeando experiências, para captar, interpretar e prever realidade); Escolas do ensino básico e secundário (preparando as novas gerações para o futuro). É sabido que um matemático pensa diferente. Essa caraterística do matemático é cada vez mais reconhecida e valorizada pelas entidades empregadoras que procuram nestes profissionais o valor acrescentado que lhes podem proporcionar formas inovadoras de abordar os problemas.

Caracterização geral

Código DGES

1117

Ciclo

Licenciatura (1.º Ciclo)

Grau

Licenciado

Acesso a outros cursos

Acesso ao 2.o ciclo

Coordenador

Ana Margarida Fernandes Ribeiro

Data de abertura

Setembro

Número máximo de admissões

25

Propinas

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horários

Diurno.

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 anos
Créditos totais: 180 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Matemática M 108  48
Informática I 6 0
Ciências Humanas e Sociais CHS 3  0
Competências Complementares CC 3 0
Qualquer área científica QAC 0 12 (a)
TOTAL 120 60

(a) 12 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da NOVA FCT, que inclui unidades de todas as áreas científicas da NOVA FCT.

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de dois elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)