Programa de Introdução à Prática Profissional em Matemática
Objetivos
O principal objectivo da unidade curricular é proporcionar ao estudante um primeiro contacto com o ambiente empresarial próximo da área do seu curso. O aluno deverá habituar-se a respeitar os horários da empresa, a receber ordens e executar tarefas ainda que sejam simples tarefas de apoio.
Caracterização geral
Código
10600
Créditos
3.0
Professor responsável
Ayana Maria Xavier Furtado Mateus, Manuel Valdemar Cabral Vieira
Horas
Semanais - 4
Totais - 4
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos devem estar inscritos no 3º ano da licenciatura em Matemática.
Bibliografia
Não aplicável.
Método de ensino
O estudante tem um supervisor na empresa que lhe dá indicações sobre o trabalho a realizar. Poderá solicitar apoio ao supervisor da FCT-UNL.
Método de avaliação
A avaliação da unidade curricular resulta da apreciação dos seguintes elementos:
1- Relatório escrito.
O relatório deve ser redigido de acordo com o modelo disponibilizado (Documentação de apoio/ outros) e entregue pelo estudante a um dos docentes da unidade. O relatório não deve ultrapassar as 10 páginas e deverá ser entregue até ao dia 3 do mês de março de 2024 e será avaliado pelos docentes da unidade curricular.
2- Desempenho do estudante na empresa.
A avaliação por parte da empresa, será feita pelo coordenador do estágio na empresa, e enviado aos docentes da unidade curricular.
A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e dada pela média ponderada das duas componentes:
50% avaliação do relatório
50% avaliação do coordenador na empresa
As fichas de avaliação do relatório escrito bem como do desempenho do estudante na empresa estão disponíveis em Documentação de apoio outros.
A avaliação qualitativa expressa nas fichas utiliza a seguinte escala:
A–Muito Bom; B – Bom; C – Satisfatório; D – Insatisfatório
Para conversão da escala qualitativa na escala quantitativa de 0 a 20 deve usar-se o valor médio da respetiva nota na escala de comparabilidade de ECTS do curso do estudante (que pode ser fornecido em cada ano pela Divisão Académica). A classificação qualitativa D deve ser convertida para 8 valores.
Conteúdo
Não aplicável. Cada empresa decide as tarefas que o estudante deve realizar durante este estágio de curta duração.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: