Programa de Introdução à Prática Profissional em Matemática

Objetivos

O principal objectivo da unidade curricular é proporcionar ao estudante um primeiro contacto com o ambiente empresarial próximo da área do seu curso. O aluno deverá habituar-se a respeitar os horários da empresa, a receber ordens e executar tarefas ainda que sejam simples tarefas de apoio.

Caracterização geral

Código

10600

Créditos

3.0

Professor responsável

Ayana Maria Xavier Furtado Mateus, Manuel Valdemar Cabral Vieira

Horas

Semanais - 4

Totais - 4

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos devem estar inscritos no 3º ano da licenciatura em Matemática.

Bibliografia

Não aplicável.

Método de ensino

 

O estudante tem um supervisor na empresa que lhe dá indicações sobre o trabalho a realizar. Poderá solicitar apoio ao supervisor da FCT-UNL.

Método de avaliação

A avaliação da unidade curricular resulta da apreciação dos seguintes elementos:

1- Relatório escrito.

 O relatório deve ser redigido de acordo com o modelo disponibilizado (Documentação de apoio/ outros) e entregue pelo estudante a um dos docentes da unidade. O relatório não deve ultrapassar as 10 páginas e deverá ser entregue até ao dia 3 do mês de março de 2024 e será avaliado pelos docentes da unidade curricular.

 

2- Desempenho do estudante na empresa.

 A avaliação por parte da empresa, será feita pelo coordenador do estágio na empresa, e enviado aos docentes da unidade curricular.

classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e dada pela média ponderada das duas componentes:

50% avaliação do relatório 

50% avaliação do coordenador na empresa

 As fichas de avaliação do relatório escrito bem como do desempenho do estudante na empresa estão disponíveis em Documentação de apoio outros. 

A avaliação qualitativa expressa nas fichas utiliza a seguinte escala: 

A–Muito Bom; B – Bom; C – Satisfatório; D – Insatisfatório

Para conversão da escala qualitativa na escala quantitativa de 0 a 20 deve usar-se o valor médio da respetiva nota na escala de comparabilidade de ECTS do curso do estudante (que pode ser fornecido em cada ano pela Divisão Académica). A classificação qualitativa D deve ser convertida para 8 valores. 

Conteúdo

Não aplicável. Cada empresa decide as tarefas que o estudante deve realizar durante este estágio de curta duração.